O que é o MedioTec – Como funciona e como se inscrever

O MedioTec é um programa criado com a iniciativa do Governo Federal, juntamente com uma ação estratégica do Pronatec que busca priorizar a oferta de cursos técnicos simultaneamente com o curso médio regular para alunos de escolas públicas. Para 2018 o programa sofrerá alterações na forma de avaliação.  A intenção será ofertar cursos levando em consideração a evolução profissional e pessoal do estudante. Serão

O programa foi lançado em 2016 e começou a funcionar em 2017, mas existem novidades chegando e é preciso estar atento as alterações para não perder a chance de uma vaga.

detalhes mediotec 2018

Como funciona o processo de seleção

O MedioTec tem como prioridade atender os estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas a se candidatar às vagas existentes nos cursos técnicos disponibilizados pelo Pronatec em várias instituições de ensino.

O processo seletivo começa com as inscrições apenas pela internet. É necessário que o candidato preencha corretamente o formulário para garantir sua vaga.

O processo seletivo para o ano de 2018 ainda não está abertos, com exceção dos Estados da Bahia e Maranhão.

Acreditamos, no entanto, que as regras não sofrerão alterações drásticas com relação ao processo seletivo de 2017.

Em 2017, o MedioTec ofereceu diversos cursos técnicos gratuitos em todos os estados do território nacional. As vagas foram destinadas somente a alunos regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas, sendo que a prioridade foi dada às camadas que apresentavam maior vulnerabilidade social.

A seleção levou em consideração os aspectos socioeconômicos, sociodemográficos e nas atividades de interesse do candidato.

Para manter-se informado, orientamos que os interessados fiquem atentos aos editais publicados no portal do MEC, no endereço abaixo, assim que estiver no site, clique na opção “Editais” para que possa fazer a leitura na íntegra e logo depois na opção “Mediotec nos Estados”, pois alguns deles apresentam diferenças nos procedimentos referentes ao processo seletivo.

Como se inscrever

Assim como o processo de seleção ainda não teve início, as inscrições para o MedioTec 2018 também encontram-se paradas. A abertura das inscrições estava prevista para o início do segundo semestre do ano de 2017, porém, alguns problemas surgiram entre as partes envolvidas para que o funcionamento do novo modelo do ensino médio não venha sofrer consequências.

programa mediotec 2018 inscrições

A previsão é que as inscrições tenham início ainda no segundo semestre do ano corrente e, mesmo havendo um atraso nesse processo, acredita-se que o mesmo não prejudicará os candidatos às vagas oferecidas.

O MedioTec tem como principal objetivo a qualificação dos estudantes para o mercado de trabalho com todas as exigências feitas pelas empresas, propiciando, dessa forma, uma maneira mais humanizada e igualitária para todos os candidatos que se apresentam tenham chance para disputar uma vaga de emprego.

Assim como foi dito anteriormente que o programa não deve sofrer alterações drásticas, outra notícia tem sido veiculada por alguns sites. A informação mais recente é que os alunos do ensino médio não vão precisar mais passar pelo processo de seleção e inscrição, pois a ideia é de que todos sejam automaticamente inscritos no programa.

Recomendados para você: