Pronatec 2017 – Entenda como funciona esse programa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve sua criação em 2011, por meio do Governo Federal – com a Lei 12.513 – que viu a necessidade de disponibilizar programas de incentivo para a população estudar e ter especializações.

Por isso, o Pronatec 2017 continua firme com o objetivo de democratizar o ensino fundamental e tecnológico para a maior quantidade de pessoas que conseguir. Entenda como funciona esse ótimo programa!

pronatec-2017-1

PRONATEC: INFORMAÇÕES BÁSICAS

O Pronatec 2017 é conceituado como uma alternativa para que você se profissionalize e garanta uma vaga de trabalho. Por isso, entenda que disputar uma vaga de trabalho no Brasil atualmente exige experiência e preparação – sua qualificação será o diferencial no momento da entrevista de emprego e no processo seletivo.

Dessa maneira, facilita-se o acesso ao ensino de qualidade para ocorra a democratização da educação. Resumindo: o Pronatec 2017 se importa com seu crescimento profissional.

Os cursos são oferecidos com total gratuidade, pois seus custos são de responsabilidade do Governo Federal – você não tem custo nenhum caso conquiste uma vaga no Pronatec 2017.

PRONATEC: QUEM PODE SE INSCREVER?

É importante ressaltar que as inscrições para o Pronatec no próximo ano continuarão com as mesmas orientações. Sendo assim, abaixo estão listados quem pode se inscrever:

  • Qualquer brasileiro com ensino médio completo – que pode se inscrever para a Bolsa-Formação (composto de vagas gratuitas para cursos técnicos, presenciais e com carga mínima de 800 horas).

A prioridade será dada para os alunos que fizeram o ensino médio na rede pública ou em condição de bolsista integral na rede privada.

pronatec-2017-2

Trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda também são atendidos pelo Pronatec 2017.

PRONATEC 2017: INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

O programa do Pronatec tem uma rede de instituições que demanda cursos voltados conforme os públicos específicos de cada região e também com uma rede de instituições que ofertam estes cursos.

Os cursos levam em conta também a necessidade do setor desta região.

As turmas dos cursos oferecidos pelo Pronatec 2017 podem ser exclusivas para certo público, compartilhadas ou abertas.

Se há vagas remanescentes, elas serão disponibilizadas para a população interessada.

Atualmente, o Pronatec atua com a oferta de 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos. A listagem pode ser encontrada no site oficial do Programa!

PRONATEC 2017: ESFORÇO E SUCESSO

Para o ano de 2016, o Pronatec previa a oferta de 2 milhões de vagas – o que era em torno de 1,6 milhão de vagas para cursos de qualificação profissional e mais de 250 mil para cursos técnicos.

Vale lembrar que o Pronatec tem as mãos de parceiros que garante a realização desses esforços e resultados. São eles:

  • Sistema S – SENAI, SENAC, SENAR e SENAT,
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,
  • 15 Ministérios,
  • Secretaria estaduais de educação,
  • Redes estaduais, distrital, municipal e fundações públicas com especialização em EPT (cursos de Educação Profissional e Tecnológica)

Fique de olho no site do Pronatec 2017 para aproveitar as oportunidades, aperfeiçoando sua trajetória de estudos e garantindo uma excelente carreira e formação profissional.

Recomendados para você: