Caixa Econômica: É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Investimento?

A Caixa Econômica Federal é um dos principais bancos do Governo Federal, sendo conhecida como uma instituição que oferece soluções financeiras, cobrando taxas atrativas, com valores reduzidos.

Embora os produtos mais conhecidos do banco sejam as contas correntes, a Caixa Econômica também oferece opções para quem deseja investir seu dinheiro e fazê-lo render, seja em curto ou longo prazo.

E quais são as modalidades de investimento da Caixa Econômica Federal? Conheça todas elas, aqui, e saiba como aplicar suas economias no banco e aumentar seu patrimônio financeiro.

Tipos de investimento Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica: É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Investimento?

A instituição financeira governamental oferece diferentes tipos de investimento, abrangendo desde opções para perfis conservadores, até os mais agressivos e arrojados. Entre as modalidades estão:

Poupança

É o tipo de investimento perfeito para pessoas conservadoras. A poupança é garantida pelo governo, sendo gratuita e seguindo regras de rendimento estabelecidas pelo Banco Central.

O procedimento para ter uma conta poupança é simples: basta dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica e contratar o serviço, que é gratuito. O investidor pode realizar depósitos na conta e acompanhar rendimentos via aplicativo Caixa ou Internet Banking.

Há, ainda, a facilidade de poder sacar o dinheiro da conta no momento que precisar, com a chance de utilizá-lo para alguma eventualidade ou urgência financeira que surgir – o que não acontece em todas as modalidades de investimento.

Ações

Tipo que permite ao investidor operar na bolsa de valores por meio do Internet Banking. É uma opção que se destaca pela comodidade: é só realizar ordens de compra ou venda de ações pela Internet e débitos/créditos serão efetuados diretamente na conta corrente.

Outro diferencial desse tipo de investimento é que ele oferece dados e análises gráficas em tempo real, com histórico de valores e cotações de ações, permitindo realizar transações financeiras com maior segurança.

Por exigir um maior conhecimento sobre mercado e ações, esse investimento é indicado para quem tem perfil de moderado a agressivo. A contratação está liberada para correntistas, sendo feita pelo Internet Banking Caixa.

CDB

CDB é um título emitido pelo banco, para captar recursos junto aos clientes, garantindo-lhes rentabilidade do valor investido durante um determinado período, sempre combinado em contrato. Após o término do prazo contratual, o investidor recebe o valor corrigido.

Trata-se de uma opção segura, como a poupança, tanto que é garantida pela Caixa e pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Por isso, é indicado para quem possui perfil conservador e busca um investimento de baixo risco.

A contratação do CDB pode ser feita pelo Internet Banking Caixa, no caso de correntistas. Se não tiver uma conta no banco, dirija-se a uma agência e abra uma, para poder realizar o investimento.

Fundos de Investimento

Esta é uma modalidade coletiva de investimento, em que uma pessoa/especialista gerencia o dinheiro do fundo, potencializando sua rentabilidade. Existem diferentes tipos de fundos de investimentos, como o de renda fixa e ações.

Para saber qual fundo é mais indicado para seu perfil, procure uma agência da Caixa e converse com a equipe responsável por investimentos, a fim de sanar dúvidas. Caso já tenha conhecimento sobre o assunto, dá para contratar essa modalidade no Internet Banking Caixa.

Previdência

A previdência permite que o investidor planeje sua aposentadoria, passando a ter uma maior renda, quando finalmente parar de trabalhar. A compra de planos de previdência Caixa pode ser feita pessoalmente numa agência, via Internet Banking ou chat no site oficial do banco.

Tesouro Direto

Modalidade em que o investidor adquire títulos públicos federais e garante boa rentabilidade como retorno, especialmente se não efetuar a liquidação antecipada.

A contratação dessa opção é disponibilizada somente a correntistas da Caixa, seja por Internet Banking ou agência. É feito um cadastro, que habilitará o investidor a comprar os títulos públicos no site oficial do Tesouro. A Caixa, neste caso, atua como um agente de custódia, viabilizando o investimento e resgate dos títulos.

É seguro investir na Caixa?

Sim, principalmente por ser uma instituição financeira que segue leis do Banco Central e tem respaldo governamental. Caso ainda se sinta inseguro, comece com investimentos mais conservadores e depois parta para os moderados, arrojados e agressivos.

Como contratar os investimentos Caixa

  • Correntistas: boa parte dos investimentos disponibilizados pelo banco podem ser contratados pelo Internet Banking Caixa. Faça login no site ou aplicativo e verifique quais opções estão liberadas para você;
  • Não correntistas: dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido de documentos pessoais.