Como consultar minha previdência social? Aprenda aqui

A previdência é conhecida como uma forma de prevenção do governo para que o trabalhador esteja protegido em casos extremos de riscos econômicos, por exemplo, doenças, velhice ou desemprego.

Ela é uma participação obrigatória que todos os trabalhadores brasileiros registrados pelo regime de CLT precisam contribuir. Aqui no Brasil, o órgão que administra o seguro é o Ministério do Trabalho e Previdência Social, sendo o INSS a autarquia federal que manuseia as políticas relacionadas.

Como consultar minha previdência social?

Quer saber qual é o valor da sua previdência social disponível? Esse procedimento pode ser feito pela Internet, de maneira super rápida e segura.

Você precisará criar o seu cadastro no site do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Veja, abaixo, como funciona esse processo completo, por meio do passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Meu INSS, no link https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/;
  2. Agora, você precisará clicar no botão “Entrar”, localizado no canto direito superior;
    Como consultar minha previdência social? Aprenda aqui
  3. Clique então em “Login”;
    Como consultar minha previdência social? Aprenda aqui
  4. Se você já está cadastrado na plataforma Cidadão.br, basta preencher com o seu número de CPF e a sua senha correspondente. Caso contrário, deverá clicar no botão “Cadastre-se”;
    Como consultar minha previdência social? Aprenda aqui
  5. Selecione entre as três opções disponíveis para fazer seu cadastro, entre elas: Internet ou presencialmente, indo até uma agência da previdência ou em um dos bancos autorizados;
  6. Se optar pela Internet, você será redirecionado a uma nova página, na qual deverá preencher com: CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado de nascimento. Por fim, clique em “Não sou um robô” e vá para “Próximo”.
    Como consultar minha previdência social? Aprenda aqui

Depois disso, você terá que responder uma verificação do seus dados, por meio de várias perguntas pessoais sobre o seu seguro – tudo isso é feito para verificar a sua identidade e veracidade do que está sendo dito.

Uma dica é estar com a sua carteira de trabalho em mãos, pois isso facilitará o processo e você terá os dados certinhos do que precisa preencher. Além disso, terá que saber quais foram os nomes das empresas que trabalhou, o tipo do benefício que recebia, qual foi o ano de admissão do seu último emprego, os anos em que contribuiu e os valores, além de se houve cancelamento do benefício.

Pronto, agora você já possui o seu cadastro no site oficial da Previdência Social e pode fazer, quantas vezes quiser, a consulta da situação do seguro. Ainda, é necessário prestar atenção à senha aleatória que o portal gerará, sendo necessário que você troque ela por alguma outra.

Outros serviços disponíveis no Meu INSS

Ao realizar o seu cadastro no “Meu INSS”, você também terá acesso a vários outros tipos de serviços disponíveis – tudo pela Internet -, aumentando a sua praticidade e o seu acesso à informação.

Entre eles:

  • Consulta de Revisão de Benefícios;
  • Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual;
  • Localização de Agências;
  • Agendamento de Perícia Médica para Aposentadoria, Auxílio Doença ou Invalidez;
  • Consulta de Declaração de Benefício Nada Consta;
  • Carta de Concessão;
  • Serviço de agendamento de atendimento on-line à Previdência.

O portal do Meu INSS foi criado exatamente com o intuito de diminuir as filas nas agências da Previdência Social. Várias consultas simples e mais fáceis podem ser encontradas com o canal. Vale lembrar que o acesso é completamente gratuito.

Os resultados da perícia da sua previdência social podem levar entre 15 até 30 dias, principalmente em casos de auxílio doença. Outras situações podem demorar até 45 dias, levando em conta que não se tenha nenhuma pendência por resolver, caso contrário, pode considerar mais alguns dias até que tenha os resultados – se esse for o seu caso, corrija o quanto antes.