Analista contábil: conheça profissão, formação e mercado de trabalho

Se você é o tipo de pessoa que gosta de controlar gastos e tem facilidade para trabalhar com números, pode tornar-se um analista contábil. O analista de contabilidade, como também é conhecido, controla todos os dados financeiros de uma empresa ou organização.

Essa profissão permite analisar os dados e reconhecer todo o investimento e os lucros conquistados pela empresa.Para atuar como um analista contábil, você precisará de muitos estudos, disciplina e algumas habilidades imprescindíveis, para desempenhar bem sua função. Quer saber mais sobre a profissão de analista contábil? Confira:

Entenda o que o analista contábil faz

Analista contábil: conheça profissão, formação e mercado de trabalho

Basicamente, controla toda a contabilidade e as finanças de uma organização. É ele quem conhece todo o patrimônio e é capaz de analisar e cuidar de todas as contas. Em negociações, é o contador quem tem capacidade de observar os gastos e também os lucros obtidos.

Esse profissional tem grande importância dentro de uma empresa, independente do seu tamanho. Devido aos conhecimentos técnicos, ele é essencial para guiar os gestores nos próximos passos. Por meio de relatórios e descrições sobre o financeiro, os responsáveis conseguem decidir qual o rumo que o negócio precisa seguir.

Os pagamentos e recebimentos e as despesas e contas também são de responsabilidade do analista contábil, bem como a elaboração dos balanços e balancetes. Todo e qualquer documento referente às finanças deve ser elaborado e assinado por um profissional habilitado.

É o contador que também é responsável pelas aberturas de novas empresas no mercado. Afinal, ele deverá fazer a documentação e assinar. Somente assim será possível constituir ou, até mesmo, realizar alterações burocráticas, como o quadro de sócios de um negócio.

Além disso, o profissional também pode atuar em:

  • Auditorias;
  • Contabilidade ambiental;
  • Contabilidade gerencial;
  • Cursos técnicos e treinamentos;
  • Perícia contábil;
  • Planejamento e controladoria.

No entanto, para exercer a profissão de analista contábil, você vai precisar de muitos estudos!

Formação

O curso para formar analistas contábeis tem nível superior e é chamado de Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. Para a formação, exige-se que o estudante e futuro profissional tenham algumas habilidades, como a boa comunicação e o raciocínio rápido.

No mercado de trabalho, irá atuar diretamente com outros setores, por esse motivo, é preciso saber trabalhar em equipe. Somente assim, poderá desempenhar sua função como deve ser.

A duração média do curso é de 4 anos, e as disciplinas envolvem os conteúdos básicos, como sociologia e português, e técnicas de contabilidade de custos, estatística, direito tributário, análise de cursos, orçamento empresarial, auditoria contábil, contabilidade de responsabilidade social, planejamento estratégico, custos logísticos, matemática financeira, marketing, contabilidade em moeda constante, contratos empresariais, mercado de capitais, administração mercadológica e muitas outras.

Após o curso, para atuar como contador, o profissional deverá fazer parte do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e tirar o seu registro. Somente os bacharéis em ciências contábeis podem conseguir esse registro. Para isso, você deverá passar no Exame de Suficiência obrigatório, para obter o registro profissional e exercer a profissão.

A partir do último ano da graduação, já poderá prestá-lo. Para passar, o candidato deverá acertar 50% da prova em um total de 50 perguntas objetivas, sendo as provas são realizadas 2 vezes ao ano.

Área de atuação

Analista contábil: conheça profissão, formação e mercado de trabalho

O mercado de atuação é amplo e existe muita demanda por analista contábil, afinal, toda empresa, independente do porte, precisa de, pelo menos, um. As vagas podem ser internas, dentro das organizações, como também em escritórios de consultoria e de contabilidade.

Há possibilidade de atuar como autônomo, ou ainda no setor público. Também, há vagas na controladoria e de auditoria, sendo que, nesses casos, o mercado é amplo, já que o atual cenário brasileiro exige muito controle e cuidados, para evitar fraudes e reduzir os riscos.

A média salarial de um analista contábil irá depender de uma série de fatores, como sua formação e seu nível profissional, suas habilidades profissionais, sua localização e o porte da empresa.

Em média, o salário mensal varia de R$1.800,00 até R$7.500,00. Há profissionais que ainda podem faturar mais que isso, dependendo da sua forma de trabalho. Escritórios de contabilidade podem atender várias empresas de portes variados, podendo aumentar seus rendimentos.