Cartão BNDES: como fazer? É seguro?

O cartão BNDES é um grande parceiro de micros, pequenos e médios empresários. Ele é usado por quem quer ampliar o seu negócio, conquistando mais ainda o mercado e aumentando seus lucros. É bem mais vantajoso do que os empréstimos convencionais. Quer saber mais sobre o cartão BNDES? Como fazer o seu? Veja tudo sobre ele e saiba se é seguro para o seu negócio:

Conheça o cartão BNDES

O cartão BNDES ou Banco Nacional do Desenvolvimento só pode ser solicitado por pessoas jurídicas, ou seja, para empresas com CNPJ constituído. Pode ser feito para MEI, produtores rurais com CNPJ, micro, pequenas e médias empresas. A ideia é que esse cartão ajude os empreendedores a crescerem, aplicando mais dinheiro na economia e empregando cada vez mais funcionários.

Para os negócios, o cartão BNDES possui uma boa lista de vantagens. Entre elas, o limite pré-aprovado é de até R$ 1 milhão. O cartão também possibilita realizar o financiamento automático em até 48 vezes e com parcelas fixas.

Para quem precisa investir constantemente em seu negócio, essa é a melhor oportunidade, pois não possui uma quantidade máxima de transações permitidas. Você pode usar quantas vezes forem necessárias, sem ter que ir ou ligar para o banco informar o seu gerente. Além disso, você decide a quantidade de parcelas de acordo com o que é melhor para você.

As taxas de juros aplicadas no cartão BNDES são as menores do mercado, quando comparamos aos empréstimos tradicionais – o que o torna mais chamativo e viável para os empreendedores.

Como fazer o cartão BNDES

Para ter o seu cartão BNDES é preciso que a empresa esteja em dia com seus deveres, como o pagamento de INSS, FGTS, RAIS e tributos federais. Se está tudo em dia, comece acessando o site oficial do BNDES:

  1. Acesse o site cartaobndes.gov.br;
  2. Clique em “Solicite seu cartão”;
    Cartão BNDES: como fazer? É seguro?
  3. Preencha os dados necessários, para concluir o pedido;
  4. Selecione o banco onde você já tem conta corrente;
    Cartão BNDES: como fazer? É seguro?
  5. Preencha a proposta de solicitação de cartão.

Apesar da solicitação ser feita on-line, você precisará ir ao seu banco, portando a sua documentação, para dar continuidade ao processo. Essa documentação inclui:

  • Contrato Social da empresa;
  • Atas de eleição dos administradores;
  • Balanço patrimonial;
  • CND — Certidão Negativa de Débito;
  • Certidão de regularidade do FGTS.

Feita a solicitação no site e levado os documentos, o cartão BNDES tem até 30 dias corridos para ser emitido e enviado a você.

É importante salientar que o cartão BNDES será emitido pelo banco onde você já possui conta com a bandeira Mastercard. Os bancos que trabalham com esse cartão são:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • BRDE;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santader;
  • Sicoob;
  • Sicred.

É seguro?

O cartão BNDES é seguro e pode ser solicitado por qualquer empresário que se encaixe na descrição acima. No entanto, é importante avisar que nem tudo pode ser comprado pelo cartão, apesar de ele ter uma lista bastante extensa dos itens permitidos.

No catálogo disponível no site do Cartão BNDES, você pode conferir quais produtos e fornecedores aceitam esse cartão. Infelizmente, não são todos os lugares que o aceitam, mas você pode avaliar a lista disponível e ver se algo realmente valerá a pena para o seu negócio.

Vale a pena fazer o cartão BNDES?

Tudo irá depender do seu objetivo. Se sua ideia é crescer e expandir seus negócios, mas não possui dinheiro para investir, o cartão BNDES pode ser sua alternativa correta. Com esse cartão, você tem as vantagens do crédito rotativo e o limite já pré-aprovado.

Também pagará as parcelas fixas, podendo projetar e controlar os investimentos realizados. Mas, antes de fazer o seu cartão, analise o catálogo e veja se o material que você precisa para crescer pode ser adquirido com o cartão BNDES.

Antes de solicitar o seu,é recomendável que você faça uma breve analise de seu negócio e da parte financeira. Veja quanto está disposto a pagar mensalmente e tente seguir esse planejamento, para não se enrolar no futuro. Afinal, a ideia do cartão é que ele ajude você a crescer e expandir seus negócios!