Conectividade Social – Download, Como acessar, Para que serve

A tecnologia também chegou na hora de manter as informações atualizadas do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e à Previdência Social. Para tanto, existe o Conectividade Social, por onde as empresas devem enviar os dados do FGTS. No entanto, esse canal serve ainda para que seja possível manter uma comunicação online eficiente entre os envolvidos. Quer saber como ter acesso ao canal eletrônico de portal contábeis mais usado no Brasil, seja pelo modelo de Simples Nacional ou outro, veja aqui.

Conectividade-Social

Com o Conectividade Social é possível que empresas, Caixa Econômica Federal e agente operador do fundo troquem informações. Essas informações podem ser compartilhadas com sindicatos, escritórios de contabilidade, prefeituras e demais partes. Tudo é feito pela Internet, de maneira prática e simples, não é simples?

Cadastre-se com informações vistas aqui quanto ao FGTS, aprenda a resolver erro comum, entenda mais sobre o canal eletrônico de atendimento na internet, elimine qualquer tipo de erro de conectividade independente de qualquer versão do seu computador e os programas ali instalados, leia mais aqui.

Como acessar o Conectividade Social

A nova versão do Conectividade Social funciona de maneira online, diferente da sua versão anterior, quando era preciso instalar um programa no computador do usuário. Então, agora, além de mais fácil de usar esse canal, é mais seguro e rápido, não sendo preciso instalar nenhum programa. Com a internet brasileira com melhor qualidade, a utilização do certificado ficou mais fácil, assim como a contabilidade pública e tecnologia relacionada.

Dessa forma, quem for acessar as funções do Conectividade Social pode fazer isso de qualquer computador e mesmo pelo dispositivo móvel, como smartphones e outros, desde que esteja conectado à Internet. Porém, para começar a usar essa ferramenta é preciso ter um Certificado Digital padrão social ICP-Brasil.

Esse documento é emitido por diferentes autoridades certificadoras que estão credenciadas junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Quem ainda não possui deve pesquisar qual a mais adequada para a sua necessidade, sendo que esse certificado serve para garantir a segurança desse procedimento e outros realizados de modo online. Isso porque você não vai à uma agência para resolver essas questões que englobam legislação federal, assuntos acadêmicos, registro de empresas e muito mais que você precisa saber ao acessar ele.

Já para obter o certificado, é preciso que a sua empresa tenha CNPJ, documento de identidade e CPF dos representantes, bem como os documentos de constituição da empresa para que sejam autorizados os representantes legais a realizarem ações jurídicas em seu nome. O acesso e conectividade aparecem em conjunto com a sua mensagem de confirmação através do certificado ao entrar login pessoal.

É preciso ainda que o seu computador tenha a configuração mínima para que tudo funcione de maneira adequada. Dessa forma, além de acesso à Internet, é necessário uma unidade de leitura do certificado digital, bem como o Microsoft Windows XP, Vista ou 7.

Já o navegador deve ser o Microsoft Internet Explorer, de preferência. Por fim, a Memória RAM e o processador da máquina devem ser compatíveis com a visualização de páginas da Internet. Dessa maneira você consegue fazer o imposto de renda rapidamente na conectividade e comodidade da sua casa sem ter que ir em uma agência Caixa propriamente dito, além da certificação digital e os procedimentos comuns.

Você terá acesso ao seu arquivo morto, perícia de arquivo, conteúdo contábil e todos as outras ferramentas simples que ajudam na profissão contábil, isso porque é canal para que aproveite melhor toda a rede contábil disponível.

Passo a passo para acessar Conectividade Social

Com os documentos necessários em mãos, é possível cadastrar-se no canal Conectividade Social para usufruir dos seus benefícios. Veja como fazer com o passo a passo a seguir:

Passo 1 – Acesse o site conectividade.caixa.gov.br;

Passo 2 – Informe o certificado digital que será usado, conforme é solicitado, e digite a sua senha PIN;

Passo 3 – Confirme se o nome do responsável pelo certificado digital está correto. Essa informação aparece no canto superior esquerdo da tela. Depois, selecione a opção Empresa para iniciar o registro;

Passo 4 – Clique em Aceito e depois em Continuar, quando for apresentado o comunicado informando que a próxima tela vai abrir a página para o cadastro do perfil da sua empresa;

Passo 5 – Selecione todos os serviços da lista que aparecerão, sendo que são eles que a sua empresa poderá utilizar, e clique em Continuar;

Passo 6 – Clique em Executar, caso o navegador perguntar se você quer executar o Java;

Passo 7 – Clique em “Aceito o termo de contrato”, depois de ler e conferir se estão corretos os dados da sua empresa, bem como os serviços listados;

Passo 8 – Se tudo foi feito corretamente, ao final do registro, parecerá uma tela informando “Registro Concluído”;

Passo 9 – Salve a tela final em arquivo PDF, sendo que a opção está disponível no canto inferior direito da tela. Depois, clique em “Continuar”.

Para que serve Conectividade Social

São diferentes as funções que o canal Conectividade Social oferece, entre elas, as principais são as seguintes:

  • Enviar arquivos emitidos pelo SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
  • Enviar arquivos PIS-Empresa WEB;
  • Enviar arquivos de Guias de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF.
  • Obter extratos das contas vinculadas de FGTS dos trabalhadores;
  • Obter relatórios de incoerências cadastrais.

O que fazer em caso de dúvidacaixa-economica-conectividade-social

Se houver alguma dúvida quanto ao uso do Conectividade Social, o mais adequado é ligar para o telefone de suporte, que é o número 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 726 0104, para as demais regiões. A ligação é gratuita e você pode ligar de segunda a sexta-feira, das 7h às 20 horas.

Também, é possível conferir as respostas das dúvidas mais frequentes, que estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal, no link http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx.