Cartão de Crédito Pré-Pago Internacional: Como Funciona?

O cartão de crédito pré-pago internacional, também conhecido como cartão TravelMoney, é usado por muita gente na hora de viajar, mas muitos ainda ficam em dúvida se vale a pena ter um possuem algumas perguntas frequentes. Veja nesse post, como funciona.

Como funciona?

O cartão pré-pago é um cartão de crédito que permite controlar melhor seu dinheiro, já que você usa apenas o valor que coloca como recarga. É muito usado em viagens internacionais, para evitar transtornos do cartão em qualquer caso de roubo.

Algumas empresas trabalham com cartões virtuais, permitindo que você tenha apenas o número do cartão e as demais informações necessárias, como seu saldo disponível, para compras via Internet. Essa modalidade, porém, não serve se você vai viajar e pretende levar dinheiro para o exterior de maneira mais segura.

Então, após solicitar seu cartão, você pode recarregá-lo sempre que necessário. Assim, compra dinheiro em moeda estrangeira e conta com a vantagem de pagar pela cotação do dia da compra — diferente de um cartão de crédito convencional, no qual o valor pago por US$1, por exemplo, que é definido de acordo com a cotação no dia em que a fatura é encerrada.

Como fazer compras?

Cartão de Crédito Pré-Pago Internacional: Como Funciona?

Para fazer compras usando qualquer cartão pré-pago, como o cartão VTM (Visa Travel Money),é preciso habilitar o cartão na moeda do país que você escolheu e ter informado anteriormente ao banco essas informações. Apenas ser internacional não é garantia de que funcionará no país onde você estiver.

Uma dica importante é para quando for utilizar o cartão não se esquecer de usar a opção crédito, pois, mesmo que pareça um cartão de débito, ele está classificado como crédito.

 

Como realizar saques?

Da mesma forma que você realiza saques em caixas eletrônicos no Brasil. A maioria dos Cartões Travel Money são aceitos em 200 países, então, dificilmente você terá problemas com isso. Vale lembrar que existe uma taxa para saque e o valor depende de cada financeira.

Cartão Pré-Pago tem limite?

Geralmente, para compras não, mas para saques sim, e esse limite também é variável em cada caixa eletrônico.

Qual moeda ele aceita?

As transações podem ser feitas em dólar, euro ou libra. Caso você precise de outra moeda, o cartão faz a conversão cobrando as taxas do dia.

Como fazer a recarga ou consultar o saldo?

Independente de qual seja, um cartão pré-pago internacional tem o objetivo de facilitar a sua vida e proporcionar segurança, então você pode fazer recargas e consultar o saldo pelo site oficial do cartão escolhido.

Quais são as taxas?

Também são variáveis em cada financeira, mas, geralmente, há uma taxa de manutenção de saquee IOF de 6,38%. Mesmo com essas cobranças, pode valer a pena ter um, por conta da praticidade e segurança.

Ao fazer as contas, você vai constatar se é melhor levar dinheiro ou usar o cartão. Dependendo do país a ser visitado, mesmo com o IOF, o cartão acaba valendo muito a pena.

Cuidados ao adquirir um cartão pré-pago

Não esqueça de escolher a bandeira do cartão, você já pode ir optando por uma que seja mais aceita na maioria dos estabelecimentos. Outro ponto importante é sempre lembrar que essa modalidade funciona apenas como dinheiro. Além disso, você não pode fazer parcelamentos com ele.

Onde adquirir um cartão pré-pago

Cartão de Crédito Pré-Pago Internacional: Como Funciona?

Atualmente, há várias empresas que oferecem cartões pré-pagos das principais bandeiras. Saiba mais sobre alguns cartões oferecidos no mercado brasileiro, antes de solicitar o seu cartão e verifique informações sobre preços e tarifas, junto à operadora:

PayPal

Já famoso por facilitar o pagamento em sites do mundo todo, o PayPal conta com um sistema bem interessante de cartão virtual e serve para compras nacionais e internacionais. Isto é, você faz seu cadastro, compra créditos e pode usar imediatamente esta nova forma de pagamento, pois não tem nada físico, sua conta é apenas digital.

Ele tem, ainda, uma calculadora que ajuda a saber quanto crédito, em real, você deve pagar para alcançar determinada quantia em dólares.

  • Tarifa de adesão: grátis;
  • Tarifa de recarga: grátis.

Western Union

A Wester Union (WU) é uma transnacional estadunidense, que opera em vários países nas suas vendas, oferecendo serviços financeiros, como conta bancária. Um destes serviços é o cartão pré-pago, o qual pode ser usado tanto para viagens internacionais, quanto para compras no exterior, pela Internet. Eles usam a bandeira MasterCard e você pode solicitar o seu pelo site da empresa ou em uma das várias lojas físicas da WU pelo Brasil.

A recarga também pode ser feita pela loja virtual, pela loja física ou pelo aplicativo da WU, que você instala em seu celular. Eles contam, também, com um cartão multimoeda, que permite a inclusão de até seis moedas diferentes:euro, libra, dólar americano, dólar australiano, dólar canadense e dólar neozelandês.

  • Tarifa de adesão: varia de acordo com o agente vendedor;
  • Tarifa de recarga: grátis.