CIEE SC: Como Funciona, Consulta Vagas, Endereços de Contato

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que visa realizar a transformação social de jovens brasileiros ao oportunizar que eles possam ter uma iniciação ao mercado de trabalho, além de oferecer capacitação profissional para que empresas e instituições diversas possam recrutá-los.

A instituição promove uma verdadeira integração entre o chamado mundo do trabalho e o ambiente educacional, oferecendo credibilidade em prol do desenvolvimento social do país.

Atuante em todo o Brasil, o CIEE também possui uma forte atuação em Santa Catarina, com mais de 20 unidades espalhadas por todo o Estado, visando fazer a ponte entre as empresas e os jovens estudantes que buscam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.O jovem pode conseguir uma oportunidade de trabalho pelo CIEE SC de duas formas: via estágio e pelo programa Jovem Aprendiz, aos quais falaremos sobre cada um, separadamente, a seguir.

Estágio

O estágio está definido atualmente pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que coloca o estágio como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo do estudante”. O estágio deve compor o itinerário formativo do estudante, fazendo parte do projeto pedagógico do curso ao qual ele estiver estudando.

Desta forma, o CIEE SC oferece vagas de estágio de interesse curricular, que podem ser obrigatórias ou não, e que são indicadas a estudantes matriculados e frequentes nos cursos da rede de ensino público e privado, a partir do Ensino Médio, mas, também, válido para a Educação Profissional, Ensino Superior e Educação Especial.

Os estágios devem ser feitos com acompanhamento e supervisão da coordenação da instituição de ensino e podem ser realizados junto a pessoas jurídicas de direito privado ou público, assim como a profissionais liberais. Para tornar-se apto a participar do processo seletivo de estágio do CIEE SC, é necessário ter a partir de 16 anos e estar matriculado no Ensino Médio.

Jovem Aprendiz

Já o Jovem Aprendiz foi criado pela Lei nº 10.097/00, que define uma cota obrigatória nas empresas para a profissionalização de adolescentes e jovens. O CIEE SC atua em parceria com as empresas, implantando o programa de aprendizagem, que consiste em dar aos jovens capacitação, avaliação periódica, acompanhamento na empresa e na família, por meio de um gestor. Ao término do curso, os estudantes ganham um certificado de aprendizagem e tornam-se aptos para participar do processo de contratação de aprendizes.

Podem candidatar-se a esse programa jovens de 14 a 24 anos. A jornada de trabalho pode ser de quatro a seis horas, divididas entre atividades práticas no trabalho e teóricas no CIEE SC. A remuneração, portanto, tem por base o salário mínimo por hora trabalhada. O contrato de trabalho é de, no máximo, dois anos, com direito a todos os benefícios concedidos aos demais funcionários.

Como candidatar-se a uma vaga

Para candidatar-se no CIEE SC, é preciso que você, primeiramente, faça um cadastro no site oficial da entidade. Em seguida, clique no botão “Cadastro”, que fica na página inicial. Abrirá uma tela para a realização do cadastro, na qual você precisará preencher todos os dados solicitados pelo formulário, incluindo informações pessoais, documentos, endereço, escolaridade, conhecimentos e dados socioeconômicos. Para isso, é importante ter em mãos seus documentos pessoais.

Após preencher todos os campos, você deverá salvar o seu cadastro e enviar pela plataforma virtual do CIEE SC. Em seguida, retorne à página principal e clique no botão “Vagas”, para procurar uma oportunidade de estágio ou de trabalho pelo Jovem Aprendiz, que se encaixe em suas possibilidades.

Caso você encontre alguma oportunidade, será preciso anotar o código da vaga, bem como todas as informações fornecidas no site e dirigir-se a uma unidade do CIEE SC de sua cidade (para saber o endereço, clique aqui), para receber a carta de encaminhamento e leva-la à empresa durante o processo seletivo. Pode ser que haja uma seleção prévia no próprio CIEE SC, com direito à entrevista e ao encaminhamento do curso de preparação, em especial se a vaga for para o Jovem Aprendiz.