Feirão da Caixa 2018: quando vai acontecer e novidades

O Feirão da Caixa é um evento de vendas de imóveis realizado anualmente pela Caixa Econômica Federal, considerado o maior do mercado imobiliário do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Durante o evento são realizados cerca de 10% dos financiamentos feitos por ano no país, sendo um dos feirões mais lucrativos para construtoras, imobiliárias e bancos.

No entanto, não são somente as empresas que se beneficiam: no Feirão da Caixa a população em geral pode finalmente realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel.

Isso é possível porque durante o evento são oferecidos imóveis novos, seminovos e usados por preços e condições de pagamento mais atrativas, o que acaba democratizando e facilitando a compra de casas, sobrados e apartamentos.

Calendário Feirão da Caixa 2018

Quando acontece o próximo feirão da Caixa 2018

Ainda não foram divulgadas datas oficiais do evento, no entanto um detalhe é certo: ele costuma acontecer entre os meses de abril, maio e junho, geralmente em dois dias no fim de semana.

Em 2017, o Feirão da Caixa aconteceu em maio e junho em 14 capitais do Brasil, em cidades que apresentam maior oferta de imóveis e potencial de venda, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.

A quantidade menor de dias do evento foi uma das principais mudanças em relação aos anos anteriores. Além disso, o Feirão foi realizado simultaneamente em outras localidades do país, o que nunca havia sido feito.

Para saber detalhes sobre como será o Feirão 2018 e se haverá alguma mudança, a dica é ficar de olho no site da Caixa Econômica Federal e em propagandas que costumam ser veiculadas na TV semanas antes do evento.

Feirão da Caixa 2018 – Como se inscrever

Pretende participar do Feirão e quer se inscrever? Então, saiba que não há necessidade de fazer um cadastro prévio ou pagar taxas para ter acesso ao evento.

A Caixa Econômica Federal libera a entrada a todos os interessados, seja os que estão dispostos a efetivamente comprar um imóvel na ocasião ou somente realizar consultas junto às empresas participantes.

Como funciona o Feirão da Caixa 2018

Para participar do evento e comprar um imóvel é essencial levar consigo alguns documentos pessoais importantes, tais como:

  • RG e CPF;
  • Extrato do FGTS;
  • Cópia da carteira de trabalho;
  • Comprovante de declaração de imposto de renda;
  • Cópia do comprovante de renda, como holerite e extrato bancário, no caso de autônomos.

Com essas informações em mãos, construtoras e imobiliárias conseguem realizar uma análise para verificar quais são as condições de financiamento que melhor se adequam ao seu perfil econômico, oferecendo imóveis de acordo com essa característica.

Em alguns casos é possível negociar formas de pagamento e descontos especiais, pois a ideia é sempre vender e para isso algumas empresas estão dispostas a trabalhar com métodos mais flexíveis.

Durante o evento é possível comprar duas opções de produtos:

  • Imóvel novo, seminovo e usado;
  • Terreno para construir a casa própria.

Durante o evento são disponibilizados financiamentos para terrenos e imóveis de até R$ 3 milhões. Em 2017, as taxas de juros partiam de 4,5% ao ano, com prazo de pagamento de até 35 anos, dependendo da linha de crédito utilizada.

Os interessados podem usar o saldo disponível no FGTS para realizar a compra, bem como benefícios sociais, como o Minha Casa Minha Vida, especialmente para imóveis de até R$ 300 mil, que costumam ser os mais vendidos durante o evento.

Lembrando que ao entrar no Feirão da Caixa o participante não é obrigado a realizar compra alguma. Existe a possibilidade de somente visitar stands e consultar os profissionais e empresas para entender como funcionam as linhas de crédito disponibilizadas e conhecer detalhes sobre os imóveis.

Se realmente tiver interesse em efetuar a compra, pelo menos o primeiro contato já foi estabelecido com a empresa e será possível dar andamento a esse processo mesmo após a finalização do evento.

Simulação de financiamentos e linhas de créditoFeirão da Caixa 2018

 

No evento são realizadas simulações de financiamentos e linhas de crédito de acordo com o perfil do interessado. No entanto, essas informações não são disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal somente no Feirão.

É possível realizar simulações diretamente no site do banco, bem como ter acesso a informações sobre uso de FGTS para compra de imóvel, tipos de financiamento existentes e documentação exigida.

Além disso, se tiver dúvida sobre o evento ou qualquer modalidade de financiamento no segmento de habitação é possível saná-la junto ao banco, em uma das agências da Caixa Econômica Federal.