Mais de 1 milhão de Pessoas Já Podem Sacar o FGTS Inativo. Será que você está na lista? Confira!

Esse mês de janeiro de 2017 proporcionará para mais de 1 milhão de brasileiros a possibilidade do resgate do FGTS de contas inativas. E essas pessoas não dependem da aprovação do calendário que será anunciado pelo governo em Fevereiro e que tem relação com a liberação do FGTS para quem foi demitido por justa causa ou pediu a conta até dezembro de 2015. (veja todos os detalhes sobre essa nova possibilidade aqui).

Se você está desempregado há mais de 3 anos e está com seu benefício (FGTS) retido na Caixa, saiba que você já está liberado para realizar o saque do seu dinheiro. O governo estima que mais de R$1,3 Bilhão está disponível para os trabalhadores que ainda seguem a regra antiga de saques do FGTS inativo.

dinheiro fgts

Essa regra antiga diz que todo o trabalhador que está desempregado há mais de 3 anos e em momento algum deste período trabalhou pelo regime de CLT pode sacar o benefício no mês seguinte a data de nascimento – mês do aniversário. Outra condição é que a data de afastamento do trabalho tenha ocorrido a partir de 14/07/1990.

Mas lembre-se: Essa liberação não tem relação alguma com a liberação do FGTS adotada pelo governo do Presidente Michel Temer. Portanto, você só poderá procurar a Caixa para retirar o seu benefício caso se enquadre na regra antiga, como descrito acima.

Regras para Retirar o Dinheiro do FGTS conta Inativas:

.

.

.

  • Você deve estar há mais de 3 anos sem trabalhar pelo regime CLT;
  • Vá até a Caixa Econômica Federal;
  • Solicite o Saque do Valor do FGTS;
  • Tenha em mãos: carteira de trabalho original, cópias da página de registro civil (frente e verso), cópias dos contratos de trabalho, RG e CPF;

Uma Força Extra

Os bancos privados, como o Santander, por exemplo, estão liberando o adiantamento do FGTS para seus correntistas. Essa medida visa adiantar o crédito e possibilitar ao trabalhador o pagamento de suas dívidas ou a aquisição de bens necessários para a sua casa e sua família.

Para conseguir esse adiantamento, basta procurar a sua agência e conversar com o gerente. Mas lembre-se de perguntar sobre os juros que serão cobrados e as regras que devem ser seguidas para conseguir esse adiantamento.

Dica Final

Se você está habilitado para receber o FGTS ainda hoje, procure a sua Agência da Caixa o quanto antes, pois, em Fevereiro, ao ser anunciado o calendário de pagamentos seguindo as novas regras, a tendência é que o tempo de espera para ser atendido aumente consideravelmente.