Consulta PIS – Como Fazer?

Trabalhadores do setor público e privado, muitas vezes, se deparam com as siglas PIS e PASEP – dois benefícios criados pelo governo federal. Na verdade, todos os trabalhadores de carteira assinada possuem direito ao número de NIS ou PIS, ele geralmente está dentro da sua carteira de trabalho, o que garante alguns direitos como o bolsa família, salário mínimo e muito mais.

O principal objetivo desses dois benefícios é promover a integração social dos trabalhadores tanto na vida como no desenvolvimento das organizações, de modo que haja viabilização de melhor distribuição de renda através dos benefícios, tais como o Abono Salarial e o Seguro Desemprego.

É muito importante que todo trabalhador do setor privado saiba realizar a Consulta PIS – enquanto que trabalhadores do setor público devem consultar o PASEP. Ao fazer consulta do número PIS, fica mais fácil de saber todos os dados presentes ali, seja pelo número do PIS ou número PASEP. Além de que muito pode ser confirmado por meio do empregador web rapidamente.

Consulta PIS 2

Entendendo o que é PIS e como ele funciona!

PIS significa “Programa de Integração Social”, contribuição tributária de cunho social que auxilia no financiamento de pagamento de seguro desemprego, abono salarial, assim como participa da receita dos órgãos e entidades. Ele é conseguido por meio do seu cartão cidadão ou da carteira de trabalho, desse modo você pode consultar PIS e também o calendário PIS. Esse dinheiro está armazenado na Caixa e correspondente ao número de seu PIS ou NIS.

Sua criação deu-se através da Lei Complementar nº 7/1970 (enquanto que o PASEP está instituído na Lei Complementar nº 8/1970). Atualmente, é administrado pelo Ministério da Fazenda e quem tem responsabilidade no pagamento é a Caixa Econômica Federal.

Trabalhadores de empresas privadas que são geridas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), portanto, são os alvos do PIS. Se você está se perguntando se tenho direito ao PIS, fique sabendo que a consulta de saldo do cadastro PIS é um direito de todo trabalhador, afinal, é um programa de integração.

Quando há a admissão de um empregado, há o registro no Programa – que é feito pela organização contratante através do Documento de Cadastramento do NIS (Número de Identificação Social), o DCN. Desse modo é necessário saber como realizar o PIS consultar com sua carteira de trabalho.

O trabalhador cadastrado recebe um cartão – que contará com o seu número de inscrição –, que será útil para realizar a Consulta PIS, assim como saques dos benefícios, tais como o seguro desemprego (como mencionado acima) e até mesmo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (extrato FGTS), mesmo que seja o FGTS inativo.

Geralmente, muitos comparam as semelhanças do PIS com o COFINS, pois o PIS conta com dois regimes: o cumulativo e o não cumulativo, onde, respectivamente, contam com alíquotas de 0,65% e 1,65%.

Com seus dados e no site da Caixa, independente se for contas inativas, com o número NIS ou PIS, dá pra realizar essa consulta, veja abaixo mais, principalmente sobre como pesquisar PIS, ou em casos mais avançados, como fazer o PIS.

Como fazer a Consulta PIS?

Consulta PIS 1

A Consulta PIS pode ser feita por qualquer cidadão brasileiro que possui o número PIS cadastrado, por meio de postos autorizados ou agência Caixa Econômica Federal, assim como pela internet e pela Central de Atendimento da Caixa. Se você quer saber mais, continue lendo aqui para consultar seu PIS/NIS.

  • Consulta através das agências: dirija-se até uma agência ou posto autorizado (até mesmo lotéricas) da Caixa, com os documentos e Número de Identificação Social (NIS) em mãos! Você já vai poder até mesmo sacar PIS ou receber PIS dependendo da sua situação.
  • Consulta através da internet: a consulta online do PIS pode ser feita através do site oficial da Caixa Econômica Federal, mas você precisa ter um cadastro nele.

Se não tem, faça um cadastro. Você receberá uma senha que permitirá que você consulte diversos procedimentos – inclusive a consulta cadastro do PIS, seja pelo CPF, cartão cidadão ou outros meios.

  • Consulta através do telefone (Central de Atendimento): consulte o PIS ligando para 0800-726-0207, de segunda a sexta dentro das 8 horas até às 22 horas, e nos sábados das 10 horas até às 16 horas.

Não se preocupe: a ligação é gratuita e a Consulta PIS é fácil e rápida!