Sisu 2017 – Como ficará o programa em 2017

O Sisu é um Sistema de Seleção Unificada gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O Sisu serve para dar oportunidades cidadãos de estudarem em instituições públicas de ensino superior. Para participar do programa é preciso ter realizado o Exame Nacional Ensino Médio e fazer o cadastro no programa. No entanto, com a recente crise política e econômica programas sociais sofreram alterações o que deixa a dúvida de como funcionará o Sisu 2017. Quais serão as mudanças? Confira aqui detalhes de como será essa edição do programa e fique preparado.

sisu-2017

 

SISU 2017 – ENTENDENDO O SISTEMA

Para o alívio de todos os estudantes, o Sisu permanecerá firme para o próximo ano. O Sisu 2017 é o sistema informatizado que apresenta as instituições públicas de ensino superior que oferecem vagas para os candidatos que participam do Enem.

Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu 2017 é realizado duas vezes por ano – no início do semestre letivo. A facilidade é que a inscrição é totalmente gratuita e seu processo é feito pela internet.

Para saber quais são as instituições e cursos participantes, deve-se acessar o site oficial do Sisu – a lista será disponibilizada antes do período das inscrições.

A relação Sisu 2017 com o Enem é bem simples de ser entendida. Algumas instituições participantes podem adotar pesos diferenciados para as provas do Enem – isso quer dizer, ao se inscrever em um curso, a instituição calculará, conforme as especificações próprias da instituição, uma nova nota para este aluno.

SISU 2017 – COMO FUNCIONA?

Com uma única etapa de inscrição, o Sisu 2017 proporcionará ao candidato a escolha de opções de inscrição das vagas que estão sendo ofertas pelas instituições participantes.

O aluno pode definir se ele deseja concorrer às vagas que possuem vasta concorrência ou às vagas que são destinadas a políticas afirmativas.

Um lembrete importante é que o candidato pode alterar suas opções no decorrer de inscrição, porém será válida a última inscrição confirmada!

O próprio sistema do Sisu 2017 seleciona, de forma automática, os candidatos com melhores classificações conforme as notas no Enem e outras circunstâncias.

Haverá a chamada dos candidatos selecionados, que terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição. Por isso, a seleção é feita somente dentro da quantidade de vagas ofertas. Se alguma vaga permanecer desocupada, o Sisu disponibilizará a Lista de Espera.

SISU 2017 – RECOMENDAÇÕES

Após você ter concluído sua inscrição no Sisu 2017, lembre-se de estar sempre atento(a) em seu e-mail ou em mensagens de texto no celular para não perder a oportunidade de ter sido convocado(a) por alguma instituição de ensino.

sisu-2017-2

Esta é uma orientação muito importante, afinal muitos outros candidatos também estão lutando para conseguir a sua vaga. Assim, se houver a seleção de seu nome, procure a instituição e tire dúvidas sobre os procedimentos para realização da matrícula e como informações de horários e locais para esta atividade na sua cidade ou estado em que concorreu à vaga.

Fazer a graduação desejada na universidade de seu interesse é possível através do Sisu 2017, fique ligado nas datas e Boa sorte!