Construcard: Simulação, Juros, Vale a pena?

Nada melhor do que a conquista da casa própria, não é mesmo? E para ajudar milhões de brasileiros nessa empreitada, a Caixa Econômica Federal conta com o Construcard, uma linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa. Quer saber mais, então leia este artigo até o final!

Afinal, O Que É O Construcard?

Trata-se de cartão da Caixa Econômica Federal, onde o usuário conta com uma linha de crédito para poder adquirir materiais de construção em lojas credenciadas pela Caixa.

O objetivo do Construcard é colaborar para que o mercado possa se desenvolver ainda mais, ajudando ainda a realizar o sonho da casa própria.

Você pode usar o Construcard tanto para contruir, reformar ou decorar a sua casa, deixando sua casa bem do jeitinho que você deseja.

Um dos grandes benefícios do Construcard é ajudar o usuário a adquirir todos os materiais que serão usados na construção ou reforma da casa. Quando você adquire um financiamento através do Construcard, você recebe o cartão e em seguida tem até seis meses para comprar tudo o que precisar.

O cartão e crédito que são liberados pela Caixa estão ligados de acordo com a sua condição de crédito. A Caixa tem seus critérios de avaliação, feitos através dos documentos do usuário.

Você vai precisar de RG, CPF e Comprovante de Renda para poder dar entrada no seu Construcard. É claro que, quem já é usuário e cliente da Caixa Econômica Federal, tem seu processo muito mais facilitado devido ao relacionamento já existente com o banco.

Benefícios do Construcard

Com o cartão, você pode comprar, além de materiais de construção mais comuns (como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas), armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

Quais São As Vantagens, Vale A Pena?

Como falamos anteriormente, o Construcard é uma espécie de financiamento da Caixa que ajuda a todos aqueles que desejam construir ou reforma a casa própria.

E afinal, vale a pena? Claro que sim! Porém, tudo vai depender do seu objetivo. É importante ressaltar que o Construcard pode ser utilizado apenas para a compra de materiais de construção. Sendo assim, se o seu objetivo é construir e decorar toda a sua casa, é importante que você já tenha uma reserva financeira para poder completar todo o projeto.

Além disso, a construção de uma casa depende também do envolvimento de outros profissionais, como pedreiros, engenheiros, arquitetos e decoradores. E isso deve ser pago com outros recursos já planejados. O Construcard irá ser muito útil apenas para as compras dos materiais, entendido?

Ao adquirir o Construcard, você conta com a facilidade de poder fazer os pagamentos com débito diretamente em sua conta corrente, e ainda tem a segurança e a agilidade que só a Caixa Econômica Federal tem, através de sua rede de milhares de lojas conveniadas, que fazem parte do Construcard.

Como Funciona O Financiamento?

O financiamento Construcard funciona da seguinte forma: você recebe um cartão com o valor que você conseguiu de financiamento, de acordo com a suas possibilidades de crédito, e você tem de dois a seis meses para poder gastar o valor do cartão.

Os valores podem variar de mil reais até 1080 mil reais, com uma taxa de juros de 1,95% ao mês. Por isso, é importante ter um uso consciente do Construcard, fazendo um bom planejamento e investindo nas coisas que serão mais uteis para a construção da sua casa.

É nessas horas que o planejamento faz a diferença. Com o projeto em mãos e o cronograma financeiro, você vai se permitir saber exatamente o tanto de material que você precisa comprar.

Assim, você não desperdiça esse recurso tão importante e que tem ajudado milhares de pessoas que é o Construcard.

Simulação e Juros

Para que você entenda melhor a questão do crédito e juros, vamos dar um exemplo.

Vamos supor que a na sua simulação, o valor do seu imóvel seja de 300 mil reais, e recebeu um valor de financiamento de 50 mil. O valor do juros efetivo é de 23,1439%, a primeira prestação seria aproximadamente de 1,107,38.

Por isso, é importante ficar atento e fazer um bom planejamento na hora de usar o Construcard, pois de fato a taxa de juros é alta, e pode impactar o seu financiamento lá na frente.

Para mais informações sobre o Construcard, acesse o site: http://www.caixa.gov.br/voce/cartoes/casa/construcard/Paginas/default.aspx#como-contratar