Visto EUA – Preço, quanto tempo, tipos de visto e passo a passo de como solicitar

Mais do que passaporte, quem deseja visitar os Estados Unidos precisa de um documento chamado de visto EUA. Essa é uma obrigação para todos os brasileiros que querem entrar no país estadunidense, sendo que a função do visto é basicamente ter uma autorização para entrar no país, sem ela sua visita torna-se ilegal.

O processo para retirada do documento é um pouco burocrático, exigindo alguns investimentos. Confira aqui o que fazer para conseguir, os valores de investimento e qual é o tipo de documentação para cada caso.

visto americano como tirar

Diferentes tipos de visto americano

De acordo com o objetivo de sua viagem aos Estados Unidos, é preciso solicitar um visto americano diferente. Veja para que cada um serve e qual o seu custo:

  • A1/A2 – Para funcionários de governos e diplomatas, sem custo;
  • A3 – Para empregadas domesticas de quem tem visto A-1/A-2, sem custo;
  • B1 – Participar de algum evento, sem custo;
  • B2–Férias, turismo ou tratamento médico, sem custo;
  • E-1/E-2 – Investidores e Comerciantes, sem custo;
  • C1/D – Tripulantes de aviões e embarcações marítimas, sem custo;
  • F/M – Estudantes acadêmicos e Vocacionais; taxa SEVIS – varia de $ 35,00 a $ 180,00;
  • G-1/G-4 – Funcionários de organismo internacional, sem custo;
  • G-5 – Empregado doméstico de um portador de visto G-1/G-4, sem custo;
  • H3 –Estágio, $100,00;
  • B– Intercâmbio, estágio, taxa SEVIS – varia de $ 35,00 a $ 180,00;
  • L – Trabalhadores temporários de mesma empresa–varia de $ 100,00 a $500,00;
  • O ou P – Atletas ou pessoas de habilidades em ciências, artes e outras – $40,00;
  • Q – Intercambio cultural – $40,00;
  • I – Jornalistas e membros da mídia – $20,00;
  • R–Trabalhadores religiosos – $ 70,00.

A validade do visto americano depende da sua categoria, sendo que ele costuma durar 10 anos. No entanto, é importante estar atento que o tempo de permanência no país é outra coisa, sendo preciso estar atento a ele, pois é o período em que o viajante pode ficar nos EUA.

Esse tempo costuma ser de seis meses, o que é mais comum, inclusive, para os turistas. No entanto, esse prazo pode mudar também conforme a razão da viagem.

Como conseguir tirar o documento – passo a passo

Passo 1

Acessar o site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano, no link ceac.state.gov/genniv,e preencher a solicitação de visto (formulário DS-160), com os dados pessoais e as informações da viagem. Assim, é emitida a Confirmação da DS-160, que deve ser impressa.

tipos de visto eua

Passo 2

O próximo passo é criar uma conta no site oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano, no link ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv. É preciso emitir o boleto do Citibank ou pagar com cartão de crédito internacional a taxa, quando necessário.

solicitacao visto eua

Passo 3

Depois, chega a hora de agendar a entrevista no Consultado e imprimir a confirmação do agendamento, que pode ser feito onde tem Consulado dos Estados Unidos. As cidades são Rio de Janeiro, Recife, Brasília e São Paulo. Já Belo Horizonte e Porto Alegre têm apenas o CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, que servem para renovar um visto e até facilitar o processo do primeiro.

O agendamento também pode ser feito online. No entanto, antes é preciso saber em qual deles você quer realizar o agendamento, afinal, o comparecimento presencial será obrigatório para realização de entrevista antes de liberar o seu visto de entrada para o país.

Passo 4

Comparecer ao CASV no dia e horário agendado pela internet.

Passo 5

No dia marcado, no CASV’s, é tirada uma foto para o documento e as impressões digitais do solicitante do visto são colhidas. Quem deseja viajar aos EUA deve apresentar o seu passaporte, a confirmação da DS-160 e do agendamento impressas. Nesse dia, é marcada ainda a entrevista no Consulado mais próximo.

Passo 6

No dia da entrevista no Consultado, o solicitante deve estar com todos os documentos em mãos, inclusive, os que comprovem vínculos no Brasil e que servem para mostrar que o viajante pretende ficar apenas um determinado tempo nos Estados Unidos. Depois de 10 dias em média o visto chega ao seu endereço e você poderá viajar normalmente par ao país. Devido ao processo burocrático recomenda-se que inicie o processo com bastante tempo de antecedência.

O que acontece se ficar mais nos EUA

visto negadoQuem permanecer nos EUA mesmo depois que terminou a validade do seu visto está violando as leis de imigração do país. Assim, a punição é não conseguir mais renovar o seu visto para voltar aos Estados Unidos ou possibilidade de deportação.

No caso de estudantes que vão estudar no país, é possível que eles fiquem até 30 dias a mais depois que vencer o documento, mas para entrarem novamente devem fazer um novo. Isso acontece porque eles recebem o chamado graceperiod, sendo que nesse período não podem mais estudar, nem estagiar ou trabalhar. A melhor coisa a fazer quando perceber que o tempo irá vencer é comunicar o consulado e informar que pretende ficar mais alguns dias, assim você não levanta suspeitas sobre sua estadia prolongada.

Recomendados para você: