Agendamento Seguro Desemprego – Como Fazer?

Para os trabalhadores brasileiros que perderam o emprego sem justa causa e não conseguem um novo trabalho, há a possibilidade de solicitar o seguro desemprego – um benefício de cunho trabalhista de seguridade social.

O seguro desemprego se torna um auxílio financeiro não só para o trabalhador desempregado, mas também para toda sua família. Afinal das contas, o valor é destinado para suprir suas necessidades, enquanto não há recolocação no mercado.

Se for o seu caso, é importante, então, que ocorra um Agendamento Seguro Desemprego para dar entrada no pedido deste benefício.

Agendamento Seguro Desemprego – Como Fazer?

Antigamente, você somente precisava se encaminhar a uma agência da Caixa Econômica Federal, juntamente com alguns documentos e aguardava para receber atendimento.

Hoje em dia, porém, o agendamento do seguro desemprego é mais simples e descomplicado para capitais e principais cidades brasileiras: você pode realiza-lo no conforto de sua casa, através da internet no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Siga os passos abaixo e saiba como fazer o Agendamento Seguro Desemprego com facilidade:

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social, através do link: http://www.mtps.gov.br/,
  2. Na página inicial, na listagem à esquerda, acesse “Agendamento Trabalho”,

Agendamento Seguro Desemprego

  1. Abrirá o local específico para agendar atendimento, por meio do SAA – Sistema de Atendimento Agendado. Informe o seu Estado, em seguida escolha o seu município (ou um próximo de sua cidade). Você precisa definir o tipo de atendimento: “Entrada no Seguro Desemprego”. Logo, digite o código de segurança no campo indicado e clique em “Prosseguir”.

Agendamento Seguro Desemprego 1

Siga as informações e faça o Agendamento Seguro Desemprego. Caso o município escolhido não tenha esse serviço disponível, procure uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência Social mais perto de você ou ligue para a Central Alô Trabalho, através do número 158.

Seguro Desemprego: quem pode requerer?

Embora muita gente ainda se dirija aos locais selecionados para solicitar o Seguro Desemprego, a etapa acima é muito utilizada para quem não dispõe de tempo.

Saiba que o seguro desemprego é um direito de determinados trabalhadores, que são:

  • Aqueles demitidos sem justa causa,
  • Dispensas indiretas,
  • Trabalhadores resgatados de situações de trabalho forçado,
  • Pescadores artesanais,
  • Empregados domésticos,
  • Aqueles que não têm renda própria suficiente para o sustento da família,
  • Trabalhador formal que está com o contrato de trabalho suspenso em situações de cursos de qualificação ou outros que são oferecidos pelo empregador.

O seguro desemprego, para muitos, não é visto somente como uma ajuda financeira, mas sim como um programa que pode assessorar o desemprego na recolocação no mercado de trabalho. Portanto, orientações são fornecidas para que haja uma melhor qualificação profissional que estimula novas oportunidades de emprego e de sucesso.

Não perca tempo e faça o Agendamento Seguro Desemprego.