Você já ouviu falar em contas bancárias digitais? Essa modalidade tem crescido com muita popularidade no Brasil, principalmente por ser uma forma econômica na contratação de serviços e investimentos.
Hoje em dia, existem diversos bancos que trabalham com contas digitais pela menor burocracia, atendendo as necessidades do cliente de maneira mais satisfatória. Um exemplo de empresa é o Banco Inter.
Se você está com dúvidas sobre este banco, fique ligado (a) neste texto:
- Sobre o Banco Inter,
- Investimentos ofertados,
- É seguro?
Veja estas e outras informações importantes agora sobre o Banco Inter.
O que é o Banco Inter?
O Banco Inter é considerado o primeiro banco 100% digital do Brasil. Fundado em 1º de setembro de 1994, começou com o nome de Banco Intermedium, mas em 2017 a intenção foi parecer uma empresa mais jovem, passando a ser chamada somente de Banco Inter.
Embora talvez você acredite que nunca tenha ouvido falar deste banco, é hora de repensar: o Banco Inter estampa a camisa de um dos mais importantes times de futebol do país: o São Paulo Futebol Clube.
E por ser um banco digital, seu sucesso pode ser medido por sua presença nas redes sociais: são mais de 950 mil curtidas na página oficial do Facebook, quase 92 mil seguidores no Instagram e 129 mil no Twitter.
Com sede oficial em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Banco Inter tem uma estratégia clara para atrair clientes:
- Isenção completa de taxas,
- Conta corrente digital gratuita – abertura 100% online,
- Transferências entre contas do próprio banco e para outras instituições ilimitadas e gratuitas,
- Depósito de dinheiro por boleto e depósito de cheque por imagem.
De acordo com o Banco Inter, a intenção é oferecer seus serviços de forma gratuita, afinal o Brasil conta com uma alta concentração bancária e tarifas que podem ultrapassar valores de R$ 60,00.
Além disso, o Banco Inter – juntamente com a isenção total de tarifas – preza por uma completa plataforma de serviços.
Modalidades e investimentos
O Banco Inter aparece como uma opção interessante para quem busca maior rentabilidade em renda fixa.
Isso porque a empresa possui ótimas modalidades de investimentos para você que deseja fugir dos bancos de varejo – aqueles que já estão bem estabelecidos no mercado – e que por terem grandes margens de lucro não oferecem grandes rentabilidades aos clientes.
Conheça quais são as modalidades de investimentos que o Banco Inter apresenta para renda fixa:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário):
Ideal para quem tem perfil conservador e precisa de flexibilidade para resgatar o valor. A vantagem é que rende mais que a poupança, tem isenção de tarifas e de taxa de administração.
- LCI DI (Letra de Crédito Imobiliário com fundos DI):
A LCI DI é isenta de Imposto de Renda (IR) e conta com prazos a partir de 90 dias, sendo indexada ao CDI (que acompanha a SELIC). É um investimento seguro e ideal também para pessoas com perfil investidor, que possui objetivos de médio a longo prazo.
- LCI IPCA (Letra de Crédito Imobiliário com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo):
A LCI IPCA tem prazos a partir de 3 anos e está indexada pelo IPCA, ou seja, é garantia de alta rentabilidade e segurança mesmo com oscilações da inflação, pois sua remuneração acontece a uma taxa fixa acima dela.
Isenta de taxas e de IR, a LCI IPCA é ideal para perfis conservadores e para pessoas que querem deixar o dinheiro aplicado por bastante tempo.
- LCI IGPM (Letra de Crédito Imobiliário com Índice Geral de Preços do Mercado):
Com prazos a partir de 3 anos, esta modalidade de investimento também tem ótima rentabilidade e tem isenção de IR assegurando proteção contra as oscilações da inflação.
Para perfis conservadores, o LCI IGPM é ideal para quem quer deixar o dinheiro aplicado por muito tempo e quem deseja ganhar mais alugando um imóvel.
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio):
Lastreado por operações do agronegócio, este investimento tem prazo a partir de 90 dias e tem isenção de IR. Garante também segurança e rentabilidade, especialmente para quem deseja isso em pouco tempo.
- Tesouro direto:
É tido como o investimento mais seguro do mercado atualmente, pois sua composição por títulos do Tesouro Nacional. Por ter liquidez diária, você pode fazer o resgate do dinheiro quando achar apropriado.
É ideal para quem quer investir um valor menor.
- Mercado secundário:
É uma modalidade de investimento que faz com que você resgate seu investimento antes que o prazo vença, bastando negociar e vender seu título para outra pessoa.
Com taxas atrativas, os negócios devem iniciar a partir de R$ 1.000,00.
- Título de outros emissores:
É a opção de investir em títulos de outras empresas privadas e instituições financeiras, sendo que a modalidade é ideal tanto para perfis conversadores quanto para os mais arrojados.
São exemplos de títulos de outros emissores: debêntures, debênture incentivadas, CDB, LCI, LCA, CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).
Banco Inter é seguro? Vale a pena investir?
No Banco Inter, dois itens são fundamentais para sua manutenção como empresa digital: a parceria e transparência.
Se você tem dúvidas sobre a segurança e se realmente há valia em investir no Banco Inter, saiba que a resposta é bem clara: sim. E os motivos são variados: desde sua reputação, variedade de investimentos até a sua saúde financeira.
Vale ainda frisar que o Banco Inter conta com baixa burocracia, permite que você acesse sua conta através de um aplicativo disponível para smartphone e tablets e ainda não cobra taxas.
É sabido que para captar e crescer ainda mais neste mercado bancário – que é por demais concorrido no Brasil – o Banco Inter consegue oferecer taxas de rendimentos bem melhores do que as encontradas nos bancos de varejo, o que beneficia o cliente.
Outro detalhe vantajoso sobre o Banco Inter é que todo seu trabalho digital faz com que ele seja sustentável, isto é, não há prejuízos para a natureza, economizando-se assim papel, energia e vários outros recursos. Sem contar a automatização dos processos, evitando custos operacionais.