O Brasil já passou por muita corrupção, lavagem de dinheiro e, até mesmo, escândalos. Nesse cenário, os políticos brasileiros chamam a atenção, afinal, é difícil saber quem é realmente um bom político defensor dos direitos dos cidadãos e quem é o corrupto, não é mesmo? Errado! Com a lei da ficha limpa e as ferramentas disponíveis, todo eleitor pode (e deve!) consultar se o candidato em potencial é ficha limpa.
A ficha limpa permite conhecer a situação e o histórico de cada político brasileiro. É possível saber se o que ele declara em seu imposto de renda é realmente compatível com seu salário. Isso possibilita eleger políticos sérios e diminuir o risco de escândalos e corrupção em território nacional. Quer saber como ver a ficha dos candidatos? Confira:
Ficha limpa – Entenda o que é
A lei da ficha limpa (lei complementar nº 135/10) define quais candidatos são elegíveis e quais são inelegíveis. Ou seja, é preciso estar de acordo com essa lei para poder se candidatar e ser eleito nas eleições.
O candidato que segue todas as recomendações e se enquadra em todos os requisitos morais é considerado “ficha limpa”. Já os candidatos que não se encaixam nesses termos são chamados de “ficha suja”.
A última alteração na lei fez com que ela se tornasse mais rígida, levando a população a se preocupar mais em saber sobre o histórico e a situação do seu candidato. Afinal, essa lei surgiu devido ao interesse da população em escolher melhor os seus representantes no governo.
Como funciona a Lei da Ficha Limpa
Um candidato torna-se inelegível quando:
- Procura votos por vias ilícitas;
- Está proibido de exercer sua profissão por infração profissional;
- For demitido de serviço público por processo administrativo;
- Candidatos eleitos que perderem seu cargo por infração à Constituição Estadual ou à Lei Orgânica do Município (válida para governador e seu vice e prefeito e seu vice);
- Condenado por crime contra administração pública (lavagem de dinheiro, envolvimento em organização criminosa ou tráfico de drogas);
- Improbidade administrativa: contas de governo rejeitadas.
Segundo a Lei da Ficha Limpa, se um candidato for pego em um desses requisitos, ele sofrerá impedimento para concorrer a qualquer eleição durante 8 anos. Todos os processos que julgam abuso de poder de autoridade ou poder econômico dos políticos têm prioridade sobre outros.
É importante frisar que a lei abrange casos antes de sua publicação, em 2010.
Escolha candidatos ficha limpa
Mas, afinal, você sabe porque deve escolher candidatos com a ficha limpa?
Note que a lei abrange aspectos em que o possível candidato cometeu fraudes ou ainda causam problemas à administração pública. Ela também trata da compra de votos e prática inaceitável que leva à inelegibilidade de qualquer candidato a qualquer cargo público.
Ou seja, a lei da ficha limpa faz uma faxina nos possíveis candidatos a um cargo público, restando apenas aqueles que seguem leis, normas e padrões morais. A ideia é que isso resulte um governo livre de corrupção.
Por esse motivo, antes de decidir o seu voto final, analise o histórico e a situação do seu candidato. Veja se a ficha dele está limpa ou suja. Não sabe como verificar? Confira nesse passo a passo:

lei da ficha limpa ranking
Passo a passo para saber se o político é ficha limpa
A consulta é feita on-line e gratuita. Você pode conferir quantas vezes quiser e quantos candidatos quiser.
O TSE — Tribunal Superior Eleitoral — disponibiliza todas as informações dos candidatos, como bens, certidões, valor gasto, doações e outras informações pertinentes à sua candidatura on-line. Para ver, siga o passo a passo:
- Acesse o site: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/
- Verifique o ano eleitoral que deseja verificar, se for preciso alterar:
- Clique em “Eleições Anteriores”;
- Clique no ano eleitoral desejado;
- Clique em “Sim”.
- Se o ano eleitoral estiver ok, clique na região brasileira desejada;
- Posicione o mouse em cima do estado do candidato;
- Clique em “Candidatos”;
- Digite a cidade e clique nela;
- Clique no nome do candidato.
Na próxima tela, você terá todas as informações sobre o candidato. Repita o passo a passo com quantos candidatos desejar consultar.