Inscrição Prouni 2017 – Tire suas dúvidas

Um dos principais programas de auxílio ao estudando do governo brasileiro é o Prouni, que significa Programa Universidade para Todos. Ele tem como finalidade conceder bolsas de estudo – integrais ou parciais – em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas.

Foi criado em 2004 e permanece até os dias atuais oferecendo benefícios para estudantes poderem realizar cursos superiores sem nenhum custo.

Quem pode se inscrever

Antes de falarmos sobre o procedimento de realizar a inscrição, veja aqui quais são as pessoas que podem recorrer a esse benefício:

  • Ser professor de rede pública
  • Ter participado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, ter notas superiores ou iguais a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1 salário mínimo e meio para concorrer as bolsas integrais
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsas parciais.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, no caso se for em escola particular deve ter a comprovação da condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com algum tipo de deficiência

Inscrição

Para realizar a inscrição é preciso acessar o site a seguir: http://prouniremanescentes.mec.gov.br/index/novo-usuario

Lá você precisará preencher o número do seu CPF, data de nascimento e digitar o código de segurança corretamente, depois clique em “Efetuar Cadastro”.

Logo depois aparecem as condições para poder participar do Prouni, como já explicamos acima, preencha as lacunas com seus dados: senha, confirmar senha, e-mail e confirmar e-mail, ATENÇÃO! Não esqueça de aceitar os termos e condições, por fim, clique em “Concluir Cadastro”.

Caso tenha dúvidas, veja as imagens abaixo:

inscricao-prouni

inscricao-prouni-1

Vale a pena frisar que a seleção do Prouni ocorre apenas duas vezes por ano, por isso, fique atento as datas, não nenhum custo para realizar essa inscrição.

As seleções do Prouni são realizadas duas vezes por ano, uma geralmente na segunda semana de janeiro e outra mais pro final do ano, para saber quando será realizada abertura das seleções, fique atento ao cronograma por esse link: http://siteprouni.mec.gov.br/cronograma.php

É preciso que quando a seleção se abrir, você escolha entre dois cursos que deseja e a instituição, inscreva-se e espere até os resultados saírem. Fique atento a sua escolha, pois depois de escolhido, não há como mudar depois da seleção já realizada.

A seleção

Quando existem mais alunos do que vagas, o Prouni faz a seleção de acordo com as melhores notas do Enem respectivo.

Uma vez por dia, o Prouni irá calcular a nota de corta, mostrando qual a nota média para ter chances naquela Instituição/Curso, baseando-se no número de candidatos e notas de cada condição, com isso, você pode ficar atento se tem possibilidade de concorrer por aquilo que escolheu, caso não, tem a possibilidade de mudar de opção.

inscricao-prouni-2

Não é necessário realizar o vestibular da instituição que você se inscreveu, a seleção é realizada baseando-se na sua nota no Enem.

Algumas instituições preferem optar provas de seleção aos candidatos já pré-selecionados no Prouni, não há nenhuma cobrança de taxa nesse teste.

Como saber se fui selecionado?

Após a finalização da fase da seleção, uma lista será publicada no site do Prouni com os nomes dos selecionados. Para saber se você foi aceito, fique atento a data de divulgação e corra para realizar sua matrícula efetivamente.

É preciso que você vá até a instituição selecionada com todos os seus documentos em mãos e realize a matrícula corretamente, caso do contrário, sua vaga será passada para frente para estudantes que estão na lista de espera.

Se você não foi selecionado para a primeira chamada, fique atento para a lista que será divulgada com a segunda chamada, você poderá ter seu nome selecionado, fique atento para não perder essa vaga.

inscricao-prouni-3

Por isso, fique sempre informado sobre o que está acontecendo no Prouni, acesse com frequência o site oficial do programa e fique atento ao que está acontecendo.

Caso ainda tenha dúvidas referente a inscrição, processo de seleção da instituição, conclusão de cadastro ou demais dúvidas, acesse o lik do Tire suas dúvidas do site do Prouni nesse link: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

Você ainda pode enviar uma mensagem por meio desse link com algumas especificações ou dúvidas mais raras.

Para conseguir sua vaga no Prouni, faça uma boa prova no Enem e tire a nota mais alta que conseguir, assim, as chances de não ingressar na instituição privada desejada, é mínima, tudo vai depender do seu esforço.