Consulta SIBEC pelo CPF e Caixa – Como consultar o Bolsa Família

SIBEC é uma sigla utilizada para designar o Sistema de Benefícios do Cidadão, que nada mais é do que uma ferramenta que facilita o acesso a informações associadas a benefícios e programas sociais em que o cidadão esteja inscrito.

Entre os principais benefícios que podem ser consultados no SIBEC está o Bolsa Família, um dos programas sociais mais conhecidos do governo federal, atendendo mais de 20 milhões de pessoas.

Para consultar o SIBEC, o beneficiário de programas sociais precisa ter um computador com acesso à internet e dados pessoais às mãos, tais como o NIS e a senha de acesso.

Consulta SIBEC

Por meio dele é possível saber mais sobre o Bolsa Família, o calendário da bolsa disponibilizado ao cidadão, qual o saldo do bolsa disponibilizado, você consegue fazer a consulta dos benefícios apenas com o seu número de NIS com informações do cadastro único e muito mais, veja abaixo.

Como consultar o SIBEC

A ferramenta conta com o diferencial de ser bastante intuitiva e fácil de ser utilizada. Prova disso é que para consultar dados sobre o Bolsa Família e demais benefícios sociais é necessário acessar o site do SIBEC e efetuar o login utilizando apenas duas informações, o NIS e a senha.

O NIS é o Número de Inscrição Social, informação que o cidadão recebe quando participa de programas sociais. Tal número, inclusive, é fácil de ser encontrado: ele está disponível no cartão entregue na inscrição no benefício. Se você quer saber consultar o número do NIS, é possível achar na carteira de trabalho.

Com ele você pode fazer a consulta do bolsa família, seja pelo aplicativo Bolsa Família ou as outras formas de ver informações que estão disponibilizadas para os beneficiários do Bolsa Família.

Já a senha é pessoal e deve ser cadastrada no primeiro acesso ao SIBEC, basta seguir as orientações dadas pelo site. Recomenda-se o uso de uma senha fácil de ser lembrada, já que ela será utilizada em todos os acessos realizados no futuro.

Vale lembrar que o ideal é cadastrar uma senha nova e não repetir outras já utilizadas em demais cartões ou contas. Desta forma, mantém-se a segurança das informações e será possível evitar o roubo de dados. Dessa maneira você tem direito a tudo que está acoplado ao seu cartão cidadão e é por meio de uma gestão municipal que tudo é distribuído e os benefícios também.

Consulta pública

Além de permitir a consulta de dados específicos sobre benefícios, o SIBEC também proporciona a verificação pública de cidadãos inscritos em programas sociais e valores gastos pelo governo.

A consulta pública pode ser realizada por município, estado ou NIS e os resultados apontarão beneficiários das regiões e repasses de verbas, o que ajuda a manter a transparência de programas sociais.

Para o governo federal e para o beneficiário, a consulta pública torna possível evitar fraudes e garantir que o dinheiro do programa seja corretamente encaminhado para as famílias inscritas e que mais precisam dessa ajuda financeira.

Curiosamente, a consulta por município e estado são semelhantes e fáceis de serem feitas: basta selecionar tais informações na página inicial do SIBEC e a folha de pagamento. Já no caso do NIS, é só digitá-lo para consultar os dados.

Os benefícios ao cidadão prestados, seja ele o bolsa família ou até o seguro desemprego pode ser consulta pelo NIS, a família pode usar o Cartão Cidadão e obter essa funcionalidade facilmente.

Como consultar SIBEC na Caixa

Quem não tem fácil acesso à internet não precisa ficar sem informações sobre seu benefício. É possível consultar o SIBEC, verificar eventuais dados e atualizações de forma física/presencialmente.

Para isso, é só se dirigir a um centro de atendimento do programa social ou agência da Caixa Econômica Federal e solicitar uma consulta ao SIBEC, para obter dados sobre benefícios concedidos em 2017.Não se esqueça de levar consigo o NIS, para facilitar e agilizar a verificação de informações.

Possui mais dúvidas sobre o SIBEC? O governo federal possui um manual operacional que possibilita entender detalhadamente o sistema e suas funcionalidades.

Além disso, demais informações sobre o sistema podem ser obtidas na página oficial do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e junto à Caixa Econômica Federal.

Você também pode verificar por meio da lista de beneficiários quem tem direito, quando bolsa família foi bloqueado, quais os benefícios da família em questão, mais sobre os beneficiários que tem direito ao benefício por meio do estado, quem é o responsável familiar de quem recebe a Bolsa Família pelo todo.

O que é e como funciona

O SIBEC foi criado pela Caixa Econômica Federal e o sistema se diferencia por reunir em uma só página informações sobre todos os programas sociais que o cidadão esteja associado, possibilitando a consulta on-line de tais dados.

A ferramenta torna mais transparentes para o cidadão informações sobre programas sociais e possibilita uma melhor administração e programação financeira pelo beneficiário, tendo como base os dados obtidos.

Além de favorecer o próprio cidadão, o SIBEC também facilita o trabalho do governo federal, que consegue identificar fraudes envolvendo os programas e atuar pontualmente na correção de problemas.

No SIBEC, o beneficiário consegue consultar dados como valor pago, saldo disponível e data de recebimento do Bolsa Família ou quaisquer outros programas sociais em que tenha se inscrito e sido aprovado.

O cidadão também tem acesso a outras informações através da ferramenta, tais como bloqueios e desbloqueios realizados, reversões, cancelamentos ou manutenção de benefícios.

Um detalhe importante: algumas funções não estão liberadas para o beneficiário. No SIBEC é possível somente consultar dados e não os alterar. Caso queira realizar modificações ou operações mais complexas, o correto é se dirigir a um posto de atendimento ou a uma agência da Caixa Econômica Federal.