Consórcio Chevrolet: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

Quer ter um carro zero Chevrolet, mas a grana está curta para comprar à vista? Saiba que existe uma forma alternativa de garantir o automóvel, por meio do consórcio.

Conheça, a seguir, detalhes sobre o consórcio Chevrolet, como ele funciona, se é realmente benéfico e como fazê-lo para finalmente adquirir o carro dos seus sonhos!

O que é o consórcio

O consórcio é uma forma alternativa de compra de um bem, como um automóvel. Uma administradora é instituída e fica responsável por formar um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas que farão pagamentos mensais para compor um fundo.

Mensalmente, há sorteios (realizados pela loteria federal) que contemplarão uma determinada pessoa desse grupo para que possa utilizar o dinheiro do fundo para comprar o bem.

Outra forma de ter acesso é dando lances, nos quais o participante do grupo fica responsável por pagar antecipadamente algumas parcelas do consórcio e, finalmente, adquirir o veículo.

Como funciona o consórcio Chevrolet

Consórcio Chevrolet: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

A administradora do consórcio Chevrolet forma o grupo de interessados em comprar um veículo da marca e começa a recolher a contribuição mensal de cada participante. O valor pago corresponde a:

  1. Preço do veículo escolhido dividido pelo total de meses do consórcio. A empresa oferece planos de pagamento de até 84 meses;
  2. Taxa de administração;
  3. Fundo de reserva, que corresponde a um valor extra, destinado a cobrir a insuficiência de caixa gerada pela inadimplência de integrantes do grupo.

Todo mês, são realizados sorteios que dão aos contemplados o direito de utilizar o valor acumulado pelo grupo para a compra do veículo. Ainda que efetue a aquisição, essa pessoa continua realizando pagamentos mensais ao consórcio.

Há, também, outra forma de contemplação que ocorre por meio de lances. Neste caso, um participante do grupo faz um lance e, caso vença, fica obrigado a efetuar pagamentos adiantados para efetivamente comprar o automóvel.

O consórcio Chevrolet vale a pena?

O consórcio Chevrolet é uma alternativa de compra que vale a pena para pessoas com perfis específicos, tais como:

  1. Não conseguem aprovação em financiamento tradicional de veículos;
  2. Querem benefícios especiais, além da compra do automóvel, já que o consórcio Chevrolet oferece vantagens únicas aos seus participantes;
  3. Podem esperar um pouco para ter o veículo, uma vez que não há data certa de contemplação;
  4. Preferem ter a segurança de ressarcimento do dinheiro investido, em caso de desistência da participação no consórcio.

Como fazer o consórcio Chevrolet

A adesão ao consórcio só pode ser feita em concessionárias da Chevrolet ou em um dos representantes autorizados da empresa. Para localizar a unidade mais próxima de você, acesse https://www.chevrolet.com.br/localize-uma-concessionaria.html.

Dirija-se à concessionária ou ao posto do representante, portando documentos pessoais, tais como:

  1. Pessoas físicas:
  1. Pessoas jurídicas:

Para quem o consórcio Chevrolet é indicado

Consórcio Chevrolet: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

  1. Quem procura uma alternativa ao financiamento de veículos;
  2. Pessoas que podem esperar para ter o automóvel;
  3. Quem tem dificuldade para juntar dinheiro para compras à vista;
  4. Pessoas que preferem ter flexibilidade de pagamento, podendo adiantar ou reduzir parcelas;
  5. Quem busca uma forma segura de investimento, com garantia de compra ou ressarcimento do dinheiro em desistências.

Vantagens e desvantagens do consórcio Chevrolet

O consórcio Chevrolet chama a atenção por oferecer vantagens e benefícios únicos aos seus participantes, como:

  1. Ausência de juros na prestação;
  2. Sem taxa de adesão;
  3. Planos de até 84 meses;
  4. Retirada de mais de um veículo, dependendo da carta de crédito;
  5. Utilização de 10% do fundo para compra de acessórios, pagamento de despachantes e seguros;
  6. Participação em sorteio semanal de R$25 mil pela loteria federal.

Já na lista de desvantagens do consórcio, há pontos que merecem a atenção:

  1. Incidência de taxas (administrativas e de reserva), que promovem um aumento significativo no gasto total com o consórcio;
  2. Risco de inadimplência no grupo. Se ele ocorrer e for muito alto, os contemplados podem ter dificuldade para acessar o fundo.

O consórcio Chevrolet é seguro?

Sim, o consórcio Chevrolet é uma modalidade de compra segura, especificamente pelo fato de sua administradora ser regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, assegurando e validando os direitos de todos os participantes.