Quem Pode Participar do Prouni? Veja Aqui Informações Completas

Para quem quer ingressar na bolsa do Prouni, é necessário ter ingressado o ensino médio em colégio públicos ou em colégios particulares com a condição de bolsista.

Existem outras condições necessárias para que a vaga no Prouni seja garantida por quem quer ter esses benefícios oferecidos pelo Ministério da Educação, continue lendo para saber mais.

Quem Pode Participar do Prouni?

quem-pode-participar-do-prouni

Além dos pré requisitos já citados acima, é necessário que o candidato a bolsa do Prouni ainda tenha:

  • Prestado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e obtido uma nota igual ou acima de 450 pontos e não ter zerado na redação;
  • É preciso comprovar a renda familiar bruta mensal de no máximo 1 salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais;
  • Já para bolsas parciais, a comprovação de renda é de até três salários mínimos por pessoa;
  • O Prouni também atende pessoas com deficiências e professores da rede pública em exercício de magistério – nesse caso não é necessário estar dentro dos requisitos de renda.

Os candidatos que obtiverem as melhores notas no ENEM tem prioridade de escolha e aceitação nas instituições privadas parceiras do Prouni.

Como Me Inscrever?

O estudante que está interessado em obter os benefícios do Prouni precisa estar atento as notas de inscrição, que podem ser verificadas por meio do seguinte site: http://siteprouni.mec.gov.br/

É possível escolher até duas opções de instituições de ensino, curso e turno. O resultado se dá por meio de duas chamadas, caso o candidato seja pré aprovado, precisa ir até a instituição que escolheu com toda a documentação necessária para comprovar suas condições, para saber quais são os documentos necessários, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php

Em casos em que há o empate pela vaga, os critérios utilizados para escolher aquele que irá ficar com a candidatura é:

  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de linguagens códigos e tecnologias;
  3. Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  4. Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  5. Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

É importante que o participante que não foi escolhido na primeira chamada fique atento aquelas que se abrirão, fique atento a lista de espera, onde sempre há a abertura de novas vagas de desistentes.

Quando Abrem As Vagas?

As vagas se abrem duas vezes por ano, uma vez em janeiro e outra em junho, todas levando em conta a última edição do ENEM em que o candidato participante fez.

A mais disputado é a de verão, pelo motivo de que muitas instituições só possuem início de aula letivo nos primeiros meses do ano. Porém a segunda edição que ocorre em junho também não fica para trás, são mais de 80 mil vagas oferecidas.

O Prouni foi desenvolvido no ano de 2004, onde favorece pessoas que não tem condições para cursar o ensino superior em instituições privadas, basta comprovar renda dentro da média necessária, ter boas notas no ENEM e se inscrever da maneira correta. Veja aqui todo o procedimento necessário para se inscrever no Prouni do ano de 2017.