Como consultar saldo e extrato de conta inativa do FGTS – Passo a passo Completo

O presidente Michel Temer anunciou a liberação de saque do FGTS dos trabalhadores que estão com contas inativas até a data de 31 de dezembro de 2015. São dois casos que fazem com que a conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de um trabalhador seja considerada inativa:

  • Trabalhadores que foram demitidos por justa causa;
  • Trabalhadores que pediram demissão;

Nestes dois casos, mesmo que o trabalhador seja empregado novamente em regime de carteira assinada não poderia realizar o saque do FGTS por pelo menos 3 anos obrigatoriamente.  Agora, no entanto, o governo disponibiliza a possibilidade de saque a partir de fevereiro de 2017, o que deve beneficiar cerca de 10,2 milhões de trabalhadores que estão com a conta do fundo inativa.

É possível consultar o saldo de contas inativas do FGTS pela internet no seu computador por meio do site oficial da caixa, no aplicativo para smartphones ou então nas agências físicas da Caixa. Veja no tutorial abaixo o passo a passo para conferir o saldo.

Calendário FGTS Contas Inativas – 2017


.
.
Foi divulgado hoje, 14/02/2017, as datas para os saques. Veja abaixo a tabela, lembrando, que a data do saque será de acordo com a data do seu aniversário:

Nascidos em:Quando Pode Sacar:
Janeiroa partir de 10/03/17
Fevereiroa partir de 10/03/17
Marçoa partir de 10/04/17
Abrila partir de 10/04/17
Maioa partir de 10/04/17
Junhoa partir de 12/05/17
Julhoa partir de 12/05/17
Agostoa partir de 12/05/17
Setembroa partir de 16/06/17
Outubroa partir de 16/06/17
Novembroa partir de 16/06/17
Dezembroa partir de 14/07/17

Como consultar o saldo e extrato de contas inativas do FGTS pela internet

  1. Acesse o site oficial da Caixa no link direto que lhe direcionaremos aqui : https://servicossociais.caixa.gov.br/internet
  2. Digite no primeiro campo o NIS, PIS ou SEP. Este número está presente na sua carteira de trabalho
  3. Digite a sua senha de internet para consulta
    Como consultar FGTS de conta inativa Passo a passo
  4. Clique em “Ok”
    Como consultar FGTS de conta inativa Passo a passo
  5. Se você não tem uma senha então clique no botão em azul “Cadastrar senha”
    Como consultar FGTS de conta inativa Passo a passo
  6. Siga os passos que forem necessários

Como consultar o saldo e extrato de contas inativas do FGTS pelo aplicativo

  1. Na sua Apple Store ou PlayStore do seu celular procure por “FGTS Trabalhador”
  2. Instale o aplicativo e assim que o download acabar acesse o appconsulta saldo conta inativa FGTS app
  3. Informe o seu NIS e senha
  4. Logo na primeira tela que aparecer clique em Extrato e você terá acesso ao seu extrato completo e saldo da sua conta. Lembre-se que você só poderá sacar o valor referente aos depósitos que constam até dezembro de 2015
    consulta saldo e extrato conta inativa FGTS app

Além dessas opções você ainda pode consultar o extrato e saldo do FGTS de contas inativas por meio das agências da Caixa nos terminais de auto-atendimento mesmo que não seja cliente do banco. Basta informar o seu número do PIS ou o uso do Cartão Cidadão.  Outra opção ainda é utilizar o internet banking da Caixa para quem é cliente do banco.

Está tendo problemas no acesso? Então ligue para a Caixa no telefone 0800 726 0207

Como sacar o dinheiro

As datas disponíveis para o saque serão divulgadas pelo Governo Federal no dia 01/02/2017 e serão possíveis de acessar em ordem de data de nascimento dos trabalhadores.  Os documentos necessários para sacar serão a Carteira de Trabalho, Documento de identificação com foto e em alguns casos CTPS comprovando o desligamento da empresa até a data de dezembro de 2015.

Quais são os planos do governo com isso?

A estratégia do governo é de movimentar a economia e possibilitar aos trabalhadores o pagamento de suas dívidas (principalmente as do cartão de crédito). O presidente acredita que deverá ser colocado em circulação uma quantia aproximada de R$ 30 bilhões frutos do saque das contas inativas do fundo de garantia.

Aqueles que não estava com a conta inativa e já poderiam ter acesso o dinheiro não tiveram nada alterado e poderão sacar o fundo de acordo com as situações exigidas pelo governo. Verifique as condições aqui.

De acordo com o presidente Michel Temer não haverá necessidade de informar o motivo do saque e nem restrições de quantias de dinheiro a serem sacadas. Nas palavras do presidente, cerca de 80% das contas inativas do FGTS tem saldo disponível pouco maiores do que um salário mínimo .

Saiba mais sobre como funciona o FGTS no nosso guia completo!