Resultado segunda chamada do Prouni 2017 – Consultas, Como funciona, Tire a dúvida

O Prouni (Programa Universidade para todos) é uma forma de conseguir bolsas de estudos em cursos de graduação de instituições de ensino privadas por aqueles que não podem pagar pelo curso. O processo de inscrição acontece sempre no início do ano e usa a performance do candidato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para concorrência. O resultado dos aprovados é realizado em duas chamadas regulares que podem ser consultadas pelo site ou central de atendimento do MEC (Ministério da Educação).

Como funciona a segunda chamada

O resultado dos pré-selecionados para os cursos de graduação do Programa Universidade Para Todos são divulgados em duas etapas. A primeira (também nomeada de chamada regular) e segunda chamada. Acontece que não são todos os candidatos que realizam a matrícula quando chamados o que faz com que todas as vagas não sejam preenchidas direto na primeira chamada, para completá-las é que se faz  a 2ª chamada do Poruni.

No momento de inscrição no Prouni o escolhe até duas opções de cursos. Caso ele não passe na primeira chamada do curso ele deve participar da lista de espera do Prouni, isso quer dizer que a pessoa ainda quer participar do processo seletivo. Para consultar o resultado e a lista de aprovados deve-se ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2016 para fazer a consulta pelo site ou então ligar na central de atendimento. Veja o passo a passo de como acessar o resultado:

Como consultar o resultado da segunda chamda Prouni 2017

  1. Consulte resultado do Prouni 2017Acesse o site oficial do Prouni (mec.gov.br)
  2. No menu principal haverá uma chamada com clique na opção “Ver resultado”
  3. Digite o seu número de inscrição e senha do Enem  e você verá o resultado da sua inscrição
  4. Você também pode clicar no campo “Lista de selecionados” para consultar se o seu nome consta na lista. NEste caso você precisará selecionar o curso, localidade, instituição, o turno e o tipo de bolsa que você se inscreveu (integral ou parcial) e não se esqueça de marcar a opção de Prouni segunda chamada.
  5. Para procurar seu nome com mais facilita digite CTRL+F no seu teclado e escreva seu nome
  6. Não se esqueça de consultar se você passou nas duas opções de cursos que você se candidatou no momento de inscrição

Perdi meu número e senha do ENEM

Para consultar o seu n° de inscrição ou senha do Enem realize os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Enem : http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
  2. Clique em “consultar numero de inscrição” e preencha os dados que pedem
  3. Para recuperar a senha acesse o site e clique em “Esqueci minha senha”
  4. Siga os passos que seguem

É de responsabilidade total do candidato acompanhar a situação da inscrição para saber se conseguiu as vagas. O método de comunicação oficial do MEC é somente por meio do sistema no site oficial, por tanto não haverá ligações e nem outra forma de aviso aos candidatos que forem pré-selecionados.

Você também pode consultar o resultado da primeira e segunda chamada do Prouni pela central de atendimento do MEC no telefone 0800 616161 (a ligação é gratuita) ou então pelos portais das próprias universidades pela qual você se candidatou que também costumam divulgar a lista dos aprovados.

Os sites oficiais do Prouni geralmente chamam aqueles que forma aprovados de pré-selecionados, isso porque ainda não tiveram seu cadastro validado pelas universidades. Para que você tenha certeza de que realmente conseguiu a vaga ainda é necessário levar toda a documentação presencialmente até a universidade para comprovação de renda e condições que informou na inscrição.

Inscrições-para-o-Prouni-2017-começam-em-janeiro

Como participar da lista de espera

Para conseguir ser aprovado por meio do Prouni segunda chamada os candidatos precisam mostrar o interesse de participar da lista de espera do Prouni. Para fazer isso você deve obrigatoriamente confirmar na página do Prouni durante o prazo do dia 07 de março de 2017 até as 23,59 até o dia 08 de marõ de 2017.  Veja quem pode participar da segunda chamada:

  • Quem não foi chamado na primeira chamada Prouni 2017
  • Quem foi pré-selecionado na segunda opção de curso e reprovado pela não formação de turma
  • Todos aqueles que não foram chamados para a primeira chamada regular

Lembre-se que a sua primeira opção de curso tem preferência na sua inscrição. Você só  poderá se matricular em um curso daqueles que se candidatou.

Quando sai o resultado da segunda chamada?

Cronograma Prouni 2017O resultado da segunda chamada do Prouni 2017 acontecerá no dia 20 de fevereiro de 2017. Aqueles que forem aprovados deverão comparecer às instituições em que foram aprovados com os documentos de comprovação até do dia 24 de fevereiro para comprovar as informações e realizar a matrícula. Aqueles que perderem o prazo perderão a vaga por desistência.

A primeira chamada do Prouni foi divulgada no dia 06 de fevereiro e a comprovação de informações de quem passou deve ser realizado durante o período do dia 06 de fevereiro até o dia 13  do mesmo mês.

Na primeira chamada de 2017 foram concedidas 214.110 bolsas de estudos, um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período de 2016. A maioria das bolsas são parciais de 50% e que o Governo Federal custeia metade da graduação, o restante das 103.719 são integrais.

 

 

Que documentos devo levar?

Se você passou na segunda chamada do Prouni fique atento para não perder a data de entrega da documentação que é até dia 24 de fevereiro de 2017. Os documentos que você deve ter em mãos são:

  • Carteira de identidade
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de rendimento
  • Comprovação de divórcio ou óbito dos pais
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia (se houver)
  • Comprovante de Ensino Médio concluído
  • No caso de professores devem comprovar a atividade
  • Quando for o caso, comprovante de deficiência

Confirme quais documentos específicos podem ser utilizados no momento de inscrição aqui: http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php

Antes de sair de casa confirme os horários de atendimento da instituição que você foi aprovado. Algumas instituições  submetem os candidatos já pré-selecionados pelo sistema do MEC a novos processos seletivos que podem ser bem diferentes do vestibular, geralmente isso acontece para refinar ainda mais.

Para saber se a instituição que você foi aprovado realizará esse procedimento deve-se conferir no momento da inscrição na universidade, as instituições privadas tem um prazo de até 24 dias após a divulgação dos resultados para informar os concorrentes se haverá um processo seletivo próprio e quais serão os critérios de aprovação. Todas as  universidades são impossibilitadas de cobrar taxas caso resolvam realizar um processo seletivo complementar.

Uma vez que você é um bolsista do Prouni lembre-se que você tem alguns deveres e metas cumprir. Saiba quais são no manual do bolsista, contendo os documentos, prazos, datas que você deve manter em dia para não perder a sua oportunidade de estudar em uma universidade particular.

Prouni 2017 turma

E se não houver formação de turma?

Em alguns casos e cursos menos concorridos não há a formação de turma pela falta de participantes na categoria. Nesse caso os candidatos selecionados continuarão a concorrer na segunda chamada seguinte do curso na mesma instituição.

O que são bolsas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes são ofertadas em cursos em que não  houve formação de turma, ou seja, houve pouca concorrência e pessoas querendo participar da graduação. Nesse caso, elas são oferecidas para candidatos que não foi aprovado em nenhum das chamadas regulares, mas que tenham realizado a inscrição do Prouni.

Resultado Segunda chamada Prouni 2017

Condições para participar do Prouni

  • Estudantes que tenham concluído o ensino médio
  • Tenham feito pontuação mínima de 450 pontos no ENEM
  • Estudantes que estudaram o ensino médio em universidades da rede pública ou particular com bolsas integrais
  • Professores da rede pública de ensino para cursos de magistratura
  • Não podem ter zerado na redação do ENEM

Dependendo das condições de renda dos candidatos são ofertadas dois tipos de bolsa a integral ou parcial de até 50%. A validação da situação de cada concorrente e confirmação das informações preenchidas no momento da inscrição acontecerão somente durante o momento de matrícula na universidade e com responsabilidade da instituição.

Ficou alguma dúvida? Então confira o nosso guia completo do Prouni para saber ainda mais detalhes sobre o programa.

Recomendados para você: