Consulta FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador em regime de carteira assinada. Esse benefício consta na CLT (Constituição de Leis Trabalhistas) e funciona como uma reserva de dinheiro para que o trabalhador possa usar em casos de emergências, financiamento de casa própria ou demissão sem justa causa, principalmente para garantir que não passe apertos enquanto espera pelo seguro-desemprego ou caso não consiga este.

Para saber saber como funciona em detalhes esse benefício do trabalhador acesso guia completo do FGTS.

Deve-se consultar o FGTS ao menos uma vez no ano para confirmar se os valores estão sendo depositados corretamente pela empresa. Existe formas muito práticas de realizar essa consulta. Abaixo você confere como realizar cada uma delas.

Como consultar  o saldo FGTS

A consulta do FGTS serve para que o trabalhador saiba a quantidade de dinheiro que tem armazenado nesta conta, se programe para possíveis investimentos em casa própria ,empreendimentos, entre outras situações. Também é uma forma de fiscalizar se a empresa está realizando os depósitos corretamente.  Abaixo segue as opções mais indicados e seguros para fazer a consulta do FGTS.

Consulta FGTS pela internet

1) Acesse o site oficial da Caixa Ecômica Federal no menu de Benefícios do Trabalhador (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx)

2) Clique no botão amarelo localizado no lado direito da tela. Você será redirecionado.
consulta-saldo-fgts3) Preencha o número de inscrição (PIS) que é o número presente na sua carteira de trabalho ou então o seu NIS ( número do cartão- cidadão). Depois, preencha a sua senha de internet. Se você não tiver uma clique em cadastrar senha. No entanto, a senha será provisória e não poderá ser usada em um dia diferente. Para cadastrar uma senha definitiva é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.Como consultar extrato FGTS

4) Você terá acesso a consulta do saldo do FGTS e ainda possibilidade de imprimir um extrato com as movimentações da conta nos últimos 30 dias.

Consulta FGTS pelo aplicativo

O aplicativo de celular da Caixa permite que operar os principais serviços do FGTS ( Consulta do saldo, retirada de extrato, movimentação da conta, atualização de endereço, busca das agências mais próximas). O aplicativo é a forma mais prática de ter sempre a mão a possibilidade de pesquisar a situação do seu fundo de garantia. Para adquirir o aplicativo realize os seguintes passos

1) No seu smartphone procure o Play Store ou Apple Store e busque por FGTS e faça o download do aplicativo

2) Quando abrir o aplicativo você terá que preencher o número do PIS e Senha da Internet. Se você não tem uma senha clique em “Primeiro Acesso” . Aceite os termos do contrato.

3) Feito isso, informe seus dados conforme pede as lacunas e clique em “Próximo”

4) Digite a sua senha e confirme em “Cadastrar”. Pronto, seu login está feito.

5) Para acessar informe o NIS e Senha que acabou de criar. Uma tela para confirmação de endereço irá aparecer na primeira vez que você usa o aplicativo. Informe seus dados residenciais e clique em próximo.

6) Pronto, você pode consultar o seu saldo do FGTS na tela inicial assim como a movimentação bancária. Ao clicar em cada conta é possível visualizar o extrato completo e ainda salvá-lo em PDF ( basta clicar na flecha de download no canto superior direito).

Veja  como o aplicativo funciona na prática no vídeo instrutivo da Caixa:

Uma vez o aplicativo baixado no celular basta entrar com seu número de PIS ou NIS e Senha para ter acesso a todas essas informações.

Consulta do FGTS pelo CPF

A única forma de consultar o saldo do FGTS pelo CPF é pelo celular. Ligue par ao número 0800 726 0101. Siga as instruções da gravação, digite o número do seu CPF e espere a gravação com informações sobre o saldo do seu fundo de garantia.

Todas as formas de consulta do FGTS pela internet precisarão do número do NIS ou PIS.

Consulta FGTS na agência da Caixa

Para realizar a consulta presencial na agência da Caixa procure uma que seja mais próxima de você, Tenha em mãos a sua carteira de trabalho ou cartão cidadão pois será preciso informar  o número ou passar o cartão magnético no caixa eletrônico. Feito isso você terá acesso as principais informações sobre o seu saldo, extrato e movimentação.

Se estiver com dificuldades peça a um atendente para lhe ajudar.

Consulta do Saldo por SMS

É possível cadastrar o seu número de celular. Assim, todo mes a Caixa lhe enviará uma SMS informando o saldo do seu fundo de garantia. Para aderir ao serviço basta acessar o link www.fgts.gov.br/trabalhadore clicar em “Mensagem via celular” no fim da página. Clique em “Faça sua adesão ao serviço” , complete com seus dados e confirme seu cadastro.

sms-consulta-saldo-fgts

Envio de certidões do FGTS por correspondência

Geralmente, informações sobre o saldo e extrato do FGTS são enviadas para a residência dos trabalhadores a cada 2 ou 4 meses. Se você não está recebendo estes documentos atualize o seu endereço no site da Caixa ou no aplicativo do FGTS.