Como Tirar Passaporte – Confira!

Todo mundo adora viajar. A diversão já começa com a escolha do destino, o planejamento do roteiro, a escolha da datas e então é só aguardar ansiosamente.

Se for a primeira viagem para fora do país, a ansiosidade vem em dobro. Se esse é o seu caso, existem também alguns preparativos burocráticos que você precisa fazer: tirar o passaporte.

Então, confira abaixo esse guia rápido de como tirar o seu passaporte antes de preparar as malas e embarcar.

Como-Tirar-o-Passaporte

Onde eu tiro o meu passaporte?

Polícia-FederalO passaporte aqui no Brasil é um documento emitido pela Polícia Federal e o agendamento para emitir o mesmo pode ser feito pela internet.

Após o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação e agendamento, o interessado deve comparecer no posto de atendimento escolhido (na data e horário agendado) com os documentos originais necessários em mãos.

Quais são os documentos?

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Documento que comprove a quitação do serviço militar (para homens maiores de 18);
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

A GRU é emitida após o preenchimento do formulário de solicitação. O valor atual dessa taxa é de R$ 257,25 e deve ser paga até a data do vencimento. O agendamento para comparecer ao posto de atendimento só pode ser feito depois da quitação dessa taxa.

Confira a lista completa de documentos necessários aqui nesse link http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum.

Como é a entrevista?

Após a quitação da GRU e agendada a data, você deve providenciar todos os documentos já citados e comparecer no posto de atendimento no dia e horário agendado para a entrevista.

Durante a entrevista serão verificados os documentos solicitados e os dados preenchidos no formulário de cadastro, para verificar se não há nenhuma irregularidade. Por isso é necessário estar com todos os documentos atualizados e corretos em mãos.

Com tudo isso verificado, são recolhidas as digitais para a emissão do documento. A foto do passaporte é tirada no próprio posto de atendimento, então não é necessário se preocupar em levá-la.

Quanto tempo demora?

A emissão do documento demora em média 45 dias. Você pode acompanhar todo o processo no site da Divisão de Passaporte da Polícia Federal. Após pronto, a retirada do passaporte é feita somente pelo titular, com apresentação do documento de identidade, no dia e horário marcado.

Como renovo meu passaporte?

Mala-VetorSe você pretende renovar o seu passaporte, é importante saber que para a Policia Federal esse procedimento não existe. Ou seja, caso o seu passaporte esteja com a data de vencimento expirada, ou próxima de expirar, você deve solicitar um novo.

O procedimento é o mesmo, você só deve se lembrar de acrescentar o seu passaporte antigo à lista de documentos apresentados no dia da entrevista.

No site da Policia Federal você encontra essas e outras informações necessárias, caso vá tirar um novo ou renovar o seu passaporte, ou os outros tipos como o de emergência e o passaporte de estrangeiro.

Feito tudo isso, passaporte novo na mão e viagem planejada? Então agora é só aproveitar e boa viagem!