Carta de concessão INSS: o que é, como funciona e mais.

INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, é responsável por arrecadar o dinheiro dos contribuintes que futuramente será sua aposentadoria, pensão ou ainda algum auxílio. Quando o contribuinte precisar receber ele terá que fazer o requerimento no INSS, que será concedido ou não através da carta de concessão do INSS.

Essa carta é importante para que o segurado entenda o seu benefício, saiba quanto irá receber e onde. Entenda melhor sobre a carta de concessão INSS e outros detalhes importantes sobre ela:

O que é carta de concessão INSS?

Carta de concessão INSS: o que é, como funciona e mais.

O INSS é responsável pelos pagamentos de auxílios aos seus contribuintes. Imagine ficar doente e não poder mais trabalhar. Neste caso, você irá passar pela perícia médica. Nessa perícia, o médico irá analisar o seu caso e averiguar se você tem condições ou não de trabalhar. Caso ele considere que você é incapaz de desenvolver suas atividades profissionais, o INSS irá liberar o benefício previdenciário auxílio-doença.

O mesmo acontece em outros casos, como de aposentadoria, auxílio-acidente, pensão por morte ou licença maternidade.

Após a perícia, o contribuinte receberá em sua casa pelos Correios a carta de concessão. O conteúdo dessa carta explícita as informações do benefício. Em caso de concessão, ela terá o número do benefício (que é o mesmo do processo) e o valor que irá receber mensalmente.

Há também outras informações, como a data do requerimento e data de início da vigência. Caso tenha benefícios atrasados, a carta informará o cálculo total. Guarde esse documento, pois você poderá utilizá-lo no futuro para revisão do valor do benefício. Além disso, será de grande auxílio caso o INSS passe por cortes de benefícios.

Se o contribuinte não receber o benefício, a carta de concessão INSS irá explicar os motivos.

Qual sua finalidade?

A função da carta de concessão INSS é informar se o benefício foi liberado ou não. Também poderá ser utilizado pelo beneficiário caso tenha problemas de corte do benefício ou ainda queira pedir uma revisão no valor.

O que fazer quando a carta de concessão INSS não chegar?

A carta de concessão chega até a residência do contribuinte pelos Correios. O prazo é de 20 a 30 dias após a concessão, ou seja, após a perícia médica. No entanto, em alguns casos a carta pode não chegar na data prevista. Se isso acontecer com você, o recomendado é acompanhar a situação pelo site da Previdência Social.

A grande vantagem é que você poderá acessar gratuitamente, de onde estiver. Basta ter acesso a internet. Além disso, no site você consegue realizar o acompanhamento detalhado do seu benefício.

Como acessar a carta de concessão pela internet?

Carta de concessão INSS: o que é, como funciona e mais.

Há duas maneiras de acessar o portal para consultar a sua carta de concessão. A primeira é entrar no site de Previdência Social e clicar em “INSS”, na coluna lateral à esquerda — é o primeiro tópico.

A outra maneira, muito mais prática é acessar diretamente o site do INSS pelo endereço eletrônico www.inss.gov.br. Na coluna lateral à esquerda você terá todos os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Procure pela opção “Carta de Concessão”, será o quarto item da coluna “Serviços”.

Na próxima tela, terá a informação de que se sua carta foi emitida a menos de 20 dias, você terá que aguardar o recebimento em sua casa. Clique em “Pedir carta de concessão” e em seguida clique em “entrar”. Digite seus dados (CPF e senha, caso não tenha poderá criar na hora). Feito isso, você poderá acompanhar todas as informações referentes ao seu cadastro.

Se você pediu um benefício, também poderá acompanhar a situação do mesmo.

Na coluna “Serviços”, clique na opção “Consulta de situação de benefício”. Na próxima tela, abrirá duas opções: “Acompanhar pedido” e o “Resultado de Perícia”. Nos dois casos você precisará digitar o número do benefício, a data de nascimento, seu nome e CPF.

Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato com o INSS pelo telefone usando o número 135. O atendimento funciona das 7h às 22h. Outra maneira de tirar suas dúvidas é dirigir-se até o INSS mais próximo de você. Se optar por ir até uma agência, não se esqueça de levar todos os seus documentos pessoais e, se já tiver, sua carta de concessão.