Matrícula Fácil: tudo sobre o programa

Para conseguirem uma vaga em uma escola, por um longo período os estudantes cariocas tinham que ficar horas e horas em filas, andando de escola em escola e perdendo grande parte de seu dia até que encontrassem uma vaga e conseguissem realizar a sua matrícula para o ano escolar vigente.

Com o avanço da tecnologia, o Rio de Janeiro disponibilizou a esses estudantes que estão em busca do seu objetivo profissional um canal pela internet capaz de resolver esse problema realizando a busca por vagas virtualmente.

Agora os alunos podem acessar pela internet uma lista com o cadastro de todas as escolas que possuem vagas no estado do Rio de Janeiro e se candidatarem para fazer a matrícula sem sair de casa.

Chamado de “Matrícula Fácil” o programa corresponde a um portal unificado do estado do Rio de Janeiro com intuito de facilitar a realização da matrícula escolar dos estudantes da rede estadual de ensino. O programa disponibiliza vagas para as seguintes séries:

  • Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
  • Ensino Fundamental de Educação de Jovens e adultos (Fases VI, VII, VIII e IX);
  • Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (módulos I, II, III e IV);
  • Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série);
  • Ensino Médio inovador (1ª a 3ª série) e
  • Formação de Professores em Período Integral (1ª a 3ª série).

Criado pelo SEEDUC, o portal permite aos estudantes que busquem de maneira rápida e eficaz as escolas que ainda disponibilizam vagas para o ano letivo. Para isso, basta o aluno digitar o ano que vai estudar e a relação das escolas disponíveis imediatamente é divulgada.

Essa é uma maneira fácil e inteligente que possibilita uma visão geral das escolas que ainda possuem vagas, permitindo ao aluno a possibilidade de analisar a escola que melhor lhe agrada, levando em consideração a distância, o ensino etc.

Assim que o aluno escolher a escola, ele deve realizar a sua inscrição e aguardar a seleção, que é realizada pelo SEEDUC.

Qual é o endereço do site?

Para acessar o portal e ter a relação das escolas, acesse o site: www.matriculafacil2017.org/inscricoes-matricula-facil-2018/. 

Quando devo acessar o portal Matrícula Fácil?

As inscrições são feitas semestralmente e já há previsão para iniciar as inscrições para 2018. O ano letivo de 2018 deve começar entre janeiro e março, então as inscrições devem iniciar entre outubro e novembro desse ano. Fique atento para não perder o prazo e assim fazer a sua inscrição.

É possível garantir a vaga pela internet?

Não é possível fazer a matrícula pela Internet. O portal é apenas um facilitador que oferece a relação das escolas que têm vagas. O aluno deve preencher o seu cadastro com todas as informações e documentos pessoais solicitados no momento do cadastro, e depois disso, deve aguardar ser aprovado pelo processo seletivo. Caso seja aprovado, o aluno será avisado e então deverá ir até a escola com todos os documentos para então realizar a sua matrícula. No momento do cadastro, o aluno não deve esquecer também de preencher o nome da escola e o ano escolar (turma) que irá estudar.

Quais são os documentos solicitados para efetivar a matrícula?

  • É muito importante que o estudante saiba e separe toda a documentação que precisará apresentar para efetivar a matrícula. Os documentos necessários são:
  • Carteira de identidade (caso não tenha RG, serão aceitos a certidão de nascimento ou casamento);
  • CPF;
  • Histórico escolar ou a declaração da última escola onde estudou e
  • Carteira de identidade e RG do responsável, caso o aluno seja menor de idade.
  • Os alunos devem levar todos os documentos originais junto com cópias.

Mais informações

Para obter mais informações sobre o Matrícula Fácil, você pode ligar no telefone (0**21) 2380-9160, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ou acessar o site do portal.

Gostaram das informações pessoal?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você: