CNH Digital: Como Funciona? Quem Pode ter? Veja o processo aqui

Quem já foi abordado pelas autoridades do trânsito e estava sem a carteira de motorista sabe que essa ação rendia uma multa de R$88,00 e mais 3 pontos na carteira. Com a  CNH  Digitalesse problema acabou, afinal todos os estados brasileiros devem disponibilizar para os condutores o aplicativo de habilitação eletrônica.

Apesar de toda essa praticidade, a CNH Digital ainda não vai substituir a versão impressa, entretanto, ambas podem ser utilizadas para consulta às autoridades de trânsito, por meio do dispositivo móvel.

Todos os brasileiros habilitados podem ter a CNH Digital, desde que tenham a versão mais atualizada da carteira de habilitação física. Os condutores que emitiram ou renovaram sua habilitação a partir de maio de 2017 já possuem esse novo documento, que vem com um QR CodePara quem tem a versão antiga, é preciso renovar a CNH, antes de pedir a versão digital.

Nesse caso, não é necessário esperar vencer a CNH para pedir a renovação.

Como funciona a CNH Digital?

CNH Digital: Como Funciona? Quem Pode ter? Veja aqui o processo.

Os condutores que já possuem a CNH com o QR Code podem cadastrar-se no site do Denatran – alguns estados estão oferecendo a emissão gratuita, outros cobrando um valor variante.

Depois do cadastro, o aplicativo deve ser baixado no celular, servindo para consultas do documento, compartilhamento por e-mail e outras situações que exigem a apresentação da CNH.

Essa nova ferramenta tecnológica permite que, em breve, o condutor possa consultar rapidamente a questão da pontuação e também ser avisado quando a CNH está próxima do vencimento.

Caso o celular seja roubado, o condutor poderá entrar no site do Denatran e fazer o bloqueio do documento. No entanto, isso só poderá ser feito por quem tem o certificado digital, para os demais é recomendado ir pessoalmente ao um posto do DETRAN.

Para os condutores que querem tirar o certificado digital, isso deve ser feito pelas empresas especializadas, como a SERASA e os correios. O custo é de R$164,00 ao ano. Vale lembrar que o certificado digital não é obrigatório, o condutor só faz se ele julgar necessário.

Como obter a CNH Digital? Passo a Passo

O procedimento para obter a CNH digital é relativamente simples, confira:

  1. Se você já tem o documento com o QR Code, pode cadastrar-se no site do Denatran;  caso não tenha, é preciso fazer a renovação da carteira de motorista, não precisando esperar pelo vencimento;
  2. Na esquerda da tela, clique na categoria “Cadastro”. Assim que você terminar de preencher os dados, o site avisa que enviou um e-mail de ativação de cadastro;
  3. Olhe seu e-mail e ative o cadastro;
  4. Nessa etapa, você precisa ir ao posto de DETRAN, local onde você emitiu a sua CNH impressa, para confirmar os dados. Caso, você opte em comprar o certificado digital, pode fazer essa confirmação on-line.

Depois de tudo confirmado, agora é hora de baixar o aplicativo da carteira nacional de habilitação eletrônica, disponível para aparelhos Android e iOS. O aplicativo é gratuito, nomeado como SEPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Para acessar o aplicativo, o condutor deve digitar o código de ativação, que o Denatran enviará no e-mail dos condutores cadastrados. Depois disso, deve ser criado uma senha de 4 dígitos, para acessar a CNH Digital sempre que tiver necessidade.

Para consultar a CNH Digital, o condutor deve ter acesso à Internet, pelo menos para o primeiro acesso, pois a habilitação estará disponível off-line com o uso da senha. A autenticidade do documento é comprovada pelo certificado digital ou QR Code.

Os condutores devem estar com a bateria devidamente carregada, pois, em caso de solicitação do documento por autoridades de trânsito, certamente levará multa e pontos na carteira.

A vantagem da CNH Digital é que o condutor não precisa mais carregar a versão impressa no dia a dia, sendo mais prático a sua utilização on-line para qualquer tipo de consulta.