Documentos Necessários para Tirar o Título de Eleitor em qualquer Estado

Para que você torne-se um eleitor contribuinte com o nosso país, um dos documentos obrigatórios que deve possuir, depois dos seus 18 anos, é o título de eleitor. Somente com ele é que você poderá votar nas eleições, a cada 2 anos, em sua região.

tirar o titulo de eleitor

O título de eleitor é facultativo para adolescentes de 16 a 17 anos e para idosos com mais de 70 anos, mas para qualquer outro cidadão que não se enquadre nessa faixa etária o título de eleitor é obrigatório.

Dessa forma, para eleger um candidato a assumir a presidência, o senado, o governo ou o município, em nosso país, você deve possuir o título de eleitor!

Como fazer o título (documentos necessários)

Para que você consiga fazer o seu título de eleitor, deve possuir em mãos algum documento de identificação, com os seguintes dados: foto de identificação, nome completo, naturalidade e nacionalidade. Sendo assim, são aceitos:

  1. Documento de identidade – RG;
  2. Certidão de nascimento ou de casamento (para casados);
  3. Carteira de trabalho;
  4. Documento de identidade emitido por órgãos federais (OAB, CREA, CRM, etc.);
  5. Passaporte.

Documentos como a Carteira Nacional de Habilitação não serão aceitos por não conterem a nacionalidade e a naturalidade do indivíduo.

É preciso, também, um comprovante de residência original, atualizado, e no nome do requerente ou no nome de seus pais ou tutores legais (por isso, a filiação deve estar no seu documento de identidade). Serão aceitos:

  1. Contas de água;
  2. Contas de luz;
  3. Contas de gás;
  4. Contas de telefone;
  5. Faturas de cartão de crédito, etc.

E para os requerentes do sexo masculino, com idade entre 18 a 45 anos é obrigatório a apresentação dos seguintes documentos:

  1. Comprovante de quitação do serviço militar;
  2. Certificado de Alistamento Militar – CAM;
  3. Certificado de Reservista.

Todos esses documentos são requisitados nos originais e devem estar dentro do prazo de validade e sem abreviaturas. Em alguns casos, pode ser solicitado a cópia deles. 

Quem pode fazer?

Qualquer cidadão de nacionalidade brasileira pode requerer ao título – sendo que entre as idades de 16 a 17 anos ou titulo de eleitoracima de 70 anos é facultativo. Para os demais cidadãos brasileiros, possuir o título de eleitor é obrigatório. Porém, há algumas restrições quanto a quem pode estar solicitando o documento, são elas:

  1. A pessoa requerente não pode possuir condenação criminal, não cumprida totalmente;
  2. Estar cumprindo com o serviço militar ou não ter prestado o serviço militar obrigatório, para maiores de 18 anos, do sexo masculino;
  3. Não possuir a nacionalidade brasileira;
  4. O requerente não pode ter menos que 16 anos;
  5. Para os analfabetos, a emissão do título torna-se facultativa.

Informações importantes

Apenas a pessoa interessada é quem pode estar solicitando o serviço de emissão de título de eleitor, não podendo ser pai ou mãe, ou qualquer outro tutor legal.

Para que você possa emitir o seu título de eleitor, basta comparecer ao Cartório Eleitoral da sua cidade de residência, com posse dos documentos citados acima. Se você encaixa-se nas adequações solicitadas, é só cadastrar a sua biometria que o documento sai na hora.

Antes de comparecer ao Cartório Eleitoral de sua cidade, você deve realizar um agendamento online, para que não ocorram tumultos. A página oficial varia, de acordo com o seu estado, no entanto, os requisitos e a documentação são os mesmos para qualquer estado, em todo o território nacional.

Há, porém, algumas cidades que possuem as unidades do Poupatempo, que é destinado para aqueles que necessitam retirar qualquer documento obrigatório, seja por qualquer ocasião, em menos tempo que o normal para o determinado documento.

As unidades do Poupatempo estão distribuídas em todos os estados brasileiros, mas, você deve consultar em qual cidade essa unidade está localizada, pois são poucas as unidades disponíveis no Brasil, já que em todos os estados e cidades brasileiras, possuem um órgão oficial para a emissão de qualquer documento.

Vale ressaltar que as unidades do Poupatempo não dependem de agendamento. Basta chegar ao local com os documentos necessários para a emissão de qualquer documento.

Caso você não faça o seu título de eleitor, após completar a idade de 19 anos, será cobrado multas sobre cada ano que passou depois dos 18 anos que você ficou sem o título. O valor da multa é de R$ 3,51.