Agendamento Receita Federal: como funciona? Veja aqui!

A Receita Federal oferece diversos serviços muito úteis e importantes para os cidadãos e para as empresas. Vários deles são realizados de forma on-line, sendo possível resolver tudo, sem sair de casa. Porém, em alguns casos, é necessário comparecer presencialmente a uma unidade da Receita Federal próxima de sua residência e, para conseguir o atendimento, é preciso realizar um agendamento.

Entenda como funciona e descubra o passo a passo para fazer seu agendamento na Receita Federal. Assim você pode ter informações completas sobre o imposto de renda, como fazer a declaração do imposto, como fazer agendamento, como cancelar agendamento, mais sobre a declaração do IRPF, tudo isso direto d site da receita, respondendo a todas as perguntas frequentes.

Veja aqui para que serve o E-Cac, como funciona e como usar!

Quais são os serviços ofertados pela Receita Federal?

Agendamento Receita Federal: como funciona?

A Receita oferece um número muito grande de serviços, que podem ser consultados diretamente em seu site. Entre os principais estão aqueles relacionados a:

  • Processos referentes à Aduana;
  • Cadastros: CAFIR, CEI, CNPJ e CPF;
  • Certidões de regularidade fiscal;
  • Processos de cobrança e fiscalização;
  • Emissão de declarações e demonstrativos;
  • Dívida Ativa da União; etc.

Veja aqui como funciona o leilão da receita federal e fique por dentro!

É importante saber exatamente qual serviço você precisa na hora de fazer o agendamento. A Receita Federal não realiza atendimentos referentes a um serviço diferente do que foi agendado. Por exemplo, se o seu agendamento foi feito para cadastrar um CPF, mas na verdade você precisa de um CNPJ, o atendimento não será realizado e você deverá agendar novamente.

Por isso, forneça todos os dados completos, seja de pessoa física ou de CNPJ, somente assim você está com os serviços corretos sendo fornecidos e poderá buscar no portal todas as informações, tudo de um jeito simples e fácil pela internet.

Como é feito o agendamento na Receita Federal?

O agendamento deve ser feito de forma on-line, no site da Receita Federal. Na mesma página você encontra links que vão te direcionar para agendamentos, cancelamentos de agendamento e também para os formulários que podem ser necessários para que você seja atendido.

1. Escolha a opção “Agendar atendimento”

Você será direcionado para outra página com orientações gerais, que devem ser lidas com atenção, a fim de evitar qualquer transtorno. Clique em “Li e concordo” e depois em “Avançar”.

2. O primeiro passo é preencher o CPF e a data de nascimento do contribuinte

Caso você mesmo seja o contribuinte e vá comparecer ao atendimento, coloque seu CPF em ambos os espaços. Se for representar outra pessoa, ou se outra pessoa for te representar, coloque o CPF de cada um no respectivo espaço.

Outra página vai abrir, para que você possa escolher a unidade de atendimento mais próxima de você.

3. Preencha essa e outras informações solicitadas e clique em “Agendar”

O próximo passo é escolher o serviço para o qual você fará o atendimento. Escolha entre as diversas opções disponíveis na lista e clique em “Selecionar”.

Neste momento, abrirá uma janela com a descrição do serviço selecionado por você.

  • Leia com atenção e tenha a certeza de que está fazendo o agendamento para o serviço correto.

Se sim, clique em “Avançar”. Se estiver errado, clique em “Voltar” e repita o passo anterior, escolhendo a opção correta.

Após clicar em avançar, você poderá escolher a data para o atendimento e, logo em seguida, o horário.

  • Clique em “Agendar”, e pronto!

Você receberá uma senha de atendimento, que obrigatoriamente deve ser levada impressa ou anotada. Ela é exclusiva, portanto, se você quiser compartilhar nas redes sociais, não é indicado, cuidado com os dados emitidos.

Caso você não possa comparecer no dia marcado, é preciso fazer o cancelamento no site, até às 21 horas do dia anterior. Caso você marque e não compareça por duas vezes em um período de 90 dias, ficará impedido de realizar o agendamento por 30 dias.