Sefaz DF – Entenda como funciona, serviços e notícias de concurso

A Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal é um órgão da Administração Direta do Distrito Federal e está diretamente subordinada ao Governador. Sua função principal está relacionada com a gestão tributária, fiscal, contábil, patrimonial e financeira distrital.

A SEFAZ DF tem muitas competências. Saiba sobre elas, bem como sobre a forma que você pode acessar seus serviços on-line, se há notícias de concurso público e contato desta Secretaria.

SEFAZ DF: para que serve?

Sefaz DF - Entenda como funciona, Como acessar serviços e notícias de concurso

A Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal atua na supervisão, coordenação e execução da política tributária da capital brasileira, de modo a compreender as atividades de arrecadação dos impostos, atendimento ao contribuinte, tributação e fiscalização.

Não somente isso, você pode perceber que a SEFAZ do Distrito Federal tem a responsabilidade, também, em:

  1. Supervisionar as atividades do Banco de Brasília S/A – BRB;
  2. Elaborar estudos que estejam voltados para o acompanhamento da conjuntura econômico-financeira e de natureza tributária da capital;
  3. Executar as operações de crédito do Distrito Federal;
  4. Administrar as dívidas públicas internas e externas do Distrito Federal;
  5. Executar outras atividades intrínsecas ao campo de atuação e, também, àquelas que foram delegadas pelo Governador.

Todo o Regimento Interno da Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal, suas especificações e providências estão dispostos no Decreto nº 35.565, de 25 de junho de 2014.

A SEFAZ é aquela que faz a arrecadação de vários impostos que são parte de nossas vidas como cidadãos. São exemplos o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de Via Terrestre), o IPTU/TLP (Imposto Predial e Territorial Urbano/Taxa de Limpeza Pública), ISS – Autônomo (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza), entre outros.

É por meio da SEFAZ DF que se encontra a Nota Fiscal Avulsa, importante documento para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI).

Como acessar os serviços da SEFAZ DF?

Você pode ter acesso a vários serviços que estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal.

Para tanto, siga os passos abaixo para conferir:

  1. Acesse a página: http://www.fazenda.df.gov.br/;
  2. Na tela inicial, você tem um menu principal onde há “Serviços SEF”. Passe o cursor do mouse sobre essa opção e clique em “Cidadão”.

Sefaz DF - Entenda como funciona, Como acessar serviços e notícias de concurso

É claro que se você procura por serviços referentes à sua organização/empreendimento, clique em “Empresa”.

Sefaz DF - Entenda como funciona, Como acessar serviços e notícias de concurso

Você também pode passar o cursor do mouse, ao invés de dar um clique, que os serviços disponíveis irão aparecer ao lado. Entretanto, recomenda-se clicar na alternativa desejada para que toda a lista de serviços apareça com mais clareza.

  1. Na nova tela, você tem uma listagem lateral, à esquerda, com todos os serviços disponíveis para o seu acesso. Ao lado, você também tem algumas informações sobre o que irá encontrar e como alguns serviços funcionam.

A emissão de guias de pagamento ou Documento de Arrecadação (DAR) também são facilidades para o cidadão. Se você quer saber se há algum débito fiscal em seu nome, basta fazer a verificação de débitos e emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND).

Aproveite o que a SEFAZ DF fornece no meio on-line e mantenha-se regularizado em todos os âmbitos.

Concurso Público SEFAZ DF

O último concurso público realizado para a SEFAZ do Distrito Federal ocorreu em 2001, com a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), no qual teve prova objetiva com questões de Conhecimento Geral e Específico.

Em 2010, um edital chegou a ser publicado para o cargo de Auditor Tributário, mas acabou sendo cancelado.

Depois de tanto tempo, espera-se que ainda no ano de 2018 aconteça um novo certame. A autorização para dois novos concursos se deu no começo de abril – dia 02, segunda-feira –, com uma oferta de 120 vagas para o cargo de Auditor Tributário e outras 750 vagas para Gestor e Analista de Políticas Públicas de Gestão Governamental (PPGG).

Agora é começar a estudar e aguardar a publicação dos editais!

Contatos da SEFAZ DF

É sempre importante que você saiba como entrar em contato com a Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal se for necessário, como é o caso de saber horários de atendimento, números de telefone da agência da Receita mais próxima de você, entre outras informações.

Para isso, a SEFAZ DF disponibiliza os dígitos 162 como Central de Atendimento (para telefone fixo).

Por outro lado, se você quer se dirigir à Agência de Atendimento da Receita, saiba que é possível visualizar endereços na página da SEFAZ DF:

  1. Pelo menu, passe o cursor do mouse em “A Secretaria” e clique em “Ouvidoria”;
  2. Na nova tela, no menu lateral, clique em “Canais de Atendimento”.

Sefaz DF - Entenda como funciona, Como acessar serviços e notícias de concurso

Pronto, ali você visualiza os endereços das agências com facilidade.

Caso você tenha alguma manifestação sobre os serviços da administração pública, é possível registrá-la pela Internet nesta mesma página, ok?