Extrato INSS – Como Consultar? Informações detalhadas passo a passo

O Extrato do  INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um documento que comprova a renda dos aposentados e pensionistas ou permitir que eles participem de benefícios como imunidade tributária ou descontos no IPTU. Ao consultar do  INSS você também consegue acompanhar as contribuições para o Dataprev e quanto tempo falta para você se aposentar de acordo com a reforma da previdência.

Para realizar a consulta sem precisar sair de casa basta você acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. Lá você terá acesso à informação de quais foram as últimas datas de contribuição e, para quem já é aposentado, quais foram os últimos saques e depósitos feitos pelo Ministério da Previdência.

Extrato INSS – Como Consultar Passo a Passo

Consultar e obter o Extrato INSS é um processo bem simples que pode ser obtido por meio do site oficial da Previdência Social. Disponível para todas as pessoas e de forma gratuita, essa é uma excelente forma de ver seus pagamentos sem a necessidade de atrapalhar a sua rotina e se dirigir até uma agência da Previdência, passando por atendimentos demorados ou complicando-se com os caixas eletrônicos.

Se você quer aprender onde está o local para consulta do site oficial realize o caminho abaixo:

  1. Acesse o site da Previdência Social:http://www.previdencia.gov.br/,
  2. Na página inicial, na coluna à esquerda “Serviços do INSS”, acesse “Extrato de pagamentos de benefício”,Extrato INSS
  3. Na nova tela, leia as informações. Para emissão e consulta do extrato do INSS, clique em “Emitir extrato” em verde,Extrato INSS 1
  4. Na aba que será carregada, você poderá digitar as informações solicitadas. Tenha em mãos: o número do benefício, a data de nascimento (sua ou do beneficiário que deseja consultar), além do nome completo e o número do CPF.Depois disso, digite no campo indicado os caracteres exibidos e, após, clique em “Visualizar”.

Extrato INSS 2

Retirar o documento pela internet é um procedimento muito seguro, pois os dados consultados são disponibilizados pelo sistema do Dataprev, uma empresa de tecnologia e informações da Previdência social que armazena e gerencia todos os dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Pode confiar!

Se você quer ainda mais rapidez , pode acessar diretamente o Extrato do INSS no link da previdência  http://sipa.inss.gov.br/SipaINSS digite o número do benefício (PIS ou NIS da carteira de trabalho), a data de nascimento do beneficiário, nome completo, CPF e os códigos e clique em Visualizar. Pronto! Viu que fácil?

Consulta Extrato INSS

Se você ainda não cadastrou uma senha pela central de atendimento 135 ou agende um atendimento pelo site do Dataprev no link: http://www2.dataprev.gov.br/pls/. Este serviço de consulta serve somente para pessoas físicas.

Cadastro de senha Dataprev

Os beneficiários que tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica podem verificar o extrato diretamente pelos serviços bancários seja por caixas eletrônicos de agências ou pelo Internet Banking.

previdencia social Extrato

Quem pode consultar?

Todas as pessoas físicas que recebem aposentadoria ou benefício do INSS como salário maternidade, pensão por morte, afastamento médico, invalidez, auxílio doença, abono salarial ou a própria aposentadoria.  A consulta do extrato será necessária para comprovar o recebimento em casos de financiamento, para dar entrada em carros ou imóveis e ainda como um método de conferência dos pagamentos.

Para que serve o Extrato do INSS

Todos os beneficiados pelos Instituto Nacional do Seguro Social tem direitos a privilégios exclusivo como por exemplo descontos no pagamento de impostos como o IPTU ou serviços de água e esgoto, tem preferência na aprovação de créditos bancários e instituições exclusivas de empréstimos a baixo juros.  Para participar de todas essa situação é preciso retirar o extrato do INSS para comprovar que recebe o benefício.

Além disso, o contribuinte consegue consultar a situação do benefício por este documento e confirmar se os pagamentos estão sendo realizados na data e valores corretos por parte do empregador que deve realizar descontos salariais mensais para investir no fundo de aposentadoria do trabalhador.

Milhares de brasileiros, com as recentes alterações recentes da previdência social podem consultar a situação em relação aos depósitos mensais e tempo de contribuição para saber quanto tempo ainda falta para que se consiga a aposentar-se.

Agora que você já viu a situação da sua contribuição mensal e ainda tem dúvidas sobre as alterações e condições que precisa para conseguir sua aposentadoria, precisará realizar um agendamento no INSS para combinar o que será feito, como um plano previdenciário. Veja como agendar a sua visita ao INSS pela internet aqui. 

Informações que constam no Extrato

  1. O valor bruto do benefício (sem descontos)
  2. O valor líquido – a renda final com todos os descontos (incluem-se o desconto do Imposto de Renda e os débitos de empréstimos consignados)
  3. Descontos relacionados a empréstimos
  4. Comprovação e verificação dos valores pagos
  5. Total de contribuição previdenciária
  6. Data do primeiro recebimento
  7. Dados cadastrais
  8. Vínculos de emprego e remuneração
    contato-inss

Detalhamento de crédito – Extrato de Vínculos e Contribuições

Se você ainda não é aposentado, mas quer saber em que pé está a sua contribuição para calcular quanto tempo ainda falta para você se aposentar também não precisa sair de casa. Pelo site do Dataprev você pode consultar o seu benefício INSS:

O extrato de pagamentos,  vínculos e contribuições é um documento que possui o detalhamento de crédito e dos vínculos empregatícios que o trabalhador teve antes de adquirir o benefício.  As informações que constam no documento são:

  • Nome do empregador
  • Período de trabalho
  • Remuneração dos últimos empregos
  • Contribuições realizadas a Previdência Social
  • Não é divulgado vínculos e contribuições de servidores públicos
  • A última de pagamento do benefício.

Para acessar esse serviço faça o passo a passo

  1. Para acessar esse serviço clique neste link: https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml
  2. Feito isso clique na categoria INSS
    Consulta Detalhada INSS
  3. Preencha os dados conforme é pedido e clique em “Enviar”
    Como consultar o Extrato detalhado do INSS

Estas informações são registradas no Dataprev como Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)

Os correntistas do Banco do Brasil e caixa econômica podem acessar o serviço no menu “Previdência Social” do site do banco. Já os da Caixa Econômica acessam o serviço na Internet Banking na opção “Extrato Previdenciário”.

Está com dificuldades? Veja o tutorial completo de como acessar o extrato de contribuições:

Extrato de INSS para empresas

As empresas, no momento da contratação podem oferecer pagamento da aposentadoria mesmo sem que o funcionário esteja em regime de carteira assinada.

Nestes casos devem realizar a contribuição à Previdência Social mensalmente. Em outros casos, os empregadores querem consultar se algum funcionário está em tempo de se aposentar ou quanto já contribuiu no tempo que esteve contratado na empresa.

O documento emitido é chamado de Guia da Previdência Social ( GPS). Ele permite verificar o recolhimento das contribuições sociais e previdenciárias por empresas, pessoas físicas ou pequenos empresários participantes do MEI (Micro empreendedor Individual).

O documento mostra:

  • Depósitos do contribuinte
  • Relatório de pagamentos pendentes
  • Informações sobre parcelamentos
  • Pendências com a Receita Federal
  • Informações sobre como regularizar a situação
  • Tenha os valores pagos para realizar a conferência

Para consultar o Extrato de INSS para empresas siga o tutorial:

  1. Acesse o site oficial da Fazenda no campo de aplicações: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/
  2. Clique na opção acesso direto ou com senha
    consultar-extrato-inss-empresa
  3. Preencha o CNPJ ou CEI, Identificador, Competência, Senha e caracteres da imagem e clique em “Consulta”como-consultar-extrato-inss-empresaÉ possível solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social  para que esta guia seja enviada pelos correios para que os empresários possam efetuar o pagamento do benefício para os funcionários. Valores inferiores a R$ 1 mil podem ser pagos diretamente por bancos conveniados, lotéricas ou depósitos.

Diferença entre Extrato e Certidão negativa

O Extrato é utilizado para conferir informações do contribuinte e histórico da contribuição. Enquanto isso a Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento utilizado principalmente por empresas para confirmar se há regularidade nos recolhimentos do contribuinte.

Para emitir a certidão negativa do INSS basta realizar o seguinte passo a passo:

  1. Clique no link que o redirecionará para o Site da Receita Federal http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html
    consulta-cnd
  2. Indique o número do CNPJ ou CEI e clique em “Consulta”

A Certidão Negativa do INSS também pode ser requerida em qualquer unidade da Receita Federal, após a solicitação o documento tem até 10 dias para lhe ser enviado.

Confira aqui o passo a passo de como consultar a certidão negativa do INSS. Isso será um comprovante como empregador que contribuiu corretamente com os depósitos exigidos para quem realiza contratação com a carteira assinada, afinal, é a garantia do trabalhador sobre sua aposentadoria.

Tabela INSS – Confira quando receberá o benefício

Para conferir se o pagamento do seu benefício está acontecendo na data correta confira  o calendário de pagamentos do INSS de 2016.

O critério de pagamento é o número do cartão benefício. Nesta data você pode realizar a consulta de saldo que verificará quando receberá em 2018 podendo programar sua vida financeira. Os pagamentos variam conforme a categoria de salário que cada um recebe, quem tem até um salário mínimo recebe antes, os acima do valor, um pouco mais para o meio do mês e assim por diante.

Tabela pagamento INSS 2016

A Tabela do INSS 2018 também já está disponível com todas as datas de pagamento. Lembrando em caso de feriados o pagamento é efetuado no dia útil após o recesso.
Tabela de Pagamento INSS 2017

A Caixa Econômica Federal é a responsável por efetuar os pagamentos dos benefícios. No entanto é o INSS é responsável pela gestão do dinheiro e comunicação e atendimento dos cidadãos.

Se você tem interesse em ter os extratos do INSS de períodos anteriores, é necessário ir até uma agência da Previdência Social.

Lembre-se que tanto o número de inscrição, CPF e senha são dados que jamais devem ser repassados a terceiros –a segurança de suas informações é fundamental.

Como faço para me aposentar?

A aposentadoria é um direito do trabalhador garantido por lei e que serve para todos aqueles que trabalham com carteira assinada ou contribuem por fora para o sistema do INSS Dataprev. Pessoas que tem problemas especiais como por exemplo auxílio doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez conseguem o benefício sem contribuir.

Para saber quanto tempo ainda falta para se aposentar é preciso necessariamente consultar o Dataprev extrato  e agendar uma visita para conferir a sua situação. Com a flexibilização das formas de contratação no trabalho há milhares de brasileiros preferem investir em previdência privada, por acreditar em lucratividade mais alta de investimento do dinheiro do abono salarial mensal.

Confira aqui tudo sobre a previdência, últimas mudanças e como funciona o sistema do INSS. 

Recomendados para você: