Como morar na Alemanha – Confira o procedimento completo

Morar na Alemanha é uma boa alternativa para os brasileiros que procuram ter uma experiência diferente no exterior, num país que não seja de língua inglesa ou espanhola.

O motivo disso está na qualidade de vida oferecida pelo país, que é uma potência da Europa, apresentando sistema de saúde eficiente, ensino público eficaz, segurança de alta qualidade e um mercado financeiro movimentado, com indústrias renomadas mundialmente.

Mas, morar no país não é fácil: os interessados devem cumprir alguns requisitos para residir legalmente na Alemanha. Confira, a seguir, quais são eles e demais informações importantes.

Requisitos para morar na Alemanha

Ter visto que autorize a residência

Como morar na Alemanha - Preço médio, requisitos. Confira o procedimento completo

Sem o visto que permite a residência, o imigrante é considerado ilegal e pode ser deportado. Por isso, para evitar complicações e surpresas desagradáveis,é essencial ter o visto.

Comumente, o governo alemão fornece diferentes tipos de visto que se enquadram na categoria de temporário ou indefinido, sendo ideais para quem deseja morar por um período no país ou por tempo indeterminado, respectivamente.

Comprovar ter recursos financeiros para manter-se no país

Não importa qual seja o seu tipo de visto (temporário ou indefinido), é obrigatório comprovar que possui recursos financeiros para permanecer no país, ainda que seja apenas por um curto período (no caso de trabalhadores).

Ter passaporte válido

Por passaporte válido entende-se aquele que tem, pelo menos, 6 meses de prazo, contados a partir da data do pedido do visto. Caso o passaporte não atenda a esse pré-requisito, será preciso tirar outro.

Possuir comprovante de residência

O imigrante precisa comprovar às autoridades onde ele pode ser encontrado. Daí a necessidade de apresentar um comprovante de residência, que pode ser desde casas de parentes, amigos, hotel ou imóveis alugados.

Ter seguro (estadias temporárias)

No caso de residências temporárias, ter um seguro que cubra gastos médicos é obrigatório. Portanto, é preciso contratá-lo antes de sair do Brasil, para evitar dor de cabeça ao chegar no país.

Tipos de visto para morar na Alemanha

Visto de estudante

É destinado a quem deseja morar e estudar na Alemanha. Esse tipo de visto costuma ser temporário e renovável para quem está matriculado em universidades. Para obtê-lo, é preciso comprovar a matrícula na instituição de ensino.

Visto de trabalho

Os mais comuns são os vistos para AuPair, estagiários, de procura de emprego, profissionais que foram transferidos ao país ou aqueles que conquistaram a vaga no Brasil e viajam à Alemanha para ocupar o cargo.

Visto para empreendedor

Dado a quem deseja abrir uma empresa no país. Para isso, é preciso comprovar ter, pelo menos, 250 mil Euros para investir, abrir a empresa e empregar 5 pessoas, no mínimo. Se o negócio der certo, é possível garantir um visto de permanência ilimitado para o empreendedor e sua família.

Dá para morar com visto de turista?

Sim, porém apenas pelo período de validade do visto. Quando ele atingir a data máxima, é obrigatório o retorno ao Brasil. Se quiser voltar para a Alemanha, será preciso iniciar o processo de visto novamente.

Custo de vida na Alemanha

O custo de vida no país varia entre as cidades. Se optar por morar em Berlim, que é considerada uma das cidades mais caras da Alemanha, os valores aproximados são:

Aluguel

Pretende morar no centro de Berlim? Então, prepare-se para desembolsar cerca de 700 Euros mensais no aluguel de um apartamento pequeno. Se morar fora do centro, o custo da locação é de aproximadamente 450 Euros.

Serviços

Contas de serviços básicos, como água, energia elétrica, aquecimento, coleta de lixo, Internet e telefonia, totalizam cerca de 250 Euros por mês.

Mercado

A compra do mês para até duas pessoas (com consumos pequenos/moderados) costuma ficar entre 150 a 200 Euros. Se preferir comer fora, lanches podem ser garantidos a partir de 6 Euros e pratos por um valor inicial de 12 Euros.

Transporte

Os gastos com transporte costumam ficar entre 80 a 100 Euros. Vale a pena conferir bilhetes de passagens múltiplas, que permitem economizar, se fizer muitas viagens.

Moeda nacional da Alemanha

O país tem como moeda oficial o Euro, que apresenta valor mais atrativo, especialmente em relação a outros países europeus, como a Inglaterra.

Direitos do imigrante na Alemanha

  1. Liberdade profissional (podem atuar em qualquer área) e de expressão;
  2. Igualdade perante a lei (todas as pessoas são iguais, independentemente da sua nacionalidade);
  3. Livre circulação (imigrante pode morar e transitar por onde quiser, inclusive viajar para outros países);

Acesso ao ensino público e ao sistema de saúde (imigrante e familiares)