Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e emprego) 2018 – Como se inscrever

No mês de agosto foram abertas novas vagas visando vagas à novos alunos interessados em se capacitar tecnicamente para o mercado de trabalho por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A mudança esperada para o ano de 2018 é a do aumento de aproximadamente 500 mil vagas nos cursos de formação inicial e técnico – presencial e à distância.

O Pronatec é um plano desenvolvido pelo Governo Federal para capacitar profissionais à nível técnico de forma gratuita com cursos de educação profissional e tecnológica. Criado em 2011 pelo governo Dilma Roussef, o programa atendeu mais de 7 milhões de brasileiros só em seu primeiro ano. Veja aqui detalhes de como funciona para participar das próximas edições em abertura.

como se inscrever pronatec

Como funciona?

As vagas ofertadas são em parceria com as instituições de ensino credenciadas e especializadas em cursos técnicos.A o total, são quase 700 opções de cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, presenciais e à distância (os EAD’s) à escolha do aluno, atendendo a 13 áreas diferentes da tecnologia.

Também possuem o intuito de articular entre a política a importância da educação e geração de empregos e renda aos participantes. Dentro do programa Pronatec, integram mais cinco iniciativas. São elas:

  1. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  2. Programa Brasil Profissionalizado – Ampliação e fortalecimento da educação profissional no ensino médio nas redes estaduais
  3. Rede e-Tec Brasil – Ensino técnico na modalidade à distância
  4. Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem – Ampliação dos sistemas de educação fornecidos por instituições do SENAI e SENAC.
  5. Bolsa Formação – Ofertas de cursos tecnológicos e de formação inicial voltados à qualificação profissional.

Muitas instituições de ensino particular possuem e reservam vagas específicas para o programa Pronatec. Informe-se no local de ensino que deseja ingressar como funciona o processo de seleção e se possuem vagas disponíveis para o curso pretendido. Eles são a melhor fonte de auxílio em casos específicos.

como fazer pronatec

Quem tem direito?

Como é um programa desenvolvido pelo Governo Federal,  é designado à todos os brasileiros que queiram e estejam dispostos a fazer um novo curso de capacitação. O critério de escolha para as vagas, geralmente acaba indo para os grupos de pessoas abaixo:

  1. Pessoas de baixa renda (comprovadas na hora da matrícula)
  2. Alunos que estudaram em escolas públicas ou para bolsistas integrais de escolas particulares (apresentando comprovação de bolsa)
  3. Pessoas desempregadas
  4. Beneficiários de outros programas Federais (Como o bolsa família, por exemplo).

Como se inscrever 

As inscrições às vagas disponíveis do programa Pronatec devem ser feitas obrigatoriamente através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (http://sistec.mec.gov.br).

calendario provas pronatecApós a inscrição feita na plataforma do órgão federal, o aluno deverá comparece à instituição de ensino credenciada e escolhida na hora do cadastro (após aprovação e confirmação da vaga) apresentando a cópia de um documento com foto (RG ou CNH), comprovante de residência (água, luz, telefone, celular), duas fotos 3×4, comprovante do histórico escolar e título de eleitor. C

aso seja homem maior de 18 anos, é necessário apresentar juntamente com os documentos acima mencionadas, o certificado de reservista.

Dentro da própria plataforma do governo é possível escolher o curso ao qual deseja cursar, o período e a instituição que disponibiliza a plataforma de ensino.

Quando começa as inscrições? Calendário Pronatec

Escolas parceiras do governo Federal, como o SENAI e o SENAC ofertam vagas de estudo durante todo o ano letivo. Basta se atentar à data de início do curso escolhido e quantas vagas estão disponíveis.

Através do Bolsa-Formação, as vagas costumam ser ofertadas a partir de maio. Até esta data, os parceiros levantarão as demandas locais para as unidades de ensino.

Essa e outras informações podem ser acessadas através do portal do MEC, na página específica do Pronatec.

Recomendados para você: