Consulta Seguro Desemprego – Habilitação do seguro SD Caixa

Depois de dar a entrada no seguro desemprego  é preciso consultar a habilitação para ver se o benefício foi aprovado, qual será o valor e quantas parcelas receberá. De acordo com as novas regras, quem tem direito a fazer a solicitação são todos os trabalhadores formais (com carteira de trabalho assinada) que trabalharam por mais de um ano consecutivo.

Antes de aprender como fazer a consulta do seguro desemprego no site oficial da Caixa Econômica, confira todos os detalhes sobre o seguro desemprego e as regras do recebimento das parcelas, que podem ser no máximo 5.

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Como consultar o seguro desemprego

Veja aqui todas as opções de consulta do saldo do seguro desemprego e escolha aquela que parece mais prática para você.

Consulta do seguro desemprego online

O Governo Federal permite a consulta do seguro desemprego pela internet, assim o beneficiado evita deslocamento, gastar tempo com filas e também descongestiona os canais de atendimento ao mesmo tempo que tem mais conforto para realizar as operações.  Veja o tutorial de como acessar o saldo do seguro desemprego pela internet

  1. Acesse o site oficial da Caixa Economica Federal (http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx)
  2. No menu superior clique em “Benefícios e programas” e depois em “Benefícios do trabalhador” e então em “Seguro-Desemprego”. Você será redirecionado para uma nova página;
    consulta-seguro-desemprego
  3. Clique no botão amarelo no canto inferior direito “Consultar Seguro desemprego”. Você será redirecionado;
    consulta-seguro-desemprego-caixa
  4. Informe nas lacunas o número do Pis/pasep (n° presente na sua carteira de trabalho) e a senha cadastrada na internet;
  5. Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada clique no botão azul abaixo “Cadastrar Senha Internet” essa senha será provisória e não poderá ser utilizada mais de uma vez, para criar uma definitiva você precisará se dirigir até uma sede da Caixa;
    cadastrar senha internet seguro desemprego
  6. Depois de informar seus dados clique no botão “Confirmar”;consulta seguro defeso
  7. Você será novamente redirecionado para a página de login, informe novamente seu pis/nis e senha internet cadastrada;
  8. Ao acessar clique em “Seguro Desemprego”;habilitação seguro desemprego
  9. Será informado a consulta de requerimento com o valor das parcelas, status de habilitação e valor das parcelas a ser recebida;
    parcelas seguro desemprego
  10. Pronto, você terá acesso aos últimos depósitos realizados na sua conta, o valor do saldo e demais informações sobre o seu benefício.

Com este procedimento você verifica:

  • O andamento do seu requerimento seguro desemprego
  • O número e valor das parcelas
  • As datas que serão disponibilizadas o pagamento e saque
  • Situação de cada pagamento

Consulta do seguro defeso com cartão cidadão

O cartão cidadão é dado ao cidadão no momento em que se cadastra no serviço, ele permite não somente a consulta do Seguro Desemprego como também a do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outros benefícios trabalhistas. Para solicitar o cartão cidadão você deve ir até uma sede da Caixa Econômica Federal.

Com o seu cartão em mãos você pode consultar nos caixas eletrônicos da Caixa para consultar o saldo do seu Seguro Desemprego e acessar demais informações sobre os depósitos e sua conta.

Para quem já é cliente da caixa econômica o dinheiro é depositado diretamente na conta corrente do beneficiado, por tanto, basta consultar o saldo da conta normalmente como o faz para outras operações.

Consulta Seguro desemprego por telefone

É possível consultar o saldo do seguro desemprego pelo atendimento telefônico. Basta ligar no 0800 726 0207 será preciso informar o número do RG, CPF e NIS (número da carteira de trabalho ou do cartão cidadão). No entanto, ao escolher por essa opção é possível que você caia na armadilha da espera no telefone.

Consulta habilitação seguro defeso nas lotéricas

Para fazer a consulta em casas lotéricas é preciso ter em mãos o RG, número do PIS da carteira de trabalho ou cartão cidadão e CPF. Basta solicitar a consulta do saldo pela atendente.

Consulta do seguro desemprego pelo aplicativo

No aplicativo Caixa Trabalhador  você consegue ter em primeira mão informações sobre o pagamento das parcelas liberadas ou sobre aquelas que ainda estão por vir. Para baixar basta acessar com o seu celular o link: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx#faca_download  ou então fazer o download na Play Store para celulares Android ou na Apple Store para telefones com sistema iOS.

Com o aplicativo da Caixa Trabalhador você tem muito mais comodidade e controle dos pagamentos das parcelas num calendário do Seguro Desemprego personalizado.

Uma vez tendo a habilitação do seguro desemprego aprovado para o ganho do benefício as parcelas serão pagas mensalmente conforme combinado no acordo e nas datas que seguem no calendário que pode ser acessado no portal do usuário pela internet ou aplicativo da Caixa Trabalhador.

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Valor e quantidade de parcelas

As parcelas e o valor do seguro desemprego são calculados de acordo com a quantidade de tempo que o trabalhador permaneceu na empresa até a data de demissão.

A proporção é calculada com base no último salário recebido e, em alguns casos, nos dois últimos registros da carteira de trabalho.

Ao fazer a consulta da habilitação do seguro defeso será possível saber qual foi o valor das parcelas e quantas vezes receberá o benefício. Para confirmar os valores recebidos confira se estão de acordo no texto sobre cálculo do seguro desemprego. O valor máximo que pode ser recebido é o de R$ 1643,72 –  um pouco superior a um salário mínimo.

Lembre-se que os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa também devem receber a rescisão do contrato de trabalho e uma série de benefícios. Faça o cálculo da rescisão do contrato de trabalho para saber se você não está perdendo dinheiro, conforme previne as leis trabalhistas atualmente vigentes.

Onde retirar o dinheiro?

Se o trabalhador já tiver uma conta poupança ou caixa fácil é lá que o dinheiro do seguro desemprego será depositado, caso contrário será enviado automaticamente para a sua conta corrente cadastrada no momento de dar a entrada no benefício.

O valor das parcelas também pode ser retirado em qualquer lotérica conveniada com a Caixa ou nas próprias agencias do caixa, basta ter em mãos a carteira de trabalho ou o cartão cidadão.

O beneficiário tem até 90 dias para realizar o saque da parcela do seu benefício, caso não seja retirado o valor volta para os cofres da Previdência Social.

Se você ainda não recebeu a resposta do seu requerimento do seguro desemprego acesse sempre o site para conferir se o seu caso foi liberado. A partir do momento em que foi já poderá adotar esses mecanismos de consulta ao saldo para conferir se os valores estão sendo pagos devidamente.

Como funciona o seguro desemprego?

O seguro desemprego é uma assistência financeira temporária que tem como objetivo garantir que trabalhadores formais desempregados tenham condições financeiras de se sustentar até encontrar outra forma de renda. O dinheiro investido parte da Previdência Social e é gerenciado pelo Ministério do Trabalho.

A lei que garante o benefício ao trabalhador é a lei 7.998 de 1990 instituída pelo Governo Federal, mas contou com várias alterações desde então (consulte aqui as novas regras do seguro desemprego).

Quem tem direito ao seguro desemprego

Tem direito todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, com registro na carteira de trabalho e que tenha ficado no emprego por pelo menos 1 ano consecutivo.

Consulta de salário desemprego para empregadores

No caso das empresas que pretendem fazer a consulta de disponibilização do seguro desemprego e verificação dos benefícios, incluindo a contribuição previdenciária e o gerenciamento da folha de pagamento deverão realizar a tarefa por meio de outro local, o site do empregador web.