Polícia Militar: Para que serve? Qual a especialidade?

A Polícia Militar, popularmente chamada de PM, é uma corporação que pertence ao governo do estado e que atua diretamente na proteção dos cidadãos, no combate ao crime, preservação da ordem pública e no fazer cumprir leis brasileiras.

De modo geral, a PM sempre trabalha de forma preventiva ou repressiva imediata, sempre pensando na proteção à pessoa, além de garantir o andamento de investigações, processamento de criminosos, indiciamento e custódia.

Como a Polícia Militar é subordinada ao estado, cada um deles em solo nacional possui uma PM específica, sendo que todas têm a mesma função. Essa separação ocorre somente por fins administrativos.

Ademais, também é de responsabilidade da PM a formação e aperfeiçoamento de policiais militares, bem como o desenvolvimento de projetos que colaborem e impactem positivamente e diretamente na segurança pública.

Serviços da PM ao cidadão

São vários os serviços realizados pela Polícia Militar de cada estado à população. Entre os principais, destaque para:

  • Informação e intervenção em ocorrências de roubo, furto, agressões e demais emergências com ou sem vítimas;
  • Registro de Boletim de Ocorrência para diferentes situações, inclusive para acidentes de trânsito;
  • Policiamento de eventos, especialmente os de grande porte;
  • Informações sobre as principais rodovias do estado;
  • Registro de ocorrências de barulho, que infringem a lei do silêncio;
  • Orientações de segurança e como proceder para fazer cumprir os direitos do cidadão, especialmente em casos de roubo e furto;
  • Manutenção da segurança e ordem em vias públicas, preservando o direito de ir e vir.

Como entrar em contato com a Polícia Militar?

Precisa entrar em contato com a PM do seu estado? Se for uma emergência, ou seja, uma situação grave que exige a rápida atuação da Polícia Militar, para evitar desdobramentos perigosos, o correto é ligar para o número 190.

É importante citar que as ligações para o 190 são filtradas pela equipe de atendimento para garantir somente a intervenção em casos graves e perigosos à segurança dos indivíduos envolvidos.

Além disso, é sempre essencial citar que esse é um número que costuma receber trotes, o que deve ser combatido para que a Polícia Militar consiga efetivamente realizar seu trabalho e proteger alguém que necessita. Portanto, não faça essa prática e não incentive terceiros a realizá-la.

Agora, se seu caso precisar ser reportado para a PM, mas não for uma emergência, há outros meios de atendimento. Boletins de ocorrência podem ser feitos pela internet, no site oficial da Polícia Militar de seu estado, sem ter de enfrentar longas filas na delegacia.

Se preferir, também é possível se dirigir a uma delegacia / posto de atendimento da PM, para registro de casos ou orientações sobre como proceder. Uma boa dica é buscar no próprio site da corporação a delegacia mais próxima.

Outra excelente pedida é verificar se a Polícia Militar do seu estado disponibiliza aplicativo para smartphone. Em alguns casos, serviços podem ser acessados pela ferramenta e também há a possibilidade de receber indicação do posto de atendimento mais perto do seu atual endereço.

O que preciso informar ao entrar em contato com a PM?

É sempre importante reportar dados sobre a situação, para que possa ser ou não classificada como emergência. Também informe a quantidade de pessoas envolvidas, se usam armas e o endereço da ocorrência, preferencialmente com referências, para agilizar o trabalho da Polícia Militar.

Como entrar na Polícia Militar?

Entrar na Polícia Militar é o sonho de muitos. Também pudera: essa é uma profissão que garante uma certa estabilidade, com emprego fixo por um longo período e chance de crescimento dentro da própria corporação.

Mas se tornar um PM não é simples. Para isso, é preciso prestar e ser aprovado em concurso público, que é composto por uma prova escrita, teste físico e realização de exame médico.

O candidato tem de atender alguns pré-requisitos mínimos para poder fazer a inscrição, como ter ensino médio completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e de serviço militar, ser brasileiro, não ter antecedentes criminais e estar com boa saúde física e mental.

Algumas regras podem variar de acordo com o estado em que o concurso será realizado, por isso é sempre bom ler atentamente o edital para saber todos os requisitos necessários.

E como saber quando uma nova seleção será aberta? É interessante sempre ficar de olho no site da Polícia Militar de seu estado, pois esse tipo de informação costuma ser veiculada na página oficial, trazendo também edital, detalhamento das etapas do concurso e dados sobre documentos e formulários necessários.

Recomendados para você: