Como ser candidato a Senador? Requisitos e quantos votos elegem

A cada quatro anos, os cidadãos brasileiros devem eleger os senadores que vão representar o seu estado, sendo que cada um possui direito de contar com três representantes no Senado Federal, que faz parte do Congresso Nacional, junto à Câmara dos Deputados. Dessa forma, o Brasil conta com 81 senadores.

senado federal

Além disso, o mandato de um senador é de oito anos, isso quer dizer que, em uma eleição, o Senado renova-se parcialmente. Já as funções do senador são várias, sendo que uma das mais importantes é a de aprovar, ou não, as leis que entram em pauta, as quais podem ser propostas por ele mesmo.

Quais as funções do senador

Além de avaliar as propostas de lei – o que, também, é feito pelos deputados federais – existem funções exclusivas destinadas a eles, que são as seguintes:

  • Processar e julgar o presidente da República;
  • Processar e julgar o procurador-geral da República;
  • Processar e julgar ministros de estado e do Supremo Tribunal Federal;
  • Aprovar a escolha do procurador-geral da República e do presidente, bem como de diretores do Banco Central e de candidatos a cargos importantes da administração.

Os senadores, também, participam das comissões, que podem ser permanentes, temporárias ou CPI’s, sendo que, ao total, são 11 permanentes. São elas as seguintes:

  • Assuntos Econômicos;
  • Assuntos Sociais;
  • Constituição, Justiça e Cidadania;
  • Educação, Cultura e Esporte;
  • Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle;
  • Direitos Humanos e Legislação Participativa;
  • Relações Exteriores e Defesa Nacional;
  • Serviços de Infraestrutura;
  • Desenvolvimento Regional e Turismo;
  • Agricultura e Reforma Agrária;
  • Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

As comissões servem para discutir os projetos de lei, antes de serem aprovados ou rejeitados, sendo que o senador deve integrar as comissões que abordam os assuntos pelos quais têm interesse, mais afinidade e estão alinhados com a sua proposta política. As comissões também podem fiscalizar o que já está sendo feito pelo Poder Executivo.

O senador pode ainda ter a função de Presidente do Senado, Presidente da Mesa-Diretora e Presidente do Congresso. Isso significa que ele é o terceiro na linha de sucessão presidencial e, por todas essas razões, é essencial que os brasileiros escolham bem em qual candidato irão votar.

Como se candidatar e quanto recebe um senador

De acordo com a Constituição brasileira, pode candidatar-se a senador a pessoa que for brasileira, residente no estado que deseja representar e que esteja em pleno exercício dos seus direitos políticos. Além disso, deve estar afiliado a um partido político. Esses pré-requisitos são os mesmos para quem quer se candidatar a deputado federal.candidato a senador

A única diferença é em relação à idade, sendo que, para deputado, é preciso ter, pelo menos, 21 anos. Já para ser senador, o candidato deve ter, no mínimo, 35 anos. Quanto ao salário dos senadores é um dos maiores do país, conforme levantamentos realizados pela ONG Transparência Brasil.

Os dados coletados apontam que são gastos, todos os meses, mais de R$3 milhões com os senadores. Isso quer dizer que, em média, cada um recebe um salário mensal de R$30 mil.

Requisitos e quantos votos elegem um senador

São poucos os requisitos para uma pessoa candidatar-se a senador, da mesma forma que acontece com a candidatura para os demais cargos públicos. Por outro lado, a questão é que para, efetivamente, um candidato a senador vencer as eleições é preciso levar em consideração outros fatores.

Já que esse cargo político possui muita importância, os partidos políticos, em tese, fazem uma avaliação bastante estreita para definir quais os candidatos ao cargo irão concorrer com o seu apoio. Em geral, não basta querer, é preciso ter experiência na vida política ou ser uma pessoa já conhecida dos brasileiros, preferencialmente, um formador de opinião.

E para eleger-se, é preciso que o senador alcance um dos maiores números de votos, sendo que, conforme o ano eleitoral, pode haver uma ou duas vagas novas para senador. Isso porque, como já foi dito, o mandato é de oito anos, mas a votação é a cada quatro anos, junto com a eleição para presidente, deputados federais e estaduais.

Por conta disso, existem anos em que os eleitores devem votar em dois candidatos a senador e em outros anos votar em apenas um. Além disso, cada senador tem direito a dois suplentes, assim, para ser eleito, também, é possível por meio da suplência.