Como saber se o político é ficha limpa? Consulta passo a passo

O Brasil já passou por muita corrupção, lavagem de dinheiro e, até mesmo, escândalos. Nesse cenário, os políticos brasileiros chamam a atenção, afinal, é difícil saber quem é realmente um bom político defensor dos direitos dos cidadãos e quem é o corrupto, não é mesmo? Errado! Com a lei da ficha limpa e as ferramentas disponíveis, todo eleitor pode (e deve!) consultar se o candidato em potencial é ficha limpa.

A ficha limpa permite conhecer a situação e o histórico de cada político brasileiro. É possível saber se o que ele declara em seu imposto de renda é realmente compatível com seu salário. Isso possibilita eleger políticos sérios e diminuir o risco de escândalos e corrupção em território nacional. Quer saber como ver a ficha dos candidatos? Confira:

como saner se candidato tem ficha limpa

Ficha limpa – Entenda o que é

A lei da ficha limpa (lei complementar nº 135/10) define quais candidatos são elegíveis e quais são inelegíveis. Ou seja, é preciso estar de acordo com essa lei para poder se candidatar e ser eleito nas eleições.

O candidato que segue todas as recomendações e se enquadra em todos os requisitos morais é considerado “ficha limpa”. Já os candidatos que não se encaixam nesses termos são chamados de “ficha suja”.

A última alteração na lei fez com que ela se tornasse mais rígida, levando a população a se preocupar mais em saber sobre o histórico e a situação do seu candidato. Afinal, essa lei surgiu devido ao interesse da população em escolher melhor os seus representantes no governo.

Como funciona a Lei da Ficha Limpa

Um candidato torna-se inelegível quando:

  • Procura votos por vias ilícitas;
  • Está proibido de exercer sua profissão por infração profissional;
  • For demitido de serviço público por processo administrativo;
  • Candidatos eleitos que perderem seu cargo por infração à Constituição Estadual ou à Lei Orgânica do Município (válida para governador e seu vice e prefeito e seu vice);
  • Condenado por crime contra administração pública (lavagem de dinheiro, envolvimento em organização criminosa ou tráfico de drogas);
  • Improbidade administrativa: contas de governo rejeitadas.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, se um candidato for pego em um desses requisitos, ele sofrerá impedimento para concorrer a qualquer eleição durante 8 anos. Todos os processos que julgam abuso de poder de autoridade ou poder econômico dos políticos têm prioridade sobre outros.

É importante frisar que a lei abrange casos antes de sua publicação, em 2010.

Como saber se o político é ficha limpa

Escolha candidatos ficha limpa

Mas, afinal, você sabe porque deve escolher candidatos com a ficha limpa?

Note que a lei abrange aspectos em que o possível candidato cometeu fraudes ou ainda causam problemas à administração pública. Ela também trata da compra de votos e prática inaceitável que leva à inelegibilidade de qualquer candidato a qualquer cargo público.

Ou seja, a lei da ficha limpa faz uma faxina nos possíveis candidatos a um cargo público, restando apenas aqueles que seguem leis, normas e padrões morais. A ideia é que isso resulte um governo livre de corrupção.

Por esse motivo, antes de decidir o seu voto final, analise o histórico e a situação do seu candidato. Veja se a ficha dele está limpa ou suja. Não sabe como verificar? Confira nesse passo a passo:

lei da ficha limpa ranking

Passo a passo para saber se o político é ficha limpa

A consulta é feita on-line e gratuita. Você pode conferir quantas vezes quiser e quantos candidatos quiser.

O TSE — Tribunal Superior Eleitoral — disponibiliza todas as informações dos candidatos, como bens, certidões, valor gasto, doações e outras informações pertinentes à sua candidatura on-line. Para ver, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/
  2. Verifique o ano eleitoral que deseja verificar, se for preciso alterar:
    1. Clique em “Eleições Anteriores”;
    2. Clique no ano eleitoral desejado;
    3. Clique em “Sim”.
      lei da ficha limpa consulta
  3. Se o ano eleitoral estiver ok, clique na região brasileira desejada;
  4. Posicione o mouse em cima do estado do candidato;
  5. Clique em “Candidatos”;
  6. Digite a cidade e clique nela;
  7. Clique no nome do candidato.

Na próxima tela, você terá todas as informações sobre o candidato. Repita o passo a passo com quantos candidatos desejar consultar.