Consórcio Itaú – Como funciona? Condições e Preços. Vale a pena?

O Itaú-Unibanco está presente em todo o território nacional, oferecendo muito mais do que conta corrente e cartões de crédito. O consórcio Itaú é um dos serviços ofertados pelo próprio banco, em que é possível comprar cartas de crédito para adquirir casa, carro ou moto! Quer saber mais? Confira como funciona o consórcio Itaú, saiba como fazer o seu e analise se realmente vale a pena:

Entenda como funciona o consórcio Itaú

O consórcio Itaú é bem simples. O banco fica responsável por reunir pessoas com o mesmo objetivo que você: comprar um imóvel ou um veículo.

O Itaú reúne essas pessoas, formando um grupo. Cada pessoa do grupo paga uma mensalidade sem juros. A cada mês, alguém é contemplado com o prêmio (o valor da casa ou do veículo), por um sorteio ou um lance.

No lance, você paga um valor a mais naquele mês, para aumentar suas chances de ser contemplado.Funciona como um leilão, no qual o maior lance é contemplado. Caso você opte por realizar um lance, pode usar parte do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou ainda parte da sua carta de consórcio. No caso do FGTS, segue as regras da Caixa Econômica Federal.

Todos os participantes do grupo são contemplados. No entanto, você pode receber o seu prêmio no começo ou no final do consórcio. Ao ser contemplado, você escolherá o imóvel ou veículo, dependendo de qual for o seu consórcio. O banco Itaú pagará o seu prêmio à vista e, caso ainda tenha, você continuará pagando as parcelas.

O consórcio de imóveis é valido para reformar sua casa própria, comprar um terreno, construir ou ainda comprar uma casa ou apartamento novo. Já no caso de veículos, eles podem ser novos ou usados.

consorcio itau imoveis

Vale a pena? Vantagens e desvantagens

Ao comparar o consórcio Itaú com outros bancos, verá que a taxa é uma das menores do mercado– o que se torna uma grande vantagem, não é mesmo? Porém, há vários relatos de clientes que se dizem enganados, já que quando foram sorteados, passaram por muita burocracia para resgatar o seu prêmio.

Os principais benefícios do consórcio Itaú são:

  • Economia;
  • Facilidade;
  • Segurança.

Pelo consórcio, você economiza, já que tem a tarefa de, mensalmente, pagar um valor estipulado para retirá-lo depois.No Itaú, as parcelas do consórcio são menores do que em outros bancos, devido aos juros serem menores. É possível acompanhar as assembleias (sorteios) direto da Internet e ainda participar fazendo lances on-line.

No site Reclame Aqui, a avaliação do Itaú Consórcios é boa, alcançando uma nota mediana. No geral, são mais de 75% das reclamações solucionadas. Para ter uma resposta pela página, você terá que esperar, em média, 5 dias.

Há algumas regras que precisam ser seguidas, para poder resgatar o seu prêmio quando contemplado. O envio de documentação é uma das exigências do banco. Leia atentamente o contrato, para saber quais os tipos de prêmios podem ser usados ou não. Lembre-se: é possível resgatar todo prêmio antes, mas será necessário quitar todas as parcelas.

consorcio itau veículos

Como fazer consórcio Itaú

A maneira tradicional de se obter um consórcio Itaú é dirigindo-se até a sua agência do banco Itaú e conversando com o seu gerente. Outra maneira é aí mesmo da sua casa, pela Internet. Comece acessando o site www.itau.com.br. Em seguida:

  1. Clique em Produtos;
  2. Clique em Consórcios;
  3. Em “Tipos de Consórcio”, escolha entre Imóvel e Veículo e clique em “saiba mais”;
  4. Clique em “Solicitar contato”;
  5. Preencha os campos com nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, preferência de contato (e-mail, ligação ou os dois) e o tipo de consórcio;
  6. Clique em “enviar”.

Após concluído esses passos, aguarde que o Itaú Consórcios entrará em contato com você para mais informações e, quem sabe, fechar negócio. O site oficial disponibiliza uma  simulação de imóvel do consórcio Itaú.

Antes de optar pelo consórcio Itaú, procure saber outras opções de consórcio. Coloque na balança todos os prós e contras, como os juros e as taxas administrativas. Veja, também, o tempo de duração e a opinião de outros clientes. Se possível, converse com clientes, para conhecer a experiência deles e, por fim, decidir se o consórcio Itaú vale a pena ou não.