Consórcio nacional Honda: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

Com o consórcio nacional Honda é mais fácil realizar o sonho de ter um carro ou uma motocicleta da marca. Saiba, a seguir, o que é o consórcio, como ele funciona, entre outros detalhes importantes sobre o assunto!

O que é um consórcio

Consórcio nacional Honda: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?Consórcio nacional Honda: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

Trata-se de uma modalidade de compra baseada em grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas, que contribuem, todo mês, com um fundo comum para adquirir um determinado veículo.

Todos os integrantes desse grupo têm direito a comprar o automóvel até o prazo final do contrato do consórcio, sendo que a liberação da aquisição ocorre após contemplação em um sorteio ou lance.

O dinheiro arrecadado, bem como demais procedimentos envolvendo o consórcio, são gerenciados por administradoras, que são fiscalizadas pelo Banco Central Nacional.

Como funciona o consórcio nacional Honda

A administradora Honda forma um grupo de consórcio com interessados em adquirir um determinado veículo. Mensalmente, os participantes desse grupo pagam uma prestação, que é composta da seguinte forma:

  1. Valor de crédito para compra do bem, dividido pelo tempo do consórcio;
  2. Taxa de administração;
  3. Fundo de reserva;
  4. Seguro.

Assim que o grupo é fechado, todo mês, são realizados sorteios pela Loteria Federal, que concedem ao contemplado o direito de utilizar o crédito acumulado pelo grupo para comprar o veículo que deseja.

Além do sorteio, também é admitida outra forma de contemplação, o lance. Neste caso, o interessado compromete-se a adiantar uma determinada quantidade de parcelas para poder comprar antecipadamente o bem.

Vale a pena fazer o consórcio Honda?

O consórcio nacional Honda vale a pena para perfis específicos, com as seguintes características:

  1. Quem não precisa do veículo imediatamente: lembre-se que a contemplação de compra ocorre por sorteio e ela pode demorar um pouco para acontecer. Se você não tem pressa, o consórcio é uma boa opção;
  2. Quem quer pagar um pouco menos: financiamentos tradicionais costumam ter juros elevados. Deseja fugir deles? Com o consórcio, isso é possível. Mas, tome cuidado! Ainda que não cobre juros, essa modalidade de compra possui taxas que podem aumentar bastante o valor da prestação. Antes fechar negócio, verifique esses extras;
  3. Quem quer segurança financeira: o consórcio funciona como uma poupança. Se você quiser sair dele, o dinheiro pago será totalmente ressarcido, o que não ocorre num financiamento, por exemplo.

Como fazer o consórcio Honda

Consórcio nacional Honda: Como funciona? Vale a pena? Como fazer?

Interessado em fazer o consórcio nacional Honda e finalmente comprar um veículo da marca? Então, saiba que existem duas formas de participação:

  1. Adesão a um grupo em formação: é aquele que ainda está sendo estruturado e não está ativo. A administradora leva um tempo para formar o grupo e, somente após fechá-lo, os sorteios e lances são iniciados;
  2. Adesão a um grupo formado: é aquele que está fechado, ativo e operando. Neste caso, o interessado pode comprar uma cota vaga ou uma cota de transferência (de outro participante do grupo).

A Honda disponibiliza duas maneiras de contratação aos interessados em seu consórcio:

  1. Via site: no endereço https://www.consorcionacionalhonda.com.br/, é possível simular valores do consórcio por carro ou motocicleta, fazer um cadastro inicial e receber o contato de um representante, que passará demais informações;
  2. Via concessionária: ideal para quem prefere atendimento presencial. Para saber onde há uma concessionária perto de você, acesse https://www.consorcionacionalhonda.com.br/Concessionarias.

Para quem o consórcio nacional Honda é indicado

Esse é um tipo de investimento destinado para quem:

  1. Não precisa do veículo imediatamente;
  2. Procura uma alternativa eficaz de financiamento de automóveis;
  3. Prefere ter flexibilização de pagamento, com possibilidade de antecipação de parcelas;
  4. Quer ter a segurança de ressarcimento do dinheiro pago, se desistir de participar do consórcio;
  5. Tem dificuldade de separar dinheiro para poupança e comprar à vista.

Vantagens e desvantagens do consórcio Honda

Entre as principais vantagens, destaque para:

  1. Facilidade de contratação e pagamento, seja on-line ou em concessionárias;
  2. Menos taxas e burocracia do que o financiamento clássico;
  3. Ressarcimento de 100% do valor investido, se houver desistência;
  4. Possibilidade de antecipar a compra dando lances.

Já entre as desvantagens, há pontos relevantes, como:

  1. Não há prazo certo para a compra. A contemplação depende de sorteio feito pela loteria;
  2. Embora tenha preço menor do que um financiamento, a Honda costuma cobrar taxas extras, que podem elevar o valor pago mensalmente.

O consórcio nacional Honda é seguro?

Sim, é seguro. O consórcio Honda possui uma administradora própria, que é regulada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, a fim de garantir maior transparência a todo o processo.