ProUni 2017 – PRIMEIRA CHAMADA, Inscrição e Como funciona. Principais Perguntas Respondidas

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um benefício do Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde de inclusão universitária. Por meio dele, alunos de baixa renda familiar recebem um auxílio que pode corresponder ao pagamento total ou parcial de um curso de graduação, pós-graduação ou técnico em instituição de ensino superior particular credenciadas.

Para participar é preciso que o aluno se encaixe numa série de determinações e deve feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao contrário do FIES, o Prouni não é um programa de financiamento e sim de concessão de bolsas de estudo parciais o integrais.

Assim como qualquer programa do governo o Prouni se encaixa em regras, calendários e editais. Confira aqui tudo sobre como funciona o Prouni 2017 e tire suas dúvidas de todas as etapas do processo desde a inscrição, seleção,  chamadas, vagas e documentação até às regras após ter conseguido realizar a matrícula e tornar-se efetivamente um acadêmico bolsista.

Primeira Chamada [ATUALIZAÇÃO: 06/02/17]

Essa é a grande novidade do dia. A Primeira Chamada do Prouni 2017.


.

.

.

O MEC ainda não confirmou, porém, ao que tudo indicada a primeira chamada sairá ainda hoje (06/02/17) com a relação de todos os candidatos contemplados com a bolsa. A informação é decorrente de um vazamento prévio da lista de selecionados. Esse vazamento foi confirmado pelo site Vestibular Brasil – que obteve junto ao MEC a informação da divulgação oficial.

Ao ser divulgado de forma oficial, o resultado da primeira chamada do Prouni 2017 poderá ser conferido no site oficial do ProUni ou através do telefone de contato do programa (0800-616161). Além desses dois canais, as instituições de ensino que participam do programa também liberaram as listas de aprovados. Fique atento!

E para saber mais sobre o Prouni, continue a leitura abaixo:

Como funciona o ProUni

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é uma bolsa de estudos destinadas a alunos que concluíram o ensino médio mas não tem condições de pagar por curso superior em universidades particulares. O programa foi criado pelo Ministério da Educação em 2004 com a estratégia de ampliar o acesso à graduação e realizar inclusão de classes no mercado de trabalho.

pro-uni-207

Todo aluno que tenha completado o ensino médio e feito a prova do ENEM  2016 (Exame Nacional do Ensino Médio)  pode se inscrever no programa em 2017. No entanto, de acordo com as condições de cada um a bolsa pode ser aprovada com 100% ou então reprovada, afinal, para conquistar à vaga na universidade é preciso comprovar que a família não pode pagar pela graduação, o que exige comprovante de renda e outras documentações.

O processo completo do programa pode ser resumido em diferentes etapas. Você pode utilizar elas como um manual de quando deve fazer o que para não se perder nas datas e processos, confira como o Prouni é organizado:

  • Período de inscrição – Acontece no início de janeiro de 2017. O candidato deve selecionar até duas opções de curso que deseja, se quer bolsa integral ou parcial e encaixar nos requisitos iniciais
  • Primeira chamada do processo seletivo – Momento de espera onde o MEC analisa as candidaturas
  • Resultado da primeira chamada Prouni – Quando há a divulgação de quem passou na primeira opção de curso e  se sabe quem está na segunda chamada (os pré-selecionados)
  • Abertura do período de matrícula da primeira chamada
  • Processo seletivo da segunda chamada – Análise das candidatura e conferência das primeiras desistências na primeira chamada
  • Resultado da 2ª chamada Prouni – Quando há a divulgação de quem passou na segunda opção de curso ou lista de espera
  • Abertura do período de matrícula da segunda chamada
  • Seleção das vagas remanescentes – Pessoas que passaram nas vagas remanescentes dos cursos. É a última divulgação do Prouni e quando o processo de 2017 se encerra

Cada etapa está inserida no Cronograma de 2017 que ainda não foi divulgado, este só fica disponível publicamente quando o edital é proposto explicando todos os detalhes oficiais de como será o processo completo no ano de 2017. Os candidatos devem ficar atentos porque cada etapa tem um período e datas específicas para começar e terminar, se a pessoa perder o dia não haverá como voltar atrás.

Confira aqui detalhes sobre o funcionamento do Prouni 2017 com base no que já  se tem divulgado do processo e de acordo com as versões anteriores. Tire todas as suas dúvidas sobre qualquer etapa do programa.

Como se inscrever no Prouni 2017?

Inscrição do Prouni Como fazerA primeira a coisa a fazer para pleitar uma bolsa no Prouni é completar a ficha de inscrição do candidato por meio do site oficial do programa. Neste momento o candidato pode optar por duas opções de cursos diferentes em ordem de preferência. Ou seja, se você quer tentar uma vaga no curso de Jornalismo e de Direito, mas tem preferência em Direito ele deve ser sua opção número 1.

Na ficha de  inscrição inicial o candidato deve informar se deseja receber a bolsa parcial ou integral. Isso não poderá ser alterado depois que fechar o processo de inscrição.

Para cada curso existe uma nota de corte diferente, ela é calculada conforme a concorrência (quantidade de pessoas que se candidataram ao curso) e quantidade de vagas disponíveis nas universidades. Assim que o processo de seleção é aberto essa nota é atualizada todos os dias no site oficial do programa. Durante este período o estudante pode mudar livremente sua preferência de curso quantas vezes achar que for necessário até que o prazo termine.  Este é o momento de avaliar que cursos você tem mais chances e vontade.

O sistema de seleção pode ser interpretado como um jogo de cintura para os alunos mais indecisos que apostam nos cursos que têm mais chances de conseguir a vaga.

Passo 1: As inscrições para o ProUni 2017 são feitas somente pela internet por meio da página oficial do programa, assim como o ENEM. Lembre-se que para se candidatar ao programa é essencial que tenha feito o Exame Nacional do Ensino médio com pelo menos 450 pontos e sem zerar a redação, além de ter renda familiar baixa. Este é o primeiro passo da inscrição.

Passo 2: Acesse o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/) e faça o seu cadastro. Se você já tem um cadastro mas esqueceu a senha veja na imagem abaixo onde clicar para recuperá-la.

Inscrição Pro Uni Como fazerSenha Pro Uni Inscrição

Passo 3: Complete os seus dados nos campos conforme indicado

completar-dados-inscricao-prouni

Passo 4: Complete o questionário

questionario-inscricao-prouni

Passo 5: Selecione duas opções de curso que deseja concorrer. Você pode pesquisar a concorrência e disponibilidade de cursos conforme a universidade

pesquisar-vagas-prouni-2017

Quando abre as inscrições?

As inscrições do Prouni 2017 só abrem no início de janeiro de 2017, ainda não se sabe o dia ao certo. Geralmente, o processo de inscrição dura aproximadamente duas semanas. Quando ele for aberto, o site oficial será modificado, fique de olho no www.prouniportal.mec.gov.br

Os documentos e informações necessárias para fazer a inscrição são:

  • pre requisitos do Prouni Nome completo
  • Endereço de e-mail válido
  • Número de telefone válido
  • Número de inscrição referente ao ENEM 2016
  • Senha referente à inscrição do ENEM 2016

O MEC poderá utilizar ou não o número telefônico e contato de e-mail do candidato como uma forma de comunicação. No entanto, como isso fica à critério da instituição e não pode ser previsto, deve-se manter a atenção aos informes oficiais que são feitos somente por meio do site oficial do Prouni 2017.

Saiba mais detalhes sobre a inscrição do Prouni aqui.

Quais são os requisitos do Prouni 2017?

requisitos do Prouni 2017Para se inscrever no Prouni 2017 é exigido que o aluno esteja de acordo com alguns fatores de pré-requisitos. Veja quem pode participar:

  • Estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior ou pós-graduação
  • Ter feito a edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016
  • A nota do ENEM precisa ter tido ao menos 450 de média e a redação com valor superior a zero
  • A renda média familiar bruta mensal do candidato não deve exceder o valor de 3 salários mínimos (R$ 2640,00 em média) – o documento que comprova a renda não será solicitado no momento da inscrição, mas o candidato que não puder comprovar essa situação no período de matrícula será desclassificado

Além disso, para que o candidato tenha a bolsa aprovada será necessário que o candidato se enquadre em ao menos UM dos requisitos listados abaixo:

  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou com bolsa de 100% na rede particular
  • Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e instituição privada na condição de bolsista integral
  • É um estudante portador de deficiência
  • É professor da rede pública de ensino e atua na educação básica

Saiba como consultar o seu número de inscrição e senha do ENEM aqui.

Como acontece o processo seletivo do Prouni

Como acontece a seleção do Prouni Confira detalhesApós o período de inscrição em que as notas de cortes variam e o aluno pode decidir e alterar quantas vezes quiser suas opções de curso ela se encerra. Fique atento! pois no dia de finalização da inscrição o aluno deve ter mantido a sua opção número 1 e número 2 conforme as que realmente queira concorrer, pois isso não poderá mais ser alterado em nenhum momento do Prouni 2017 após o dia de encerramento das inscrições (que acontece no início até o meio de janeiro, conforme previsões).

Ao mesmo tempo que acaba o período de inscrição se inicia o processo de análise. Nele, o Ministério da Educação faz uma verificação geral das vagas conferindo por um processo automatizado se os candidatos se enquadram nos pré-requisitos e demais regras do Prouni assim como à nota de corte da opção de curso que se candidatou.

O resultado do Prouni 2017 é informado em duas chamadas regulares. A primeira chamada acontece no fim de janeiro e início de fevereiro, nela os candidatos que passaram no processo seletivo na primeira opção de curso podem iniciar a matrícula nas universidades. A segunda chamada acontece no mês de fevereiro, nele é divulgado as pessoas que estavam em lista de espera  e conseguiram preencher a vaga daqueles que desistiram na primeira chamada. Além disso, aqueles que não foram selecionados para a primeira opção de curso ainda tem chance de ser chamados na segunda opção, caso conquistem a nota de corte suficiente.

Como participar da lista de espera Prouni

Se no seu campo de aluno do site oficial do Prouni diz que você foi selecionado para a lista de espera é preciso que você manifeste o interesse de estar na lista de espera, haverá um botão que você precisa clicar. Caso não manifeste que quer participar da continuação do processo seletivo sua candidatura a qualquer vaga que esteja pleitando será automaticamente desconsiderada.  Haverá um prazo específico para que o aluno se manifeste, geralmente é nas primeiras semanas de março.

Como conseguir as bolsas remanescentes do Prouni?

As vagas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram preenchidas nos cursos durante as últimas três edições do Enem, ou seja, são aceitas as notas de candidatos que tenham participado até das três últimas edições do exame nacional do ensino médio. Estas vagas são destinadas somente aos acadêmicos que já foram devidamente matriculados nos cursos que tem a vaga ou então para os casos daqueles que tiveram de esperar porque a não houve o fechamento de turma. Este é o único caso que se pode concorrer ao Prouni sem ter feito o ENEM do ano anterior.

Se não formar turma eu perco a bolsa?

Caso o candidato já tenha efetuado a matrícula quando foi informado que não pode ser fechado a turma por falta de candidatos terá direito à vaga. Nesta caso, a pessoa poderá manter a bolsa para próxima edição do Prouni ou então transferi-la para outro curso. Já se não houver o fechamento de turma, mas o candidato não tiver devidamente matriculado será reprovado automaticamente.

Preciso ter feito vestibular na universidade que me candidatei?

Não é necessário ter feito vestibular na universidade que você se candidatou, basta ter participado da edição do ENEM 2016, ter seus dados de inscrição e senha para poder realizar a inscrição no Prouni, será seu desempenho no exame nacional que dirá se você passará ou não nas notas de corte.

Quando sai o resultado do Prouni 2017?

Como o edital do Prouni 2017 ainda não foi divulgado é precoce dizer quais serão as datas, pois o cronograma pode ser alterado de acordo com uma série de fatores. No entanto, seguindo as datas aproximadas dos editais antigos acontece mais ou menos da seguinte forma:

  • O primeiro resultado é divulgado no fim de janeiro, inicio de fevereiro
  • O segundo resultado (2 chamada) é divulgado no fim de fevereiro ou início de março

A divulgação de quem não passou e quem passou é realizado pelo portal SISPROUNI, você deve ficar atento ao site oficial para saber se passou. Neste portal também estarão disponíveis os termos de concessão de bolsa ou o termos de reprovação.
Resultado do Prouni 2017

 

Passei no Prouni. E agora, o que devo fazer?

Se apareceu no seu campo de usuário do site que você passou no processo de seleção significa que você pode fazer sua matrícula! Caso realmente tenha o desejo de iniciar o curso, será preciso apresentar uma série de documentos diretamente para a universidade para que a candidatura seja completamente aceita.

O estudantes pré-selecionados devem comparecer a instituição de ensino superior para comprovar as informações que prestou no momento da inscrição. O atendimento aos estudantes pode variar de acordo com cada instituição e é dever do aluno conferir a hora, data e local que a universidade disponibiliza o atendimento.

A resposta da faculdade que dirá se sua matrícula será considerada válida irá ser contabilizada no site SISPROUNI – Sistema informatizado que abriga todas as informações e dados sobre os bolsistas e instituições de ensino participante. A maioria das faculdades também enviam notificação ou contatam o estudante por telefone.

Quais são os documentos para matrícula no Prouni?

A documentação necessária pode variar conforme a universidade. Por isso, se você passou em uma instituição de ensino específica deverá acessar no site da universidade diretamente ou então entrar em contato via telefone para a se certificar de quais são os documentos solicitados, e não se esqueça de cumprir os prazos de apresentação. Confira quais documentos podem ser solicitados e já se mantenha preparado:

  • Documento de identificação do candidato e familiares (pode ser carteira de identidade, CNH, Identidade Militar, Passaporte emitido no Brasil, Carteira Funcional emitida por repartições públicas)
  • Comprovante de residência (Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone, contrato de aluguel em vigor,Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência  ou Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física)
  • Comprovante de rendimento do estudante e dos integrantes de sua família (pessoas que moram na mesma casa)
  • Para cada atividade, existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda
  • Aos estudantes assalariados poderá ser pedido três últimos contracheques no caso de renda fixa ou seis últimos contracheques quando há direito á comissão ou hora extra ou a Declaração de IRPF acompanhado de recido da Receita Federal do Brasil
  • No caso de aposentados deve-se apresentar o extrato mais recente do pagamento de benefício
  • Aos profissionais liberais ou autônomos poderá ser solicitado a Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil
  • Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens e imóveis (principalmente dos estudantes que moram sozinhos)
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais
  • Comprovante de ensino médio
  • Comprovante de inscrição do ENEM
  • Para os professores da rede básica de ensino necessitará de documento comprobatório
  • Comprovante de deficiência física, quando for o caso
    Quais documentos para matrícula do Prouni

A análise dos documentos é feita pela própria instituição de ensino que o estudante se candidatou. Caso alguma informação apresentada seja falsa  ou contraditória o candidato poderá exercer sua defesa perante a universidade, mas terá o risco de perder à vaga e estará sujeito as sanções penais cabíveis ao caso.

Para evitar qualquer tipo de mal entendido ou constrangimentos deve-se sempre apresentar documentos de fé pública que tenham sido emitidos por um órgão público ou seja uma autentificação do documento original por um cartório.

Como são distribuídas as bolsas

As bolsas são distribuídas conforme a renda familiar do candidato. Elas são separadas da seguinte forma

Bolsas integrais (100%):  Para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 1,5 salários mínimos (um salário mínimo e meio) o que corresponde a uma média de R$ 1320,00

Bolsas parciais: Nos casos em que a renda familiar bruta mensal per capital não excede o valor de três salários mínimos

Entenda melhor como funciona a distribuição de bolsas de acordo com o manual explicativo do Ministério da Educação:

Como funciona as cotas do Prouni, como se candidatar?

Assim como qualquer outro tipo de seleção pública o Prouni também tem cotas, elas são distribuídas para as populações de pessoas com deficiência, negros, pardos e índios. A intenção é de que possam incluir grupos sociais de vulnerabilidade e ação discriminatória histórica no mercado de trabalho e com oportunidades de ascensão social, diminuindo as desigualdades raciais.

Para concorrer às cotas do Prouni ao invés da ampla concorrência o estudante deve optar por essa opção no momento da inscrição e também na universidade privada que deseja estudar. As modalidades de cotistas tem uma nota de corte diferente da concorrência geral e, no momento de documentação a ser comprovada na instituição de ensino no momento de matrícula deverá provar a sua condição de cota.

Além de se incluir nos grupos de cotistas o candidato também tem que se enquadrar nas regras do Prouni 2017 e pré-requisitos.

São disponibilizados outros auxílios?

Além do Prouni em si há também o benefício da Bolsa Permanência. Os bolsistas integrais já devidamente matriculados , com no mínimo seis meses de semestre e e que tem cursos de carga horária média superior ou igual a 6 horas diárias de aula podem solicitar o vale. O processo de seleção da bolsa permanência acontece mensalmente e para que se possa consegui-la é preciso estar dentro de alguns requisitos da universidade e da disponibilidade de orçamento da instituição.

Cronograma ProUni 2017 – o que esperar da edição 

calendario-prouniAs inscrições para o ProUni 2017 abrirão em janeiro de 2017. Até lá os estudantes só podem contar com as prospecções de acordo com as edições passadas.  Assim que o edital oficial e calendários forem divulgados este site também será atualizado para te manter bem informado! Quando divulgado, o cronograma ficará disponível no setor do candidato no site oficial conforme a imagem mostrada abaixo. Use este menu para não se perder nas datas!

Todas as informações precisam ser apresentadas ou então realizadas por meio do site, aqueles que perderem a data limite conforme indicado no cronograma disponível no site durante o período de vigência do Prouni 2017 poderão ser desclassificados do processo. Portanto, fique sempre de olho na telinha.

cronograma-prouni

Quais universidades posso concorrer ao Prouni 2017

O prazo para que as universidades se manterem ou iniciar a parceria com o Prouni terminou no dia 14 de dezembro de 2016. No entanto, ainda não houve a lista de divulgação daquelas que manterão vagas disponíveis. Para saber quais universidades estão participando  do programa realize os seguintes passos:

  1. Quando estiver no processo de seleção do Prouni acesse o site oficial (http://prouniportal.mec.gov.br/)
  2. Clique em “Procurar por instituição”
  3. Digite o nome da universidade que você quer conferir
  4. Clique em “Pesquisar”

Por via de regra as universidades que estão aptas a participar são:

  • As que tem os cursos disponíveis
  • Que apresentam grau de ensino tecnólogo, licenciatura ou bacharelado
  • Que tenham vagas para bolsas integrais e parciais
  • Instituições filantrópicas como por exemplo as Pontifícia Universalidade Católica (PUC)

Quais são os cursos mais concorridos?

Os cursos mais concorridos no Prouni foram Direito e Medicina.  Essa média é calculada de acordo com as maiores notas de corte de cursos avaliados em todos os estados brasileiros. Confira na tabela abaixo as 10 maiores notas de corte do Prouni 2016:

10 maiores notas de corte do Prouni

Nota de corte ProUni 2017

A nota de corte é a média que o aluno que se inscreveu no ProUni precisa atingir para conseguir a vaga. Essa nota varia conforme a quantidade de bolsas disponíveis para o curso em universidades particulares. Ou seja, os cursos mais concorridos tendem a ter notas de corte mais altas. Os alunos que atingirem a nota de corte serão selecionados para concorrer a bolsa, alguns ficarão na lista de espera e podem ser chamados ou não.

Vamos partir de um exemplo: se um candidato tirou a média 600 no ENEM, mas o curso que quer se candidatar no ProUni tem uma média de 620 esse estudante não será selecionado ao menos que a nota de corte altere.

É difícil prever quais serão as notas de cortes para cada curso. No entanto, você pode ter uma noção da ampla concorrência de cada curso com as notas de cortes do ProUni 2016. Confira na tabela, para ficar mais fácil digite o curso que você deseja saber na barra de pesquisa:

Cursos de graduação Maior nota ampla concorrênciaMenor nota ampla concorrência
Administração 770,20 750,74
Administração de Empresas 638,48 630,12
Administração de Rec. Humanos 652,28 637,42
Agroindústria 0,00601,06
Agronegócio 672,00 652,10
Agronomia 730,00 653,70
Agropecuária 628,36 551,66
Alimentos630,28 650,38
Análise de Sistemas 623,36 578,78
Arqueologia 726,10 659,00
Arquitetura e Urbanismo 767,48 781,20
Arte: História, Crítica e Curadoria 726,70 688,96
Artes 648,58 543,06
Artes Cênicas 764,60 681,32
Artes Plásticas 685,66655,78
Artes Visuais 735,56 706,76
Audiovisual 755,82 648,80
Automação Industrial 684,86 651,66
Aviação Civil 702,70 666,98
Banco de Dados 686,32 617,46
Beleza, Estética e Imag. Pessoal 629,96 600,50
Biblioteconomia 672,46 596,34
Bioenergia 606,80 569,52
Biologia 682,16 609,92
Biomedicina 760,82 729,22
Biotecnologia Industrial 626,70582,20
Cafeicultura 0,00 597,50
Cinema 674,82 610,64
Cinema e Audiovisual 748,08 682,72
Ciência Econômica 704,34 676,68
Ciência Política 649,90 655,46
Ciência da Computação 790,42 753,44
Ciências 585,88 626,00
Ciências – Química 610,72 631,28
Ciências Aeronáuticas 730,82 680,44
Ciências Atuariais 679,16665,80
Ciências Biológicas 753,22 757,10
Ciências Biológicas – Modalidade Médica 695,40 676,76
Ciências Contábeis 758,90 742,58
Ciências Farmacêuticas 761,80 634,88
Ciências Políticas 696,64 0,00
Ciências Sociais 711,40 699,80
Ciências da Computação 734,06 669,30
Computação 665,30 616,82
Com. Assistiva 635,48 651,94
Com. Empresarial 618,54 596,24
Com. Institucional 659,98 596,90
Com. Social 729,22 696,40
Com. Social Cinema e Audiovisual 737,20 656,66
Com. Social Cinema e Mídia Digital 706,10 647,08
Com. Social – Com. Digital 704,36 0,00
Com. Social – Fotografia 633,32 644,16
Com. Social – Jornalismo 720,02 713,86
Com. Social – Multimídia 0,00 690,80
Com. Social – Mídia Eletrônica 701,68 0,00
Com. Social – Produção Editorial 676,32 657,40
Com. Social – Publicidade e Propaganda 759,22 714,24
Com. Social – Rádio e Tv 671,56 0,00
Com. Social – Rádio e Televisão 666,64 632,34
Com. Social – Relações Públicas 722,28662,00
Com. Social Radialismo Audiovisual 729,82 0,00
Com. Social – Publicidade e Propaganda 694,18670,20
Com. das Artes do Corpo 704,56 691,16
Com. e Ilustração Digital 688,52 627,98
Com. e Marketing 669,84 650,78
Com. e Multimeios 732,42 706,20
Com. para Web 616,74 610,14
Comércio Exterior 696,96 709,76
Comércio Internacional 625,14 613,26
Construção Naval 647,50 660,90
Construção de Edifícios 721,76691,22
Controle de Obras 616,18 0,00
Dança 704,88 630,48
Decoração & Design 625,62 640,74
Desenho Industrial 787,42 722,96
Desenho Industrial – Design Digital 702,28618,66
Desenho Industr. Design de Moda 681,28 637,48
Des. de Sistemas 594,18 0,00
Des. de Sistemas de Informação 639,90 620,62
Des. de Sistemas para a Internet 624,10 574,98
Des. de Software 584,10 576,32
Des. para Web 586,92 598,00
Des. Web e Comércio Eletrônico 622,38 602,96
Design755,82 723,04
Design Digital 743,80 681,28
Design Gráfico 768,54 687,70
Design de Games 717,66 665,64
Design de Interiores 720,06 691,22
Design de Moda 748,68 723,04
Design de Moda – Estilismo 667,82 624,08
Design de Moda – Modelagem 667,10 660,26
Design de Produto 727,42 680,46
Direito 812,44 791,96
Educação Artística 658,52 579,44
Educação Física 727,36 701,92
Educação nas Organizações 576,82 0,00
Eletrônica Industrial 648,90 597,92
Enfermagem 744,44 736,74
Engenharia Aeronáutica 723,10 695,00
Engenharia Aeronáutica e Espaço 719,44 0,00
Engenharia Agronômica 688,36649,14
Engenharia Agrícola 660,28 0,00
Engenharia Agrícola e Ambiental 655,60611,10
Engenharia Ambiental 775,54 736,54
Engenharia Ambiental e Energias Renováveis 649,70650,54
Engenharia Ambiental e Sanitária 715,86 710,52
Engenharia Automotiva 661,02 639,90
Engenharia Bioenergética 660,40 600,32
Engenharia Biomédica 781,98 742,82
Engenharia Civil 787,42 764,22
Engenharia Civil e Ambiental 668,32 649,76
Engenharia Eletrônica 736,84 696,32
Eng. Eletrônica e de TeleCom. 797,70 732,20
Engenharia Elétrica 778,16 749,46
Engenharia Florestal 725,12 712,94
Engenharia Industrial Mecânica 737,94 644,28
Engenharia Mecatrônica 747,48 740,94
Engenharia Mecânica 781,28 791,96
Eng. Mecânica Automotiva 677,66 0,00
Engenharia Metalúrgica Engenharia Metalúrgica 709,76
Engenharia Química 767,34782,66
Engenharia da Computação 774,80 678,18
Engenharia de Alimentos 725,32 633,20
Eng. de Automação e Controle 710,92 621,56
Engenharia de Bioprocessos 704,10 633,98
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 743,18679,30
Engenharia de Computação 781,28 724,24
Eng. de Controle e Automação 797,70 732,20
Engenharia de Energia 757,80 707,42
Engenharia de Materiais 703,56 600,74
Engenharia de Minas 709,44 681,32
Engenharia de Petróleo 765,68 724,30
Engenharia de Petróleo e Gás 721,30 678,18
Engenharia de Produção 775,54 735,94
Engenharia de Produção Agroindustrial 657,96 607,72
Eng. de Produção Mecânica 695,94 677,90
Eng. de Produção e Qualidade 667,72 656,38
Eng. de Segurança no Trabalho 596,22 582,92
Engenharia de Software 684,42 628,60
Engenharia de Telecomunicações 696,10 681,26
Eng. em Nanotecnologia 789,92 765,12
Estilismo 682,68 645,00
Estudos Sociais 616,10 587,48
Estética 703,10 667,98
Estética e Cosmética 703,68 688,94
Estética e Imagem Pessoal 686,54 669,58
Estética, Beleza e Imag. Pessoal 628,40 556,66
Fabricação Mecânica 636,60 608,94
Farmácia759,80 720,56
Farmácia e Bioquímica 693,90 719,92
Filosofia 739,92 711,40
Finanças Empresariais 591,02 604,86
Fisioterapia 731,40 729,70
Fonoaudiologia 714,20 690,58
Formação de Docentes 626,58 544,36
Fotografia 765,30 680,80
Futebol 601,98682,18
Física 768,00 685,46
Física Médica 721,28 0,00
Gastronomia 734,54 707,04
Geografia 737,44 709,86
Gerenciamento de Redes de Computadores 619,44 608,66
Gerência de Marketing 0,00 604,60
Gerência de Negócios 0,00 597,14
Gerência em Negócios Imobiliários 0,00 623,82
Gestão Ambiental 737,44 674,64
Gestão Comercial 730,10 671,74
Gestão Desportiva e de Lazer 592,90 560,54
Gestão Empreendedora 615,58 629,02
Gestão Empresarial e Controladoria 623,38 587,34
Gestão Empresarial e Controladoria 623,38 587,34
Gestão Estratégica de Vendas 633,34 0,00
Gestão Financeira 699,96722,66
Gestão Financeira e Controladoria Empresarial 634,74 560,26
Gestão Hospitalar 691,14 679,82
Gestão Mercadológica 624,28 573,76
Gestão Portuária 650,70 680,48
Gestão Pública 770,20 739,04
Gestão da Produção Industrial 718,40 673,64
Gestão da Qualidade 697,76 665,52
Gestão da Tecnologia da Informação 727,52 708,62
Gestão de Ambientes Internet e Redes 627,60 545,66
Gestão de Cooperativas 575,06 620,24
Gestão de Empreendimentos Esportivos 625,76 556,92
Gestão de Empresas Rurais 604,42 553,14
Gestão de Equinocultura 660,98 585,14
Gestão de Negócios Securitários 583,62 563,64
Gestão de Pessoas 662,60 536,24
Gestão de Produção Industrial 629,66 607,74
Gestão de Qualidade em Metrologia 603,66 537,92
Gestão de Recursos Humanos 724,98 707,60
Gestão de Segurança Privada 652,84 657,56
Gestão de Serviços e Comércio 585,64 542,56
Gestão de Turismo 677,36 641,58
Gestão de Turismo Receptivo 571,00 534,32
Gestão de Varejo 625,12 566,06
Gestão em Gastronomia e Alimentação 576,52 0,00
Gestão em Saúde Ambiental 686,96 585,90
História768,14 780,88
Hotelaria 692,78 705,00
Hotelaria Hospitalar 578,56 529,94
Informática 626,60 0,00
Internet 558,70 0,00
Jogos Digitais 728,10 726,40
Jornalismo780,58 722,78
Letras 702,00 699,90
Letras 702,00 699,90
Letras – Inglês 736,22 728,86
Letras – Linguagem Audiovisual 579,16 0,00
Letras – Língua Portuguesa 691,94 673,50
Letras – Língua Portuguesa e Libras 644,06 565,28
Letras – Português 689,36 696,42
Letras – Português e Alemão 649,94 0,00
Letras – Português e Espanhol 678,70 728,86
Letras – Português e Inglês 742,14 677,70
Letras – Português e Inglês e Literaturas 705,80699,90
Letras – Português e Lit. de Língua Portuguesa 644,20 557,00
Letras – Tradutor 651,36573,50
Letras – Tradutor e Intérprete 696,68 708,54
Letras – Tradução Inglês e Português 743,52712,42
Letras Português e Espanhol e Literaturas 640,98 599,00
Letras Português e Inglês 609,20 0,00
Letras com Português e Espanhol 629,32586,28
Logística 731,72 691,86
Manutenção Industrial 634,04 659,26
Manutenção de Aeronaves 663,10 672,14
Marketing 726,78 677,42
Marketing e Propaganda 644,48 597,44
Matemática 768,00 734,16
Mecanização Agrícola 578,60 564,34
Mecatrônica Industrial 682,54 626,50
Mecatrônica Industrial 682,54 626,50
Medicina 814,88 805,34
Medicina Veterinária 774,90 711,66
Mineração 641,50 645,34
Moda 710,96 742,82
Multimídia 642,74 627,98
Museologia 596,52 595,56
Musicoterapia 644,78 595,24
Música 716,22 669,44
Música – Canto 720,36 0,00
Música – Educação Musical 609,78 593,48
Música – Instrumento 650,56 631,38
Música – Música Popular Brasileira 639,34 609,12
Música – Regência Coral 598,90 667,90
Negócios Imobiliários 665,22 674,94
Negócios Internacionais 665,18 642,80
Nutrição 731,40 704,42
Oceanografia 646,06 619,52
Odontologia 759,02 751,58
Papel e Celulose 0,00 589,58
Pedagogia 741,36 788,20
Petróleo e Gás 661,24 665,98
Pilotagem Profissional de Aeronaves 692,96 663,12
Planejamento Logístico de Cargas 637,38 642,12
Podologia615,40 585,60
Polímeros 716,16 563,94
Processamento de Dados 593,12 589,18
Processos Escolares 601,84 560,50
Processos Gerenciais 701,18 681,28
Processos Químicos 647,14 599,22
Produção Agrícola 616,54 610,08
Produção Audiovisual 765,30 683,80
Produção Cultural 676,22 605,42
Produção Cênica 619,00 0,00
Produção Fonográfica 718,58 688,12
Produção Gráfica 578,70 513,50
Produção Gráfica Digital 688,52 612,30
Produção Multimídia 715,72 652,28
Produção Publicitária 686,58 639,84
Produção Sucroalcooleira 628,60 584,76
Produção de Grãos 0,00 606,60
Propaganda e Marketing 686,34 628,70
Propaganda e Marketing 686,34 628,70
Psicologia 789,92 780,88
Quiropraxia 706,44 644,24
Química727,70 733,56
Química Industrial 691,58 652,80
Química Tecnológica 667,38 670,76
Radiologia 690,30 699,46
Redes de Computadores 734,06 689,06
Redes de Telecomunicações 640,88 649,12
Relações Internacionais 756,70 745,50
Relações Públicas 754,02 703,78
Rádio, TV e Internet 787,24 653,80
Saneamento Ambiental 572,42 0,00
Secretariado 660,70 647,54
Secretariado Executivo 675,58 648,40
Secretariado Executivo Bilíngue 615,58 583,74
Secretariado Executivo Trilíngue 673,66 647,54
Segurança Privada 612,38 598,86
Segurança Pública 656,84 648,14
Segurança da Informação 716,22 600,16
Segurança no Trabalho 689,42 693,78
Serviços de Turismo 582,60 509,10
Sistemas Elétricos 619,66 663,36
Sistemas de Informação 788,02 724,24
Sistemas de Telecomunicações 743,80 676,24
Sociologia 683,68 573,86
Teatro 694,92 653,72
Tecnologia de Soldagem 633,70 636,10
Tecnologias Digitais 635,52 0,00
Telemática 637,92 631,10
Teologia 703,56 685,62
Terapia Ocupacional 676,08 712,08
Tradução e Interpretação 673,14 603,50
Transporte Aéreo 663,12 588,16
Visagismo e Estética Capilar 647,36 618,32
Web Design 657,00 651,50
Zootecnia 684,30 645,64

Mudanças no Prouni 2017

Conforme anunciado em maio de 2016 pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, algumas mudanças serão feitas tanto no Prouni quanto no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). O objetivo das reformulações serão a de poder atender os estudantes sem causar desequilíbrios financeiros.

Já foram atendidos mais de um milhão de estudantes e são disponíveis cerca de 300 mil novas vagas por ano em média. De acordo com o pronunciamento – que você pode ver no vídeo abaixo-, haverá uma diminuição na oferta das vagas ou então maior exigência de flexibilidade das universidades. No entanto, como ainda não houve a divulgação do edital pouco se sabe quais serão as mudanças efetivas.

Após esse pronunciamento, muitas pessoas ficaram atordoadas com a possibilidade de cancelamento do programa. Confira o depoimento público do ministro que disse garantir a permanência do Prouni e FIES, mas que toca na questão de sustentabilidade de ambos:

Quem já conseguiu a bolsa pode fazer Prouni novamente?

As desistências de curso ou achar que não era bem aquilo que esperava é normal, afinal a maioria das pessoas entram no processo seletiva com pouca idade e ainda não estão bem decididas no que querem fazer para o resto de suas vidas profissionalmente.

Por isso se você já é bolsista do Prouni e quer cancelar a sua matrícula e participar de outro processo é possível! Você pode tentar concorrer á nova vaga sem cancelar a sua matrícula atual, no entanto precisará fazer  o ENEM da edição do ano que você irá concorrer novamente.

Transferência de curso Prouni- Posso mudar de curso sem perder a bolsa?

A transferência de curso do Prouni é possível desde que a escolha do curso para transferência seja da mesma área de conhecimento que o candidato já realiza. Para realizar o processo de transferência o candidato deve ter todos os documentos necessários em mãos e, caso seja outra universidade pode acontecer desde que a mesma esteja vinculada ao Prouni e tenha vagas disponíveis.

O que acontece se minha renda aumentar?

prouni-formadoQuando você já conquistou a bolsa do Prouni não será necessário comprovar a renda a cada novo semestre, mas caso o aumento de renda seja substancial é preciso avisar o Ministério da Educação que tomará as medidas necessárias para o cancelamento ou não da bolsa.

O enriquecimento não é ilegal, mas quando acontece de uma hora para outra pode se tornar até frutos de investigação para ver se o candidato não falsificava informações sobre si mesmo no momento da matrícula. Pessoas que desconfiem de irregularidades também podem realizar denúncias anônimas por meio do telefone 0800 61616161

Se você já conseguiu entrar e está buscando informações relativas àqueles que já são bolsistas saiba que os seus principais comprometimentos são com o prazo de aditamento feitos no inicio de cadas semestre para renovar as informações e manter uma nota razoável para que não se possa correr o risco de perder a bolsa. Confira neste link do  Manual do Bolsista os seus deveres.

Já para os alunos que não conseguiram a vaga poderão se inscreve na próxima edição do programa que é aberto no meio do ano. Esta edição se chama Prouni 2017 segundo semestre. Aqueles que forem chamados para essa oportunidade poderão iniciar o curso a partir do segundo semestre do ano.