Programa Jovem Aprendiz RJ 2018- Veja as vagas abertas e como se candidatar

O Programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho com maior facilidade, promovendo capacitação e preparação para essa nova etapa da vida. O Jovem Aprendiz RJ 2018 estará com inúmeras vagas abertas em dezenas de empresas que aderem ao projeto.

jovem aprendiz rio de janeiro

 

Jovem Aprendiz Rio de Janeiro 2018 – Como funciona?

O mercado nacional vem exigindo cada vez mais e as organizações estão seguindo esse ritmo, fazendo com que os jovens entrem mais cedo na área profissional, mas de forma preparada e qualificada.

O Projeto Jovem Aprendiz possui legislação (Decreto-Lei nº 8.622, de 10 de janeiro de 1946, com atualização pela Lei nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005), sendo chamado de Lei de Aprendizagem Comercial que faz com que as empresas tenham a obrigação de destinar de 5% a 15% do total das vagas para os aprendizes, o que promove uma maior inclusão – cabe lembrar que essas vagas devem demandar formação profissional.

Assim, também é possível afirmar que o Programa Jovem Aprendiz RJ 2018 se torna um contrato especial, com aspectos que serão comentados posteriormente que o diferem dos contratos normais de trabalho. Contudo, a diligência e o zelo pela prestação e execução das tarefas por parte do aprendiz são pontos fundamentais, bem como o comprometimento da empresa em relação a esse aluno, garantindo que ele tenha formação técnico-profissional compatível com o cargo.

Para fazer parte do Jovem Aprendiz RJ 2018, o aluno deve estar dentro de alguns requisitos e normais:

  • Idade de 14 a 24 anos,
  • Tem que estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental de maneira regular (ou ainda ter concluído o Ensino Médio),
  • Ser considerado parte de família de baixa renda.

O Jovem Aprendiz RJ 2018 visa dar maior apoio ao candidato com problemas carentes, financeiramente falando, afinal o Governo Federal busca muitas alternativas para acabar com a desigualdade social que assola o país.

É necessário ainda que o  jovem permaneça um determinado tempo trabalhando na empresa e que frequente os cursos de capacitação, dando-lhe o direito de receber o salário mínimo por hora.

jovem aprendiz rj 2018

Benefícios garantidos pelo programa

O Programa Jovem Aprendiz assegura vários benefícios ao jovem trabalhador brasileiro, não esquecendo de oferecer incentivos para as organizações que façam parte do projeto.

Por exemplo, para os jovens destacam-se as seguintes vantagens:

  • Jornada de trabalho de apenas 6 horas diárias
  • Contrato de trabalho com validade estipulada de até 2 anos
  • Direito a férias – de preferência que coincidam com as férias escolares
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), conhecida só como carteira de trabalho, é assinada
  • Recebimento de 13º salário, vale-transporte e vale-alimentação
  • Recolhimento de FGTS
  • Seguro Desemprego garantido
  • Salário mínimo por hora, estipulado pelo estado ou pela região

As organizações que estão registradas no Simples Nacional não possuem aumento na contribuição previdenciária – esta é uma das vantagens de fazer parte do projeto Jovem Aprendiz RJ 2018. As empresas ainda fazem o pagamento do FGTS de apenas 2%, não há necessidade de pagar multa rescisória e o aviso prévio remunerado está dispensado.

Outro benefício para as empresas está relacionado com a oportunidade que elas possuem de “moldar” os jovens conforme suas necessidades, ou seja, encontrar pessoas sem experiência profissional oferece a chance de treiná-las da maneira que a organização achar melhor, sabendo que elas não chegarão com qualquer mania ou hábito de serviço anterior.

Vagas abertas – Fique de olho e saiba como se candidatar

Se você quer fazer parte do programa Jovem Aprendiz RJ 2018, pesquise as empresas localizadas em sua região e cheque se alguma disponibiliza vagas para jovens aprendizes. A partir daí, entre em contato com a empresa desejada e informe-se como entrar no processo de seleção para fazer parte do grupo.

Ainda, é possível acessar as vagas pela internet, entrando no site do CIEE – o Centro de Integração Empresa-Escola – ou solicitando auxílio para as entidades classificadas como Serviços Nacionais de Aprendizagem, que são as seguintes:

  •  SENAC,
  •   SENAI,
  • SENAR,
  •  SENAT,
  • SESCOOP.

Escolas técnicas de educação, como as agrotécnicas, também se incluem nessa categoria, bem como as ONGs que ajudam adolescentes e a própria educação profissional.

Caso você ainda queira, é possível visualizar as vagas para Jovem Aprendiz RJ 2018 em sites que ofertam empregos ou se dirigir até o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Veja alguns exemplos de empresas que você pode fazer parte através do Projeto Jovem Aprendiz RJ 2018:

Grande parte das empresas renova sua participação no projeto todos os anos, por isso fique sempre de olho na divulgação de informações sobre as vagas nas opções comentadas antes!

Recomendados para você: