Tabela PIS 2017 – Consultar a Data de Pagamento do PIS

Todos os trabalhadores brasileiros sabem ou deveriam saber dos seus direitos e benefícios. Um deles é o PIS – Programa de Integração Social, destinado para trabalhadores de empresas privadas, para os trabalhadores de instituições públicas, esse programa tem o nome de PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Ambos foram criados para a promoção de uma distribuição de renda mais justo e equilibrada na sociedade. Mas você sabe exatamente o que é o PIS? Então vamos explicar: trata-se de uma contribuição social e tributárias que todas as empresas devem pagar para que haja o financiamento correto do seguro desemprego.

Ele funciona como uma espécie de participação nos resultados da empresa – a empresa paga para a Caixa Econômica que faz a gestão do PIS) e na data firmada de acordo com as leis estabelecidas, esse valor é pago ao trabalhador.

Como Consultar o PIS? Será Que Você Tem Direito?


.
.
Caso você queira realizar a consulta do seu saldo PIS, você pode fazer isso por meio desse link: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

Caso você já tenha seu cadastro, é só colocar o seu número do PIS e a senha correspondente.

Consulta PIS - Passo 1

Se não tiver cadastro, digite seu código PIS e clique em “Cadastrar Senha”, depois disso, clique em “Serviço do Cidadão”.

Consulta PIS - Passo 2

Se você não tem muita habilidade com a internet e prefere realizar tudo pelo meio físico, uma das facilidades é ter o Cartão do Cidadão, que facilitará seu acesso aos benefícios trabalhistas e do governo.

Cartão Cidadão

Você pode solicitar um Cartão do Cidadão pelo telefone 0800-726-0207 ou indo em qualquer agência autorizada da Caixa Econômica, tenha em mãos documento com foto e seu número do PIS.

Tabela de Pagamento – Calendário PIS 2017


O benefício é pago anualmente via Caixa Federal Econômica de acordo o calendário de pagamentos que é divulgado pelo banco também.

O novo calendário já foi divulgado, os dados estimam que cerca de 22 milhões de trabalhadores vão ter direito a esse benefício, que tem início de pagamento a partir de 28 de julho, mesmo com as novas regras que foram definidas pela Medida Provisória.

Para os nascidos entre os meses de julho até dezembro, o benefício será fornecido ainda em 2016, já para quem nasceu de janeiro até junho, será disponibilizado o valor no primeiro trimestre de 2017.

Em ambas as situações, o benefício ficará disponível até dia 30 de junho de 2017 como prazo final para sacar o valor do funcionário.

Veja abaixo a tabela com o calendário do PIS 2017:

calendario-pis-2017

Onde é feito o pagamento?

O pagamento do PIS pode ser realizado por meio de:

  • Crédito na conta, no caso quando o trabalhador tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica.
  • Em caixas eletrônicos, Correspondentes Caixa Aqui e nas Casas Lotéricas, apresentando o seu Cartão Cidadão.
  • Em um agência da Caixa, é necessário apresentar o número do PIS e o documento de identificação.

Novas Regras – Quem Tem Direito ao PIS?


calendario-pis-2017-2Esse ano foram incluídas algumas regras sobre o PIS, estabelecidas pelo governo federal, ela vem para cortar custos indevidos e estabelecer uma maneira mais justo para a distribuição do valor.

O valor do PIS será associado ao número de meses em que se foi trabalhado no exercício anterior, por exemplo:

Quem trabalhou 3 meses no ano base, receberá apenas 3/12 do salário mínimo, correspondendo aos meses trabalhados dentro do ano.

Se você trabalhou 6 meses, receberá 6/12 do salário mínimo e assim por diante.

Caso você tenha trabalhado o ano inteiro do ano base, receberá o valor completo.

O direito do abono salarial também só será para pessoas que receberam em média, até 2 salários mínimos mensais, com carteira assinada e que tenham exercido a atividade remunerada por pelo menos, 1 mês (30 dias).

Para entender melhor, veja a tabela abaixo:

calendario-pis-2017-1

Quem tem direito ao PIS

Para se ter o direito ao PIS, é necessário que você corresponda a alguns pré requisitos, que são:

  • Ter o cadastro de no mínimo 5 anos pelo PIS.
  • Receber o valor médio de até 2 salários mínimos mensais durante o ano base.
  • Ter trabalhado com a condição remunerada para Pessoa Jurídica por no mínimo 30 dias, independente se foram consecutivos ou não, considerando o ano base.
  • Ter os dados corretamente informados por parte da Pessoa Jurídica na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Como Cadastrar o PIS?

O cadastro do PIS é realizado a partir do momento em que você adquire a sua carteira de trabalho, na primeira página você já vai ver o seu número do PIS.

Mas para que os benefícios comecem a valer é preciso que a empresa realize o procedimento correto do seu registro, que é feito por meio do envio da folha de pagamento dos funcionários para o Ministério do Trabalho, o que irá acumulando o valor e a comprovação do seu trabalho, para posteriormente você poder sacar o seu valor do PIS.

Lembre-se de estar com a carteira assinada na empresa, pois caso contrário, você não estará inserido no procedimento correto do PIS.

Recomendados para você:

3 Comments

  1. maria claudenici Bezerra