Como passar em concursos? 5 dicas top

Apesar da instabilidade política e dos problemas que alguns estados vêm tendo com seu funcionalismo público, muitas pessoas desejam a estabilidade e a progressão do funcionalismo público para si, e por isso precisam saber como passar em concursos.

Exatamente por isso estamos trazendo 5 dicas top de como passar em concursos, mostrando que é possível, apesar de um pouco difícil, e que o trabalho compensa, especialmente em áreas mais específicas.

Lembrando sempre que estudar é indispensável e que nem sempre a convocação para assumir vagas no funcionalismo público é imediata, então é importante manter-se trabalhando em outras funções para não desestabilizar sua vida financeira.

1 – Faça do estudo um hábito

Habituar-se a estudar algumas horas por dia pode ser importante tanto para passar no concurso quanto para manter-se por dentro das novidades da sua área, ou ainda apenas manter-se informado. Conhecer seus limites e usar técnicas como a pomodoro ajuda muito a desenvolver suas habilidade se a se manter sempre eficiente no ambiente de prova.

Importante também saber quais são suas fraquezas e potenciais frente às matérias dos concursos, e distribuir seu tempo de estudo na proporção de 2:1 das suas fraquezas para seus potenciais.

2 – Faça sempre simulados e entre no máximo de concursos possíveis

É importante saber que os concursos públicos seguem um padrão, e para pessoas que não os conhecem, eles são ainda mais difíceis. Conhecer os padrões e fazer bom uso desse conhecimento faz com que você tenha muito mais chances de ir bem em um concurso que te interesse.

Para concursos mais básicos, qualquer concurso do mesmo nível serve como treino, mas no caso de concursos mais específicos, como os para forças policiais e para cargos no judiciário, as situação é um pouco diferente.

Fazer simulados e provas dos anos anteriores vão te ajudar muito também, mas é sempre importante fazê-las dentro do ambiente mais próximo possível, até para que você perca o nervosismo e se acostume com o tempo de exame.

3 – Atenção ao estudo dos idiomas

Não estamos dizendo isso para te desmotivar, mas é indispensável saber um novo idioma, principalmente o inglês. Hoje quem não sabe outra língua fica perdido e pode perder pontos preciosos na prova. E concurso, 1 ponto a menos já te deixa 30 posições ou mais atrás da concorrência.

Isso se deve à alta concorrência de todo e qualquer concurso, tanto que a expressão “concurseiro” se tornou comum para discriminar aquelas pessoas que estão fazendo concurso há mais tempo. Tenha fé, mas não se pressione demais. E se não puder pagar um curso de idiomas, existem ferramentas grátis como o duolingo ou babel, que podem ajudar no aprendizado.

4 – Mantenha sua saúde em dia, tanto física quanto mental

Manter-se saudável, tanto física quanto mental e emocionalmente é importantíssimo para essa questão. Uma das maiores questões disso é a alta quantidade de pessoas envolvidas com concursos e vestibulares que acabam desenvolvendo problemas emocionais e psicológicos, chegando ao extremo de cometer suicídio por ter falhado em mais uma prova.

Lembre-se de se divertir, descansar e fazer exercícios físicos, pois isso pode te ajudar a ter um melhor rendimento no concurso.

5 – Não desista

A maioria das pessoas que estão em bons cargos públicos fez concurso por anos, então a dica mais importante de como passar em concursos é nunca desistir. Manter-se fazendo os concursos, estudando e criando algo é algo extremamente interessante.

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!