CIEE RJ – Como Funciona? Como Consultar?

Você provavelmente já ouviu falar do CIEE – o Centro de Integração Empresa-Escola, associação civil de direito privado que há 54 anos atua sem fins lucrativos e de fins não econômicos para dedicar-se ao futuro da juventude através de programas de aprendizagem e estágio.

Entenda como o CIEE RJ (CIEE Rio de Janeiro) funciona, para que ele serve realmente, como as vagas são ofertadas e como você pode consulta-las.

ciee-rio

Como funciona o CIEE RJ?

O CIEE é visto como uma entidade de assistência social, pois tem a exclusiva tarefa de intermediar a entrada de estudantes no mercado de trabalho em todo o território brasileiro por meio dos programas de estágio e jovem aprendiz.

Só no estado do Rio de Janeiro, são mais de 20 unidades (entre postos e unidades de operação) do CIEE, sendo que a sede se localiza justamente na capital, Rio de Janeiro.

É importante que se entenda que os programas do CIEE RJ são, para grande parte dos estudantes, a única e principal possibilidade para conseguir o primeiro emprego. Ambos os projetos possuem parcerias com diversas escolas e empresas – dependendo da cidade, as prefeituras também se associam para dar ainda mais visibilidade a essas oportunidades.

Todos os serviços para os estudantes são gratuitos! Mas é muito importante que você saiba a diferença entre o estágio e o programa Jovem Aprendiz Legal:

  • Estágio:

Representa um período supervisionado, desenvolvido a fim de complementar a formação do estudante, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. O programa de estágio exige idade igual ou superior a 16 anos, cursando Ensino Médio, Técnico ou Superior.

  • Jovem Aprendiz Legal:

É um programa que tem como intuito preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho. Nesse caso, ele tem base legal através da Lei da Aprendizagem, sendo que os jovens devem possuir entre 14 e 24 anos incompletos, além de estarem cursando ou completado os ensinos Fundamental ou Médio.

As empresas parceiras do CIEE RJ incluem as vagas e aguardam que a entidade entre em contato com candidatos que coincidam com a função ou mesmo quando o estudante observa a vaga e demonstra interesse.

Como consultar vagas no CIEE RJ?

Como estudante carioca, você pode se inscrever no CIEE RJ para ter acesso a vagas que combinem com o seu perfil. Por isso, aprenda agora como fazer o seu cadastro gratuito na base do CIEE!

Cabe mencionar que o CIEE RJ possui site próprio, entretanto até o momento do texto atual ele se encontra indisponível para acesso. Por isso, a orientação é que você realize seu cadastro pelo site oficial do CIEE.

Primeiro, acesse o site do CIEE (https://portal.ciee.org.br/) e siga o tutorial:

1 – Na página inicial do CIEE, você encontra um menu bem claro com 3 opções: “Empresas”, “Estudantes” e “Escolas”.

Passe o cursor do mouse sobre “Estudantes” e note que na aba “Serviços” existe “Fazer meu cadastro no CIEE”. Clique ali.

Outra alternativa é clicar em “Acessar/Cadastrar”, no topo direito da página. Lá, você segue clicando em “Estudante – Cadastre-se”.

2 – Na aba que se abrirá, você começa a preencher seus dados pessoais.

Isso inclui as informações gerais (como nome completo, data de nascimento, estado civil e CPF), endereço e contato. Caso você queira que o CIEE RJ envie SMS e/ou notificações via WhatsApp, basta manter as autorizações selecionadas. Quando preencher tudo, clique em “Próximo”.

3 – Na próxima tela, você terá que preencher os dados sobre sua escolaridade.

Escolha o seu nível de curso (se é superior, médio, técnico, fundamental, etc.). Dependendo da escolha, você irá responder o formulário.

4 – Conclua o cadastro adequadamente e pronto. Você agora tem a chance de visualizar vagas que combinam com seu perfil de estudante.

Você pode (e deve) acessar todos os dias o Portal CIEE para verificar a disponibilidade de vagas que se enquadram com o seu perfil. Para isso, basta acessar a página inicial do CIEE RJ, fazer seu login e checar as oportunidades.

Endereços de contato CIEE RJ

Se você deseja se deslocar até uma agência do CIEE RJ para tirar alguma dúvida ou mesmo quando precisar ir até lá para pegar o encaminhamento para alguma entrevista, o endereço será necessário – assim como um telefone de contato.

Por isso, você pode pesquisar através do site, quais são todos os dados das unidades CIEE do Rio de Janeiro. Basta selecionar a gerência e clicar em “Buscar”.

Como dito anteriormente, a sede se localiza na capital, Rio de Janeiro, no endereço: Rua da Constituição, nº 65/67 – Centro. Caso queira entrar em contato por telefone, ligue para: (21) 3535-4545.

Algumas dúvidas já podem ter sido esclarecidas e estão disponíveis no site. No menu ao lado esquerdo de sua tela, clique em “Fale com o CIEE” e clique novamente em “Fale com o CIEE”, logo abaixo de Perguntas Frequentes – a partir disso, selecione o seu perfil para ler as perguntas mais frequentes e sanar alguns de seus questionamentos!