Cartão SUS: quem pode fazer? Documentos necessários.

Quando necessitamos de atendimento médico na rede pública de saúde logo pensamos em separar apenas os documentos pessoais, como RG e CPF, mas esquecemo-nos de que o Cartão do SUS é tão importante para conseguir o atendimento quanto os demais documentos.

O cartão do SUS chama-se, na verdade, Cartão Nacional de Saúde, sendo um documento de identificação dos usuários do SUS de todo o Brasil.

Esse cartão nacional é a chave para facilitar a utilização do Sistema Único de Saúde por todo e qualquer cidadão que reside no país e utilize a rede pública de saúde, o SUS. Para isso, ele precisa ser identificando por uma numeração única nacional, que receberá ao solicitar o cartão do SUS.

O Cartão Nacional de Saúde é válido em todo território brasileiro e, além de ser essencial no atendimento médico do Sistema Único de Saúde, é o acesso a outros sistemas de saúde pública.

O que é necessário para fazer o cartão?

Cartão SUS: quem pode fazer? Documentos necessários. Fazer o cartão do SUS é importante para que você esteja sempre em dia com suas obrigações e seus documentos enquanto cidadão. Assim como seus demais documentos pessoais precisam estar em dia com os prazos de validade, o cartão do SUS deve fazer parte dos seus documentos relevantes.

Para fazer o seu cartão do SUS ou Cartão Nacional de Saúde é preciso realizar uma solicitação em um dos estabelecimentos de saúde da sua cidade. Quando for solicitar o seu cartão, lembre-se de levar um documento de identificação, como RG, CPF ou CNH e, se possível, leve um documento com foto atualizada, assim será mais fácil identificar você como um usuário do SUS.

Todas as informações que você passar ao atendente na hora da solicitação do seu cartão do SUS serão enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde, Postos ou Centros de Saúde, ou em um local determinado pela Secretaria de Saúde da sua cidade. Depois disso, você será informado dos procedimentos para aguardar seu cartão ficar pronto.

É válido ressaltar que cada município tem seu gestor de saúde, sendo que os critérios de solicitação para confecção do cartão do SUS podem ser alterados de uma cidade para outra. Ele é quem vai definir outras exigências para realização do cadastramento, emissão e entrega do cartão, ou qualquer outra solicitação que ele achar ser necessário e relevante.

Por isso, fique atento às informações que o atendente dará na hora da solicitação e siga o passo a passo estabelecido pelo seu município.

Cartão SUS online

Uma dúvida frequente é em relação ao cartão SUS on-line e se realmente é possível fazer essa solicitação pela Internet. No Portal de Saúde do Cidadão, você conseguirá realizar apenas um pré-cadastro. Lá, você deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e, ao final do preenchimento, receberá um protocolo do cadastro.

Com esse protocolo em mãos, você deverá se direcionar ao local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde da sua cidade, juntamente com os documentos pessoais, para validar esse pré-cadastro feito via Internet.

Depois, será gerado o número do Cartão Nacional de Saúde, que será impresso na hora, e você poderá utilizá-lo nos atendimentos da rede pública de saúde sem maiores problemas.

É bem simples e rápido! Esse pré-cadastro facilita na hora de realizar o pedido e agiliza o processo. Basta acessar https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/index.htm e preencher os campos solicitados.

Como solicitar a 2ª via do cartão SUS

Cartão SUS: quem pode fazer? Documentos necessários.

Caso você perca seu cartão, ou seja extraviado e haja a necessidade de solicitar a segunda via do Cartão Nacional de Saúde, você poderá fazê-lo pela Internet.

Para isso, acesse o Portal de Saúde do Cidadão e pesquise o seu número do Cartão Nacional de Saúde. Se você já possui o cadastro no Cartão Nacional de Saúde, todos esses dados estão armazenados no Portal e de forma simples você poderá tirar sua segunda via. Acessando a área restrita, o sistema gerará uma imagem do Cartão Nacional de Saúde para impressão em papel. Pronto! Sua segunda via já pode ser utilizada.

Posso imprimir meu cartão SUS?

Seu cartão SUS será impresso no local de solicitação do seu município, pelo atendente. Você poderá imprimir apenas a segunda via do seu cartão SUS caso seja necessário.

Levando seus documentos pessoais, seu cartão fica pronto rapidamente após a solicitação. Não deixe de pedir o Cartão Nacional de Saúde e utilizar a rede pública quando precisar!