Cartão do idoso 2018 para vaga preferencial – Como tirar?

O cartão do idoso é um benefício pessoal e intransferível que assegura o direito ao transporte público gratuito e vagas preferenciais em qualquer estacionamento, para os cidadãos que possuem idade superior à 60 anos.

Para ter acesso ao cartão de idoso, o cidadão deverá fazer a solicitação do benefício sem muitas burocracias. Saiba como fazer o cadastro para ter acesso ao cartão do idoso e quais são os requisitos a seguir.

Quem tem direito ao cartão do idoso?

De acordo com a lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, os idosos com idade a partir de 60 anos possuem direito de usufruir da carteira de idoso, assegurando a gratuidade do transporte público e também a preferência em estacionamentos.

Os benefícios do cartão do idoso são ofertados exclusivamente para cada idade. Os idosos com idade entre 60 e 64 anos podem ter acesso ao cartão do idoso apenas ao estacionamento prioritário. Já os idosos com mais de 65 anos, além de ter prioridade ao estacionamento, possuem acesso gratuito ao transporte público.

cartao de idoso 2018

Como solicitar o cartão do idoso?

A forma de solicitar o cartão de idoso é diferente em cada cidade, mas o requerimento pode ser feito em:

  • Postos de atendimento do transporte público de sua cidade;
  • Departamento de trânsito de sua cidade;
  • Prefeitura municipal;
  • Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu bairro.

como obter cartao de idosoNão é necessário pagar taxas para ter acesso a esse benefício e para ter certeza do local que você poderá solicitar o cartão de idoso, entre em contato por telefone ou pessoalmente com a Prefeitura de sua cidade.

Saiba quais são os documentos necessário para fazer o cartão do idoso para o benefício de transporte público gratuito:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte);
  • CPF;
  • Comprovante de residência recente (conta de luz, água ou telefone);
  • 1 foto 3×4 recente;

É necessário levar os documentos originais e cópias para fazer o cartão do idoso. Após a solicitação, é preciso aguardar a liberação do cartão e já estará pronto para uso.

Algumas empresas de transporte público, aceitam que o idoso apresente apenas um documento de identificação com foto para ter gratuidade ao transporte, mas é correto ter o cartão do idoso para evitar problemas.

Se for negado o transporte público de qualquer cidadão que esteja acompanhado de sua carteira de idoso, a empresa de transporte estará sujeita a multa e processo, pois esse é um direito de todos os cidadão com 65 anos ou mais.

credencial para vaga de idoso

Saiba quais são os documentos necessário para fazer o cartão do idoso para o benefício de estacionamento prioritário:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou Passaporte);
  • Certificado de licenciamento do veículo (CRLV);
  • Comprovante de residência recente (Conta de luz, água ou telefone);
  • No caso de pessoas com deficiência, é necessário levar o laudo médico atestando a dificuldade de locomoção.

É necessário levar estes documentos ao Detran (Departamento de Trânsito) de sua cidade para ganhar o direito de estacionar em vagas prioritárias.

As vagas prioritárias aos idosos são sinalizadas e caso qualquer cidadão comum utilizá-las sem ter o cartão do idoso, estará sujeito a multa e a perda de 5 pontos na carteira de motorista. Por este motivo é necessário solicitar o cartão do idoso para depois fazer o uso deste benefício.

Se você tem mais de 60 anos, solicite seus benefícios ao órgão responsável da sua cidade!

Recomendados para você: