Candidatos à Presidência 2018 – Principais Concorrentes. Quem Será o novo Presidente do Brasil?

As eleições para a presidência do Brasil acontecem a cada 4 anos, e a próxima esta chegando. Mas, você sabe exatamente o que isso significa? A eleição é o maior símbolo da democracia, pois é por ela que o povo demonstra o seu poder. Por meio do voto, cada cidadão demonstra o seu desejo para o próximo presidente do Brasil.

Nas eleições, todo e qualquer cidadão, desde que apto a votar, pode escolher, entre os candidatos, o que melhor o representa para administrar o país. Esse é um símbolo da democracia, pois, nessa forma de governo, todos são iguais e todos devem escolher o futuro de sua nação.

 

candidatos a presidencia

Escolhendo a pessoa que irá administrar o país, o eleitor decide o seu futuro e o de toda a nação. As eleições para presidente acontecem em todos os cantos do Brasil, com o mesmo intuito: escolher quem irá governar. Obviamente que o número de votos para eleger o presidente deve ser muito alto, uma vez que na democracia a decisão é tomada pelo voto da maioria.

Quando serão as eleições?

Todas as eleições, tanto para presidente como para prefeito, têm seu primeiro turno no mês de outubro. O primeiro turno do próximo pleito eleitoral acontecerá no dia 7 de outubro de 2018. Caso haja a necessidade de um segundo turno das eleições presidenciais, esse acontecerá o dia 28 de outubro do mesmo ano. Ambos os dias caem em um domingo.

Nessa data, além do presidente, serão votados os candidatos aos seguintes cargos:

Embora as eleições ocorram apenas no mês de outubro, a partir do dia 1º de janeiro de 2018 todos os institutos de pesquisas de opinião pública podem realizar pesquisas eleitorais, mas, devem registrá-las perante à Justiça Eleitoral, de forma clara e objetiva, atendendo aos requisitos legais e normativos.

calendario das eleicoes

A partir do dia 1º de abril do ano eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará a veicular propaganda institucional no rádio e na TV, objetivando incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política. Será, também, da intenção do TSE esclarecer as regras do sistema eleitoral a todos os cidadãos.

Quais os supostos candidatos a presidente?

Ainda faltando alguns meses para a eleição acontecer de fato, já há alguns supostas candidatos à presidência. Veja:

Lula

Lula, embora muito cotado para as eleições de 2018, pode não participar por causa da confirmação de sua condenação, pela segunda instância, que aconteceu no mês de janeiro. Portanto, ele não será candidato nessas eleições.

Jair Bolsonaro

Mais conhecido apenas por Bolsonaro, o candidato do PSC pretende concorrer à presidência. É muito cotado e, nas pesquisas realizadas, figura em segundo colocado, atrás apenas de Luiz Inácio Lula da Silva — que não poderá concorrer.

Geraldo Alckmin e João Dória

Ambos pelo PSDB, os dois buscam viabilizar as suas candidaturas para presidente. O partido, embora tenha se pronunciado, ainda não oficializou quem concorrerá à presidência por ele.

Marina Silva

Como nos anos anteriores, Marina Silva pretende concorrer à vaga de presidente do Brasil. Ela está cotada pela filiação partidária REDE para concorrer às eleições de 2018.

Ciro Gomes

A candidatura do ex-ministro Ciro Gomes está praticamente certa para o partido PDT. O partido garante pronunciar-se em março de 2018, para oficializar Ciro Gomes como o seu candidato à presidência.

Manuela D’Ávila

A ex-deputada Manuela foi, recentemente, cotada e anunciada, não oficialmente, como candidata à presidente pelo PCdoB. Isso acabou com a possibilidade de integrar a chapa como vice do até então pré-candidato Lula, que, como já explicado aqui, não poderá concorrer a essas eleições.

Álvaro Dias

Ex tucano e famoso por ser crítico da gestão petista no Senado, Álvaro Dias é pré candidato pelo Podemos.

João Almoêdo

O ex-banqueiro está cotado para concorrer à presidência pelo partido NOVO. Apesar de não ser um nome popular, tem viajado bastante, realizando palestras e angariando eleitores.

Esses são os principais e possíveis candidatos à presidência do Brasil. Antes de escolher para quem dar o seu voto de confiança, analise muito bem as propostas e veja se o candidato realmente irá te representar.