CIEE BA – Como Funciona, Consulta Vagas e Endereços de Contato

O CIEE é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública. Entre os seus principais objetivos está o de contribuir com os Sistemas de Ensino e com a sociedade para formar e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

CIEE BA

Esse órgão está presente por todo o Brasil, e na Bahia já possui quatro unidades e postos de atendimento. Prestando serviço para os jovens que procuram muitas vezes uma primeira oportunidade de emprego.

Como funciona

O Centro de Integração Empresa-Escola disponibiliza ao estudante duas formas de se cadastrar na plataforma: se interessando pelas vagas de estágio ou pelo programa de Jovem Aprendiz.

Estágio

O Programa de estágio conforme descrito na Lei nº 11.788/2008, possibilita a entrada dos jovens no mercado de trabalho, e qualifica os mesmos para um emprego fixo. É importante que o estágio seja correspondente ao curso que o estudante está cursando.

Segundo a Lei, “é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

O CIEE BA, oferece vagas de estágio para todos os estudantes que estejam devidamente matriculados e que tenham frequência nos cursos tanto de ensino público quando de privados. Desde o Ensino Médio até o Ensino Superior.

Todos os estágios contam com uma supervisão. E somente jovens a partir de 16 anos que estejam matriculados a partir do Ensino Médio podem se candidatar as vagas.

Jovem Aprendiz

Já o programa de Jovem Aprendiz, foi criado pela Lei nº 10.097/00, que propõe um número obrigatório nas empresas para que o jovem seja acrescido na empresa. O CiEE BA, possui parceria com empresas, e implanta a aprendizagem, disponibilizando capacitação, avaliação e acompanhamento da família e empresa. Ao fim do curso, o estudante ganha um certificado e está apto para a contratação de jovens aprendizes.

Para se candidatar para essas vagas é necessário ter de 14 a 24 anos, cumprir uma carga horária de quatro a seis horas no máximo que ficam divididas entre atividades práticas e teóricas. A renumeração corresponde a base do salário mínimo de acordo com o número de horas trabalhadas.

ciee

Consulta de vagas

Para que você possa se candidatar a uma vaga, é preciso primeiramente fazer um cadastro no site oficial. Será necessário preencher todo o formulário, inclusive as informações pessoais, tenha em mãos todos os documentos.

Em seguida, retorne para a página principal e clique na no botão “Estudante” e na barra lateral clique em “Banco de vagas” e pesquise de acordo com a área que você procura. Para isso é necessário estar cadastrado e logado no site.

Endereços de contato

Para ter acesso a todas as unidades e postos de atendimento do CIEE, você deve acessar o site oficial da instituição www.ciee.org.br e procurar por “Localize o CIEE mais próximo de você”.

Para facilitar a sua busca, selecionamos as unidades do CIEE BA para você entrar em contato:

– Unidade Itabuna (BA)

Endereço: Av. Duque de Caxias, 359 – Centro – Itabuna, BA

Telefone: 3003-2433

– Unidade Feira de Santana (BA)

Endereço: Av. Maria Quitéria, 2381, Feria de Santana – BA

Telefone: 3003-2433

– Unidade Camaçari

Endereço: Rua Sabiá, 1 quadra 4 lote – Camaçari de Dentro, Camaçari – BA

Telefone: 3003-2433