Boletim de Ocorrência: Onde e Como Fazer, Para Que Serve?

O Boletim de Ocorrência é uma ferramenta capaz de comunicar à autoridade policial determinada ocorrência, podendo ser roubo, perda, agressão entre outros. Sendo assim, qualquer cidadão pode realizar essa comunicação em uma delegacia de polícia.

De qualquer forma, o Boletim de Ocorrência tem como sua função principal a comunicação de um crime, para que as autoridades policiais tomem as providências, na busca de indícios, para investigação da infração penal. Continue lendo para saber mais sobre:

  1. Para que serve o Boletim de Ocorrência?
  2. Onde fazer?
  3. Como fazer?

Para que serve o Boletim de Ocorrência?

Boletim de Ocorrência: Onde e Como Fazer, Para Que Serve?

É responsável por levar às autoridades policiais e judiciais a notícia do crime, sendo o instrumento mais importante produzido pela Polícia Militar. É por meio dele que o processo judicial será investigado, pois é nele que as informações do crime estão contidas.

A precisão das informações contidas em um Boletim de Ocorrência são cruciais para o fechamento do processo judicial, em vista de que são coletadas e avaliadas, muitas das vezes, ainda sob a tensão dos acontecimentos.

Esse documento formaliza e notifica crimes às autoridades responsáveis, cedendo dados imprescindíveis, como nome dos agentes, vestígios, vítimas, instrumentos e produtos de crime, documentação, placas entre outras informações necessárias. Sendo assim, um instrumento que guia as investigações atua como uma base para operações policiais.

Sendo um documento oficial, o Boletim de Ocorrência tem valores expressos e reconhecidos na Administração Pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência entre outros. Diante dessas informações, é fácil justificar quão importante é tomar essa ação quando ocorre furto, roubo, ameaças, preconceitos, entre outros casos mais graves.

Registrar um boletim de ocorrência é assegurar-se de uma série de transtornos futuros, bem como colaborar para investigações e segurança de uma determinada área, delatando suspeitos, evitando, assim, que novos crimes aconteçam.

Onde fazer o Boletim de Ocorrência?

Saiba quais são as opções disponíveis para realizar o boletim de ocorrência:

Boletim de Ocorrência pela Internet

O boletim de Ocorrência pode ser registrado via Internet, permitindo ao cidadão formalizar ocorrências de perda, extravio ou roubo de celulares, documentos, carteiras, entre outros.

O documento emitido via on-line tem a mesma validade de um B.O registrado em uma delegacia. Mas, em alguns casos, serve como pré-agendamento para que se vá até o local indicado pelo departamento.

Delegacia de Polícia

Outra opção é ir em uma unidade de atendimento da polícia mais próxima.

Quando devo fazer meu boletim de ocorrência?

Quando o motivo da ocorrência for por queixa, isto é, calúnia, difamação e injúria ou por ações condicionadas à representação, por exemplo:

  • Lesão corporal leve;
  • Ameaça;
  • Apropriação indébita e outros.

O prazo para realizar o boletim é de 6 meses, a contar a partir da data do ocorrido, ou do dia que souber quem é o autor do fato. Mas, a dica é registrar na hora, para que não haja problemas futuramente.

Como fazer o Boletim de Ocorrência?

Boletim de Ocorrência: Onde e Como Fazer, Para Que Serve?

Acesse o site da Polícia Civil e clique no campo “hora marcada”. Selecione a opção “comunicação de ocorrência”, em seguida informe o CEP do seu endereço. Após registrada a ocorrência, será analisada por uma autoridade. Se ela for considerada de baixa gravidade, o B.O será disponibilizado no site.

Se a ocorrência for de maior gravidade, será agendado uma data para o indivíduo comparecer a uma delegacia, para efetuar a conclusão do boletim. Em caso de não comparecimento, o registro será cancelado.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, apenas crimes de roubo de carro e homicídio não podem ser pré-registrados. Para ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas, acesse o BRAT (Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito), serviço oferecido pela Polícia Militar.

As informações acima abordam tudo o que precisa saber para fazer seu Boletim de Ocorrência com segurança. Siga a dica e faça este documento, logo após o ocorrido; não perca tempo! Suas informações serão, como citadas anteriormente, muito importantes, para prevenir futuros problemas naquela região.